Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta sobre o inquérito policial. a. O ofendido não poderá requerer diligências no inquérito. b. O inquérito pode ser iniciado, mesmo sem a representação do ofendido, nos casos de ação penal pública condicionada à representação. c. A autoridade policial mandará arquivar os autos do inquérito assim que concluído. d. Depois de arquivado o inquérito, a autoridade policial não poderá proceder a novas pesquisas, mesmo se tiver notícia de outras provas. e. Concluído o inquérito, o Ministério Público só poderá devolvê-lo à autoridade policial em caso de novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.
User badge image
Ronaldo Ronaldinho

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o inquérito policial: a) O ofendido não poderá requerer diligências no inquérito. - Esta afirmação está incorreta, pois o ofendido pode sim requerer diligências durante o inquérito. b) O inquérito pode ser iniciado, mesmo sem a representação do ofendido, nos casos de ação penal pública condicionada à representação. - Esta afirmação está incorreta, pois a ação penal pública condicionada à representação só pode ser iniciada com a representação do ofendido. c) A autoridade policial mandará arquivar os autos do inquérito assim que concluído. - Esta afirmação é incorreta, pois o inquérito não é arquivado automaticamente; ele deve ser enviado ao Ministério Público. d) Depois de arquivado o inquérito, a autoridade policial não poderá proceder a novas pesquisas, mesmo se tiver notícia de outras provas. - Esta afirmação é incorreta, pois a autoridade policial pode reabrir o inquérito se surgirem novas provas. e) Concluído o inquérito, o Ministério Público só poderá devolvê-lo à autoridade policial em caso de novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia. - Esta afirmação está correta, pois o Ministério Público pode devolver o inquérito para a realização de diligências que sejam necessárias. Portanto, a alternativa correta é: e) Concluído o inquérito, o Ministério Público só poderá devolvê-lo à autoridade policial em caso de novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao chegar a um 'local de fato', ainda não sabendo que se trata de um local de crime, de acordo com o Art. 6º do CPP,
a primeira providência da Autoridade Policial deve ser a de
A) apreender objetos que tiverem relação com o fato, evitando a perda de objetos potencialmente importantes.
B) ouvir o indiciado, a fim de decidir sobre a necessidade de sua detenção imediata.
C) prender o suspeito, a fim de evitar sua fuga.
D) preservar o local.
E) ouvir o ofendido, para que se defina a área a ser isolada.

Considerando as características do inquérito policial, é correto afirmar que o texto anterior discorre sobre:
a. O procedimento escrito do inquérito policial.
b. A indisponibilidade do inquérito policial.
c. A oficiosidade do inquérito policial.
d. A oficialidade do inquérito policial.
e. A dispensabilidade do inquérito policial.

De acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
a. O Ministério Público não poderá requerer a devolução do inquérito à autoridade policial, senão para novas diligências, imprescindíveis ao oferecimento da denúncia.
b. Após a realização das diligências cabíveis, caso a autoridade policial entenda não ter havido infração penal, ela deverá determinar o arquivamento dos autos de inquérito.
c. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem à instrução processual, deverão ficar sob a guarda de depositário fiel, que deverá apresentá-los à autoridade competente toda vez que forem requisitados.
d. Para verificar o modo e as circunstâncias em que ocorreu a prática da infração penal, é dever da autoridade policial proceder à reprodução simulada dos fatos.
e. Tendo conhecimento do cometimento de um crime, a autoridade policial deverá instaurar, imediatamente, o inquérito policial, que terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.

O rol do Art. 6º do Código de Processo Penal (diligências que poderão ser realizadas pela autoridade policial) não é taxativo, havendo outras diligências que poderão ser tomadas pela autoridade policial, independentemente de autorização judicial, como:
a) reprodução simulada dos fatos;
b) produção antecipada de prova;
c) infiltração de agentes policiais;
d) afastamento do sigilo financeiro;
e) busca e apreensão.

Considerando as hipóteses de requerimento do ofendido para a abertura de inquérito policial em crimes de ação pública, é correto afirmar:
a. Na dicção expressa do art. 5º, §2º, do CPP, do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito, caberá recurso para o delegado regional; caso tal recurso seja indeferido, caberá novo recurso para o chefe de Polícia.
b. No caso de morte do ofendido, têm qualidade para representá-lo para o fim de requerer a abertura de inquérito policial seu cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.
c. Nos crimes em que a ação pública depender de representação, o inquérito poderá ser iniciado sem ela.
d. O requerimento do ofendido para a abertura de inquérito policial em crimes de ação pública deverá conter, sob pena de indeferimento, a narração do fato, com todas as circunstâncias, bem como a individualização do indiciado ou seus sinais característicos e as razões de convicção ou de presunção de ser ele o autor da infração, ou os motivos de impossibilidade de o fazer, além da nomeação das testemunhas, com indicação de sua profissão e residência.
e. Arquivamento de inquérito policial é medida excepcional, admitida somente quando dos autos emergirem, de plano, a atipicidade da conduta, a existência de causa de extinção da punibilidade e a ausência de indícios de autoria sobre a materialidade do delito, sendo necessário exame aprofundado e exauriente das provas.

A Lei n. 13.245/2016 alterou o art. 7º, da Lei 8.906/94 (Estatuto da OAB), que garante ao advogado do investigado o direito de assistir a seus clientes durante a apuração de infrações penais. Com efeito, Anderson, advogado de José, impugnou a oitiva de duas testemunhas em fase de inquérito policial, alegando que não recebeu notificação informando dia e hora da oitiva das referidas testemunhas em sede policial.
Diante da temática apresentada, assinale a seguir a alternativa correta:
a. O sigilo do inquérito policial impede que o advogado tenha acesso aos atos já documentados em inquérito policial.
b. A referida lei impôs o dever à autoridade policial de intimar previamente o advogado constituído para os atos de investigação, em homenagem ao contraditório e à ampla defesa.
c. A referida lei instituiu a obrigatoriedade do inquérito policial ainda que já haja provas devidamente constituídas.
d. A referida lei não impôs um dever à autoridade policial de intimar previamente o advogado constituído para os atos de investigação.
e. A inquisitorialidade do procedimento investigatório policial é o que impede que o advogado tenha acesso aos atos já documentados em inquérito policial.

Mais conteúdos dessa disciplina