Logo Passei Direto
Buscar
Com base nos nossos estudos, qual o filósofo que, mesmo apresentando severas críticas às formas representativas da democracia, foi capaz de trazer grandes avanços à este sistema e acabou por colaborar com a sua evolução:

a) Platão;
b) William Shakespeare;
c) Karl Mark;
d) Émile Durkheim;
e) Jean-Jaques Rousseau
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas: a) Platão - Ele criticou a democracia representativa em sua obra "A República", defendendo uma forma de governo mais elitista, mas não trouxe avanços significativos para a democracia. b) William Shakespeare - Embora tenha abordado temas políticos em suas obras, não é um filósofo que tenha contribuído diretamente para a evolução da democracia. c) Karl Marx - Ele criticou as estruturas sociais e políticas, mas sua abordagem não se focou na evolução da democracia representativa. d) Émile Durkheim - Focado em sociologia, suas contribuições não estão diretamente ligadas à crítica ou evolução da democracia. e) Jean-Jacques Rousseau - Ele criticou a democracia representativa, mas também trouxe importantes contribuições para a ideia de democracia direta e a vontade geral, influenciando a evolução do pensamento democrático. Diante dessa análise, a alternativa correta é: e) Jean-Jacques Rousseau.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as alternativas abaixo e relacione cada uma delas com uma das teorias da origem do Estado: I.Esta teoria está justificada, segundo os seus defensores, na análise da origem da sociedade egípcia, dos Incas, Astecas, Mongóis e diversas outras sociedades que surgiram através da imposição da força de seus líderes sobre os mais fracos e se refletiu claramente na violência e na escravidão contra os oprimidos. II.Para os defensores desta corrente o Estado teria surgido a partir de uma convenção ou acordo entre os indivíduos de uma sociedade que iriam abrir mão de suas liberdades individuais para se submeter ao poder de um Estado. III.Nesta corrente se tem a ideia de fusão entre o momento do surgimento da humanidade e a criação do Estado. Tal teoria estaria baseada na ideia de que o desenvolvimento dos núcleos familiares teria dado início também ao instituto do Estado. IV.Para esta teoria se considera diversa a origem de Estado e de Poder, não tendo estes surgido ao mesmo tempo, de forma que, haveria o poder antes mesmo de haver Estado, no entanto, o surgimento deste se daria de forma natural como um resultado da própria evolução da sociedade. De acordo com as afirmativas, podemos concluir que as teorias citadas são, respectivamente:

a) Histórica, racional, primitiva e conceitual;
b) Violenta, Darwinista, socialista e primitiva;
c) Positivista, contratualista, primitiva e conservadora;
d) Violenta, contratualista, familial e natural;
e) Opositora, capitalista, construtivista e contratualista.

Mais conteúdos dessa disciplina