Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Oposta ao inatismo, o ambientalismo defende que o comportamento é resultado exclusivo da experiência que o indivíduo vivencia, independentemente da sua genética. Essa concepção foi baseada no empirismo. A esse respeito, avalie as afirmacoes a seguir. I. O fundador do empirismo foi o filósofo inglês John Locke. II. Para o ambientalismo, os sujeitos vão se desenvolver de acordo com o meio em que estão inseridos e as experiências que viverão nele, isso lhes concede uma capacidade de plasticidade muito grande. III. Diferentemente da teoria inatista, a ambientalista concede destaque ao professor. IV. o principal questionamento do ambientalismo é a passividade do sujeito, ele será determinado pelo ambiente. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e II.
II e IV
III e IV
Todas as alternativas estão corretas
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O fundador do empirismo foi o filósofo inglês John Locke. Verdadeiro, John Locke é amplamente reconhecido como um dos principais filósofos do empirismo. II. Para o ambientalismo, os sujeitos vão se desenvolver de acordo com o meio em que estão inseridos e as experiências que viverão nele, isso lhes concede uma capacidade de plasticidade muito grande. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o ambientalismo enfatiza a influência do ambiente e das experiências no desenvolvimento do indivíduo. III. Diferentemente da teoria inatista, a ambientalista concede destaque ao professor. Verdadeiro, a abordagem ambientalista geralmente valoriza o papel do professor e da educação no desenvolvimento do aluno, em contraste com a visão inatista que foca mais nas predisposições genéticas. IV. O principal questionamento do ambientalismo é a passividade do sujeito, ele será determinado pelo ambiente. Falso, embora o ambientalismo reconheça a influência do ambiente, não necessariamente considera o sujeito como passivo; há uma ênfase na interação entre o indivíduo e o ambiente. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Inato é aquilo que nasce com o sujeito, independentemente da sua experiência e do contexto em que está inserido.
Assim sendo, a corrente epistemológica do inatismo defende que a pessoa vai se desenvolver exclusivamente de acordo com os aspectos biológicos herdados, independentemente do meio em que está inserida. Considerando a afirmação acima é correto o que se afirma em:
Um dos grandes nomes a defender as ideias do inatismo foi Francis Galton (1822-1911), para ele, a inteligência era adquirida durante o processo de escolarização.
O inatismo foi influenciado por ideias das teorias psicológicas comportamental, psicanalítica e organizacional.
Para o inatismo, a aprendizagem vai ocorrer de acordo com o desenvolvimento de cada sujeito, que será determinado unicamente pela interação social.
Os acontecimentos que ocorrem após o nascimento têm pouca importância para a definição da personalidade, dos valores, das condutas e da aprendizagem do sujeito.
Para o inatismo, a aprendizagem vai ocorrer de acordo com o desenvolvimento de cada sujeito, que será determinado por sua herança comportamental.

(Vunesp/Adaptada) Com relação às principais características da concepção inatista do desenvolvimento humano é correto afirmar que:
o ambiente interfere no processo de desenvolvimento espontâneo do ser humano.
parte do pressuposto de que os acontecimentos que ocorrem após o nascimento não são essenciais, fundamentais ou importantes para o desenvolvimento do ser humano.
As qualidades e capacidades básicas já se encontram basicamente prontas e em sua forma final no nascimento, depois há pouca diferenciação qualitativa e quase nenhuma transformação ao longo da vida.
o papel do ambiente é amplo e essencial, pois determina as capacidades adaptativas e permite a sobrevivência dos seres humanos.
o desenvolvimento cognitivo é resultado da interação dos aspectos hereditários com o ambiente.
desvaloriza os fatores endógenos, ou seja, de origem interna do ser humano. Assim, nada pode ser feito externamente para estimular o processo de aprendizagem.

(CONTEMAX/Adaptada) Em decorrência de você estar atrasado para chegar ao trabalho em uma manhã, você dirige acima do limite de velocidade estabelecido. Como resultado, você é parado por um policial e recebe uma multa. Na referida situação, o que ocorreu segundo os comportamentalistas? (Bock, Furtado & Teixeira, 2000)
Esquiva.
Fuga.
Generalização de estímulo.
Punição.
Discriminação de estímulo.

(FEPESE/ Adaptada) A respeito do Behaviorismo, é correto afirmar:
1) É uma corrente da Psicologia criada por Sigmund Freud.
2) O termo “behavior”, traduzido como “comportamento” para o português, permite identificar essa corrente teórica também como Comportamentalismo.
3) Para essa abordagem, o comportamento é o seu objeto de estudo.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
Está correta apenas a afirmativa 3.
São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

O desenvolvimento humano se dá como um processo de apropriação da experiência histórico-social pelo homem e essa visão é resultado da evolução de várias teorias, entre elas a teoria inatista que considera importante somente os fatores genéticos e biológicos, ou seja, aquilo que é hereditário, inato.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta a seguir:
No inatismo os acontecimentos que ocorrem após o nascimento são de extrema importância para a definição da personalidade.
A corrente epistemológica do inatismo defende que a pessoa vai se desenvolver a partir da observação dos comportamentos de outras pessoas.
A corrente epistemológica do inatismo defende que a pessoa vai se desenvolver exclusivamente de acordo com os aspectos biológicos herdados, independentemente do meio em que está inserida.
O inatismo foi influenciado por ideias psicanalíticas.
A corrente epistemológica do inatismo defende que a pessoa vai se desenvolver exclusivamente a partir da interação do sujeito com o meio.

(VUNESP- Pedagogo) Sobre as características da concepção ambientalista do desenvolvimento humano, assinale a alternativa correta.
A experiência sensorial é fonte de conhecimento, pois o desenvolvimento humano está relacionado com as capacidades inatas.
A maturação biológica é tão importante quanto o papel do ambiente no desenvolvimento do ser humano e de suas capacidades.
A concepção ambientalista defende que o desenvolvimento humano está relacionado com o ambiente em consonância com os fatores inatos.
A aprendizagem é considerada exclusivamente como resultado dos fatores biológicos que modificam o comportamento humano.
O ser humano é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.

O desenvolvimento humano se dá como um processo de apropriação da experiência histórico-social pelo/a homem/mulher e essa visão é resultado da evolução de várias teorias, entre elas, a teoria inatista que considera importante somente os fatores genéticos e biológicos, ou seja, aquilo que é hereditário, inato.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta a seguir:
Para os inatistas, cada ser humano já traz consigo características básicas, definidas desde o nascimento.
Para os inatistas, as pessoas desenvolvem suas características básicas de acordo com o ensino na sala de aula.
Para os inatistas, as características inatas ao ser humanos não podem ser desenvolvidas fora da escola.
Para os inatistas, as características básicas do ser humano são resultado da interação entre ambiente e fatores hereditários.
Para os inatistas, as características básicas não fazem parte do ser humano.

Mais conteúdos dessa disciplina