Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a revisão criminal, assinale a alternativa correta:

A competência para julgamento da revisão criminal ajuizada em desfavor de sentença proferida pelo Juizado Especial é do Tribunal de Justiça.
No pedido de revisão criminal, o requerente não poderá formular pedido de indenização pelos prejuízos sofridos.
Da decisão do relator que indefere liminarmente o pedido de revisão criminal por tê-lo como insuficientemente instruído, cabe recurso inominado ao órgão competente para julgar a revisão.
Quando o Supremo Tribunal Federal dá provimento, em desfavor do réu, a recurso extraordinário interposto pelo Ministério Público, a competência para processar a revisão criminal que questionar o julgamento da matéria constitucional ainda será do Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal.
Em nenhuma hipótese será admitida a reiteração de pedido de revisão criminal.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A alternativa correta sobre a revisão criminal é: A competência para julgamento da revisão criminal ajuizada em desfavor de sentença proferida pelo Juizado Especial é do Tribunal de Justiça. As demais afirmações contêm incorreções em relação à legislação e à jurisprudência sobre o tema.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No caso da mutatio libelli, em quantos dias o Ministério Público deverá aditar a denúncia?


10 dias.
15 dias.
5 dias.
7 dias.

Após obter vista da decretação da prisão preventiva de Domingos, o DP encarregado de sua defesa decidiu adotar medida judicial contra a decisão. A impugnação restou negada, por maioria, pelo órgão jurisdicional competente. Objetivando reformar o acórdão, foi apresentado outro meio de impugnação, o qual, igualmente, restou denegado.

Com base na situação hipotética acima apresentada, é correto afirmar, no que se refere aos recursos em geral e aos meios autônomos de impugnação, que, contra a decisão que decretou a prisão preventiva de Domingos, caberia:

Alternativas:

  • a impetração de habeas corpus; do acórdão não unânime denegatório do habeas corpus, poderia ser interposto recurso ordinário constitucional para o STJ; do julgamento pelo tribunal superior, poderia ser interposto recurso extraordinário para o STF.
  • a interposição de recurso em sentido estrito; contra o acórdão não unânime, deveriam ser interpostos embargos infringentes ou de nulidade e, em seguida, recurso ordinário constitucional para o STJ; do julgamento pelo tribunal superior, poderia ser interposto recurso ordinário constitucional ao STF.
  • a impetração de habeas corpus no tribunal; contra o acórdão não unânime denegatório da ordem, seria cabível habeas corpus substitutivo de recurso ordinário constitucional cuja admissibilidade, nesses casos, é pacífica nos tribunais superiores.
  • a impetração de habeas corpus no tribunal; contra o acórdão não unânime denegatório do habeas corpus, caberia a interposição de embargos infringentes ou de nulidade; do julgamento dos embargos, seria cabível a interposição de recurso ordinário constitucional ao STJ; contra o julgamento pelo tribunal superior, poderia ser interposto recurso extraordinário ao STF.
  • a interposição de recurso em sentido estrito, a ser apreciado pelo tribunal; contra o acórdão, caberia a interposição de embargos infringentes ou de nulidade e, improvidos os embargos, seria cabível a interposição de recursos especial e extraordinário, caso envolvida, respectivamente, matéria federal ou constitucional.


Mais conteúdos dessa disciplina