Logo Passei Direto
Buscar

A Educação no Brasil é regulamentada pela Lei: A) 9.394 de 1996. B) 10.639 de 1998. C) Decreto Educacional Brasileiro de 2001. D) 5.673 de 1962.

User badge image
Josilene Portilho

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A educação no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que é a Lei 9.394 de 1996. Portanto, a alternativa correta é: A) 9.394 de 1996.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No processo de subjetivação e desenvolvimento psicoemocional é importante a qualidade dos cuidados que os adultos dedicam ao bebê. Muitas são as situações cotidianas em que esses cuidados são necessários.
O momento das refeições, do banho e higienização e de troca de roupas, no caso de crianças de curta idade, deve ser considerado:
A) Como uma situação de aprendizagem para a criança, sem lugar para o divertimento e o prazer.
B) Como um tempo onde é possível desenvolver experiências lúdicas.
C) Exclusivamente como um momento de cuidados físicos.
D) Uma situação onde a criança aprende hábitos e não há possibilidade de brincar.

A brinquedoteca tornou-se um espaço muito importante para a educação. A brinquedoteca faz parte da formação de professores e é utilizada como estratégia de aprendizagem. Também está presente em hospitais e clínicas que atendem crianças em regime de internação.
Para Cunha (1998), brinquedoteca é:
A) Um espaço destinado a estimular a atividade lúdica.
B) Um espaço onde as crianças brincam supervisionadas por um adulto.
C) Um lugar para fabricar brinquedos e armazená-los.
D) Um lugar onde guardar brinquedos.

Neurologistas e psicólogos que estudam o desenvolvimento do ser humano reconhecem que o brincar tem um papel de destaque no que se refere ao desenvolvimento. Este consenso inclui a ideia de que o brincar é uma atividade que está presente:
A) Somente na infância e na adolescência.
B) Em todas as etapas da vida.
C) Exclusivamente durante os primeiros meses de vida.
D) Exclusivamente na infância.

“Rita resolve sozinha, com sucesso, problemas que envolvem a adição; mas só é capaz de resolver problemas que implicam a subtração com a ajuda do professor.” Essa é uma situação corriqueira nas classes escolares do pré-escolar ou do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Assinale a alternativa que explica o exemplo e identifica a perspectiva teórica correspondente:
A) Rita resolve problemas de adição sem erros porque foi reforçada positivamente e não consegue resolver os problemas de subtração porque está sendo punida pelo professor. A punição não funciona como processo de aprendizagem, conforme a perspectiva Behaviorista.
B) Rita resolve problemas de adição com sucesso de modo independente porque foi exposta a modelos representativos competentes em adição; não consegue realizar subtração porque seus modelos são inadequados e pouco representativos para ensinar subtração, o que impede a aprendizagem por observação e imitação, afirma a abordagem da Aprendizagem Social.
C) Rita ainda precisa do auxílio do professor para resolver problemas de subtração porque esta aprendizagem ainda é potencial. Rita encontra-se na Zona de Desenvolvimento Proximal, intervalo entre o que ela pode fazer sozinha e o que pode fazer com o auxílio de um mediador, segundo a perspectiva sociocultural de Lev Vygotsky.
D) Rita não consegue resolver problemas de subtração porque as dimensões cognitivas e afetivas do seu desenvolvimento estão em conflito, devido a sua idade. Os processos afetivos são evidenciados em função da interação social requerida pelo início da escolarização, segundo a proposta teórica de Henri Wallon.

O jogo ocupa um lugar muito importante, já que permite à criança ir se adaptando ao meio social, estruturando a realidade e desenvolvendo sua função simbólica, ao reproduzir, através do jogo, coisas que sabe ou conhece. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Jogos de construção.
II- Atividade espontânea.
III- Experiência direta.
IV- Experiência em grupo.
A) II - I - III - IV.
B) IV - I - II - III.
C) II - IV - III - II.
D) II - III - II - IV.

O jogo simbólico é uma forma de representação, representa a realidade. A contestação é que na imitação a ação da criança é recordar algo e representar da mesma forma, e no jogo simbólico a ação vai muito além. De acordo com o jogo simbólico, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Ele fornece à criança estímulos para relacionar os objetos que a rodeiam.
II- A criança recorda, inventa, imagina, transforma e se expressa.
III- A criança se apoia no real, usa a imitação e chega à representação criativa.
A) Somente a sentença III está correta.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.

Na teoria de aprendizagem construtivista defende-se a ideia de aprendizagem como processo ativo, onde os conhecimentos passados mais os conhecimentos atuais formam um novo conhecimento. De acordo com a teoria de aprendizagem construtivista, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I - A base de desenvolvimento infantil (os períodos) está nas teorias de Piaget.
II - Aprender é estabelecer relação entre as várias partes de um todo.
III - Esta teoria permite o processo de descobertas espontâneas.
IV- O aprendizado é uma simples aquisição de um novo conhecimento.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

A natureza infantil é caracterizada pelo desejo de liberdade, de espaço, de imaginação e fantasia. Piaget (2000) ressalta a importância de se criar um espaço maior para a fantasia e para o jogo imaginário, e onde a criatividade é a principal característica para o desenvolvimento psicológico da criança.
Então, por meio da curiosidade, podemos afirmar que a criança:
A) É capaz de perceber que determinadas situações só poderão ser aprendidas no futuro.
B) Se apropria de conhecimentos que possibilitarão sua atuação sobre o meio em que está inserida.
C) É capaz de reaprender a respeitar os outros colegas.
D) No ato de brincar, poderá prever os seus papéis e os valores futuros.

Mais conteúdos dessa disciplina