Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos resultados do estudo apresentados no enunciado, analise as afirmativas a seguir. I. A cabeça medial do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino nas condições: amplitude articular total de tornozelo e amplitude articular final de tornozelo. II. A cabeça lateral do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino somente na condição de amplitude articular final de tornozelo. III. A cabeça lateral do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino nas três condições do experimento. IV. As duas cabeças (medial e lateral) do gastrocnêmio apresentaram maior ganho de massa muscular do pré para o pós-treino na condição de amplitude articular inicial de tornozelo. É correto o que se afirma em:

A) I, II, III e IV.
B) I, II, III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) III e IV, apenas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada afirmativa: I. A cabeça medial do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino nas condições: amplitude articular total de tornozelo e amplitude articular final de tornozelo. (Não podemos confirmar a veracidade sem os dados do estudo, mas vamos considerar que é uma afirmação válida para análise.) II. A cabeça lateral do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino somente na condição de amplitude articular final de tornozelo. (Novamente, sem os dados do estudo, não podemos confirmar, mas vamos considerar para análise.) III. A cabeça lateral do gastrocnêmio mostrou ganho de massa muscular do pré para o pós-treino nas três condições do experimento. (Se isso for verdade, contradiz a afirmativa II, que diz que houve ganho apenas em uma condição.) IV. As duas cabeças (medial e lateral) do gastrocnêmio apresentaram maior ganho de massa muscular do pré para o pós-treino na condição de amplitude articular inicial de tornozelo. (Sem dados, não podemos confirmar, mas é uma afirmação que pode ser verdadeira.) Agora, analisando as alternativas: - A) I, II, III e IV. (Não pode ser correta, pois III contradiz II.) - B) I, II, III, apenas. (Não pode ser correta, pois III contradiz II.) - C) I e II, apenas. (Pode ser correta, mas não sabemos se I é verdadeira.) - D) II e III, apenas. (Não pode ser correta, pois III contradiz II.) - E) III e IV, apenas. (Não pode ser correta, pois III contradiz II.) Dado que não temos informações suficientes para confirmar a veracidade de cada afirmativa, mas sabemos que algumas se contradizem, a alternativa mais segura, considerando que I e II podem ser verdadeiras, é a C) I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1: Quando se compara os valores do primeiro pico de força da componente vertical da Força de Reação do Solo, entre os diferentes tipos de saltos e a corrida, é possível verificar grande variação na magnitude de forças aplicadas ao corpo. A partir disso, analise os dados da tabela a seguir. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir. I. Ao evidenciar os valores da tabela, é possível concluir que a velocidade do movimento influencia na magnitude de Fy1, quanto maior é a aceleração para execução ou para preparação do movimento, menor será o valor de Fy1. II. O conhecimento sobre a variação da magnitude das forças recebidas pelo corpo em cada movimento pode auxiliar no controle da sobrecarga do treino. Ao usar no mesmo treino, movimento de corrida rápida com saltos, que obrigam o sujeito a aumentar ao máximo a amplitude da passada entre uma sequência de 4 saltos, soma-se forças próximas as registradas para corrida rápida e para o salto triplo na mesma sessão de treino, sendo possível definir esse como um treino intenso para o corpo. III. Cada vez que o sujeito toca o pé no solo, independentemente de executar um salto ou um passo da corrida, ele receberá a magnitude de força típica do movimento. Portanto, o controle do volume de forças aplicados ao corpo no movimento, depende do número de vezes que o sujeito coloca o pé no solo. É correto o que se afirma em:

A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) III, apenas.
E) II e III, apenas.

Questão 2: A figura a seguir ilustra o movimento de extensão de quadril realizado em academias para o fortalecimento da musculatura posterior do quadril e da coxa. A representação dos torques no exercício está na figura da seguinte forma: o triângulo indica o eixo articular principal do movimento; o torque potente está representado pelo vetor (P) e pela distância ou braço de alavanca potente (BAP); o torque resistente está representado pelo vetor (R) e pela distância ou braço de alavanca resistente (BAR). Fonte: Uchida et al. (2013, pag. 253). Sobre a aplicação do conceito de torque neste movimento, é possível afirmar que: I. O BAR pode ser aumentado no exercício, se a pessoa indicada na figura flexionar os ombros e estender os cotovelos, posicionando as mãos acima da cabeça. Nessa condição, o exercício ficará menos intenso. II. O vetor P está posicionado na inserção do músculo glúteo máximo, que atuará como agonista do exercício por ser extensor de quadril. III. Os músculos posteriores do tronco são estabilizadores do exercício e ficarão mais acionados no movimento com o aumento da intensidade do vetor R e/ou o aumento do BAR. IV. A intensidade do vetor R pode ser manipulada ao aumentar ou reduzir o peso da anilha que a pessoa ilustrada na figura está segurando. Com o aumento da intensidade do peso da anilha, o exercício ficará mais intenso; caso contrário, o exercício ficará menos intenso. É correto o que se afirma em:

A) I, II, III e IV.
B) II, III e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) III e IV, apenas.

Questão 3: A figura a seguir ilustra o movimento de abdução de quadril na polia realizado em academias para o fortalecimento da musculatura lateral do quadril. A representação dos torques no exercício está na figura da seguinte forma: o triângulo indica o eixo articular principal do movimento; o torque potente está representado pelo vetor (P) e pela distância ou braço de alavanca potente (BAP); o torque resistente está representado pelo vetor (R) e pela distância ou braço de alavanca resistente (BAR). É importante observar também que, a representação do torque está posicionada na perna de apoio do exercício e não na perna de trabalho. Fonte: Uchida et al. (2013, pag.237). Sobre a aplicação do conceito de torque nessa condição do movimento, é possível afirmar que:

A) O tipo de alavanca representada na figura é a interfixa, que por definição possui o eixo articular entre o BAR e o BAP, indicando a importância dos músculos glúteos mínimo e médio para estabilizar o quadril, ao aumentar a intensidade de ativação para vencer o BAR, que é maior do que o BAP no exercício.
B) O tipo de alavanca representada na figura é a interpotente, que por definição possui o BAP mais próximo do eixo articular do que o BAR, indicando a importância dos músculos glúteo mínimo e médio para estabilizar o quadril, ao aumentar a intensidade de ativação para vencer o BAR, que é maior do que o BAP no exercício.
C) O tipo de alavanca representada na figura é a inter-resistente, que por definição possui o eixo articular entre o BAR e o BAP, indicando a importância dos músculos glúteos mínimo e médio para estabilizar o quadril, ao aumentar a intensidade de ativação para vencer o BAR, que é maior do que o BAP no exercício.
D) O tipo de alavanca representada na figura é a interpotente, que por definição possui o eixo articular entre o BAR e o BAP, indicando a importância dos músculos glúteos mínimo e médio para estabilizar o quadril, ao aumentar a intensidade de ativação para vencer o BAR, que é maior do que o BAP no exercício.
E) Independentemente do tipo de alavanca verificada na perna de apoio, a que sempre deve ser analisada no movimento é a alavanca da perna principal, ou de trabalho, já que as alavancas presentes nas articulações que não se movimentam no exercício não apresentam relevância para análise.

Mais conteúdos dessa disciplina