Logo Passei Direto
Buscar
Segundo H. Bee (2003), a autoestima é definida como o valor global que uma criança tem sobre si mesma, que começa a ser desenvolvido por volta dos sete anos. Considerando o texto da rota de aprendizagem, assinale a alternativa correta em relação a autoestima. A A autoestima independe da opinião do outro. B A Autoestima é estável, não varia ao longo da vida. C A autoestima equilibrada é sinônimo de um narcisismo exacerbado e delirante. D O afeto que a criança percebe de sua cuidadora por si dá início à sustentação de seu autovalor. E Quanto maior a diferença entre o que a criança gostaria de ser e aquilo que ela se percebe como sendo, maior será sua autoestima.
User badge image
Alberto Pereira Da Silva Filho

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à autoestima, conforme mencionado no texto de H. Bee (2003): A) A autoestima independe da opinião do outro. - Esta afirmação não é verdadeira, pois a autoestima é influenciada pelas interações sociais e pela percepção que a criança tem do que os outros pensam sobre ela. B) A Autoestima é estável, não varia ao longo da vida. - Esta afirmação também não é correta, pois a autoestima pode variar ao longo da vida, dependendo de experiências e contextos. C) A autoestima equilibrada é sinônimo de um narcisismo exacerbado e delirante. - Esta afirmação é falsa, pois autoestima equilibrada é saudável e não deve ser confundida com narcisismo. D) O afeto que a criança percebe de sua cuidadora por si dá início à sustentação de seu autovalor. - Esta afirmação é verdadeira, pois o afeto e a validação que a criança recebe de seus cuidadores são fundamentais para o desenvolvimento da autoestima. E) Quanto maior a diferença entre o que a criança gostaria de ser e aquilo que ela se percebe como sendo, maior será sua autoestima. - Esta afirmação é incorreta, pois geralmente, quanto maior a diferença, menor será a autoestima. Portanto, a alternativa correta é: D) O afeto que a criança percebe de sua cuidadora por si dá início à sustentação de seu autovalor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao contrário do que se possa fazer crer, pelo senso comum, acerca dos estilos parentais excessivamente rígidos e violentos, pesquisadores sugerem que a educação baseada em cooperação, respeito e responsabilidade parece surtir mais efeitos que o modelo autoritário.
Relacione os três estilos parentais descritos por Baumrind (1989) com suas respectivas definições.
( ) Supremacia de práticas de controle e obediência, pouco espaço para discordância por parte da criança. Caracteriza-se por punições severas, com pouca proximidade afetiva. Esse estilo reflete em filhos mais desconfiados, retraídos e infelizes.
( ) Foco na expressão e na autorregulação. Os pais não são tão exigentes nem orientam muito, mas permitem que os próprios filhos monitorem e regulem suas atitudes e as consequências que seus comportamentos têm no ambiente. Quase não há punição e uma demonstração afetiva grande. Reflete em filhos com receio de exploração e baixo autocontrole.
( ) Há respeito pelas vontades individuais da criança, seus interesses e suas opiniões. Limites e regras são colocados de forma consistente e clara, sem que o afeto e o apoio deixem de estar presentes. Explica-se o motivo pelo qual certa punição ou limite estão sendo aplicados e encorajam a comunicação aberta com os filhos. Optam por tentar entender os motivos da criança diante de um conflito e a negociar um modo que seja viável para ambos. Geram crianças seguras, autoconfiantes e com mais autocontrole.
A 1, 2 e 3.
B 1, 3 e 1.
C 2, 1 e 3.
D 2, 3 e 1.
E 3, 2 e 1.

Mais conteúdos dessa disciplina