Logo Passei Direto
Buscar
Sobre compliance trabalhista, assinale a alternativa que apresenta corretamente suas características:

a. Seu objetivo é garantir o atendimento das normas trabalhistas por meios da correta interpretação da CLT. Sua principal ação é o estudo da legislação do trabalho.
b. Contribui demasiadamente para mitigar conflitos e pode impedir que determinadas situações se transformem em reclamações trabalhistas.
c. Na implantação do compliance trabalhista, os gestores não precisam de treinamentos, pois já compreendem objetivos e necessidades da empresa.
d. A alta administração não deve se envolver nesse assunto. A implantação do compliance deve ocorrer apenas com o envolvimento dos supervisores para não comprometer a confiabilidade dos funcionários no programa.
e. Por meio do compliance trabalhista são criados mecanismos de correção ilícitas. Com essa ferramenta, não é possível trabalhar a prevenção desses problemas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que apresenta corretamente as características do compliance trabalhista: a) Seu objetivo é garantir o atendimento das normas trabalhistas por meio da correta interpretação da CLT. Sua principal ação é o estudo da legislação do trabalho. - Esta alternativa é parcialmente correta, mas não abrange completamente o conceito de compliance trabalhista, que vai além da interpretação da CLT. b) Contribui demasiadamente para mitigar conflitos e pode impedir que determinadas situações se transformem em reclamações trabalhistas. - Esta alternativa está correta, pois um dos objetivos do compliance trabalhista é realmente mitigar conflitos e prevenir reclamações. c) Na implantação do compliance trabalhista, os gestores não precisam de treinamentos, pois já compreendem objetivos e necessidades da empresa. - Esta alternativa é incorreta, pois a capacitação dos gestores é fundamental para a implementação eficaz do compliance. d) A alta administração não deve se envolver nesse assunto. A implantação do compliance deve ocorrer apenas com o envolvimento dos supervisores para não comprometer a confiabilidade dos funcionários no programa. - Esta alternativa é incorreta, pois a alta administração deve estar envolvida para garantir o sucesso do programa de compliance. e) Por meio do compliance trabalhista são criados mecanismos de correção ilícitas. Com essa ferramenta, não é possível trabalhar a prevenção desses problemas. - Esta alternativa é incorreta, pois o compliance trabalhista visa, entre outras coisas, a prevenção de problemas, não apenas a correção. Diante da análise, a alternativa correta é: b) Contribui demasiadamente para mitigar conflitos e pode impedir que determinadas situações se transformem em reclamações trabalhistas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A imparcialidade é requisito indispensável para qualquer método de resolução de conflitos que busque a justiça, sendo fundamental ao mediador e demais partes o não envolvimento, a fim de tomar partido na situação, a comunicação deve ser pacificadora e demonstrar credibilidade. O “Art. 1º, anexo III, da Resolução Nº 125, CNJ traz os princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais […] IV – Imparcialidade – dever de agir com ausência de favoritismo, preferência ou preconceito, assegurando que valores e conceitos pessoais não interfiram no resultado do trabalho, compreendendo a realidade dos envolvidos no conflito e jamais aceitando qualquer espécie de favor ou presente; […]” Diante do exposto, assinale a alternativa correta:

a. O mediador pode apresentar suas opiniões, auxiliando as partes com exemplos de suas experiências ao longo da vida.
b. A pessoa designada para atuar como mediador não tem o dever de revelar, antes da aceitação da função, fatos ou circunstâncias que possam levantar dúvida em relação à sua imparcialidade para mediar o conflito.
c. A pessoa designada para mediar o conflito pode ter um relacionamento, como parente de segundo grau, amigo próximo de uma das partes, pois facilita o processo de mediação.
d. A pessoa designada para atuar como mediador tem o dever de revelar às partes, antes da aceitação da função, qualquer fato ou circunstância que possa suscitar dúvida justificada em relação à sua imparcialidade para mediar o conflito, oportunidade em que poderá ser recusado por qualquer delas.
e. A pessoa designada como mediador tem liberdade para atuar, mesmo que tenha relação com as partes, desde que entenda sobre o tema do conflito, tenha superioridade e seja exímio comunicador.

Mais conteúdos dessa disciplina