Logo Passei Direto
Buscar
Onde e de que modo ocorrem os processos educativos formais, informais e não formais? Assinale a alternativa correta.
a) A educação formal ocorre em qualquer instituição social que se proponha a proceder processos educativos, tanto escolas quanto centros assistenciais, associações de bairro etc.; a educação informal e a não formal acontecem de modo regrado, por meio de cursos de curta duração e oficinas oferecidas por instituições culturais, como museus e centros culturais, seguindo currículos adequados.
b) A educação formal ocorre na escola, com regras e conteúdo previamente definidos; a educação informal acontece em espaços coletivos, como centros culturais, museus etc., por meio de compartilhamento de experiências e ações coletivas; já a educação não formal ocorre de outro modo na família, na comunidade e nas mídias, por meio de processos contínuos e não organizados.
c) A educação formal é desenvolvida em instituições escolares e gira em torno da aprendizagem formal e da obtenção de títulos; os resultados da educação informal são percebidos no contexto do senso comum; já os da educação não formal são como parte de vários processos, como no exemplo do modelo freiriano dos 'círculos de cultura'.
d) A educação formal ocorre na escola, com regras e conteúdo previamente definidos; a educação informal acontece de outro modo na família, na comunidade e nas mídias, por meio de processos contínuos e não organizados; já a educação não formal ocorre em espaços coletivos, como centros culturais, museus etc., por meio de compartilhamento de experiências e ações coletivas.
e) A educação formal ocorre na escola e o seu principal objetivo é preparar cidadãos ativos na sociedade; a educação informal acontece em espaços coletivos e seu objetivo é a socialização dos indivíduos para a formação de hábitos e atitudes adequadas; já a educação não formal ocorre na família, na comunidade e em outros grupos próximos e objetiva proporcionar conhecimentos sobre o mundo e sobre si próprio.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os processos educativos formais, informais e não formais: a) A educação formal ocorre em qualquer instituição social que se proponha a proceder processos educativos, tanto escolas quanto centros assistenciais, associações de bairro etc.; a educação informal e a não formal acontecem de modo regrado, por meio de cursos de curta duração e oficinas oferecidas por instituições culturais, como museus e centros culturais, seguindo currículos adequados. - Esta definição confunde os tipos de educação. b) A educação formal ocorre na escola, com regras e conteúdo previamente definidos; a educação informal acontece em espaços coletivos, como centros culturais, museus etc., por meio de compartilhamento de experiências e ações coletivas; já a educação não formal ocorre de outro modo na família, na comunidade e nas mídias, por meio de processos contínuos e não organizados. - Esta alternativa apresenta uma definição clara e correta dos três tipos de educação. c) A educação formal é desenvolvida em instituições escolares e gira em torno da aprendizagem formal e da obtenção de títulos; os resultados da educação informal são percebidos no contexto do senso comum; já os da educação não formal são como parte de vários processos, como no exemplo do modelo freiriano dos 'círculos de cultura'. - Embora tenha elementos corretos, não define claramente os espaços e modos de cada tipo. d) A educação formal ocorre na escola, com regras e conteúdo previamente definidos; a educação informal acontece de outro modo na família, na comunidade e nas mídias, por meio de processos contínuos e não organizados; já a educação não formal ocorre em espaços coletivos, como centros culturais, museus etc., por meio de compartilhamento de experiências e ações coletivas. - Esta alternativa inverte a definição da educação não formal e informal. e) A educação formal ocorre na escola e o seu principal objetivo é preparar cidadãos ativos na sociedade; a educação informal acontece em espaços coletivos e seu objetivo é a socialização dos indivíduos para a formação de hábitos e atitudes adequadas; já a educação não formal ocorre na família, na comunidade e em outros grupos próximos e objetiva proporcionar conhecimentos sobre o mundo e sobre si próprio. - Embora tenha algumas informações corretas, não define claramente os espaços e modos de cada tipo. A alternativa que melhor descreve os processos educativos formais, informais e não formais de maneira correta é: b) A educação formal ocorre na escola, com regras e conteúdo previamente definidos; a educação informal acontece em espaços coletivos, como centros culturais, museus etc., por meio de compartilhamento de experiências e ações coletivas; já a educação não formal ocorre de outro modo na família, na comunidade e nas mídias, por meio de processos contínuos e não organizados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Berger e Luckmann, a socialização primária é:
a ) desenvolvida na adolescência, principalmente por meio de instâncias de socialização como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem condicional ou aprendizagem por imitação.
b ) desenvolvida na fase adulta, por meio de outras instâncias da sociedade, nas quais apreendem a incorporar novas práticas sociais mais complexas e a desempenhar novos papéis.
c ) desenvolvida na infância, principalmente por meio de instâncias de socialização, como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
d ) desenvolvida na fase adulta, principalmente por meio de instâncias de socialização como a família e a escola, caracterizando-se por uma aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
e ) desenvolvida na fase adulta, tornando o indivíduo um membro da sociedade. É também a que ocorre na infância, constituída de uma série de processos contínuos de interiorização de papéis sociais, normas e representações sociais, o que possibilita atuar em cenários inéditos.

As ciências naturais, como a física, a química, a biologia, a geologia, entre outras, ocupam-se do estudo da natureza e de seus fenômenos. Já a antropologia - uma das ciências humanas - tem como objeto:
a ) os aspectos psicológicos.
b ) a cultura.
c ) as relações sociais e políticas.
d ) a sociedade.
e ) o sistema econômico.

Sob a perspectiva das origens e do desenvolvimento da Antropologia Educacional e de seus diferentes paradigmas ao longo do tempo, relacione cada vertente teórica (Coluna I) às suas respectivas características (Coluna II).
( ) Busca de respostas para os problemas de aprendizagem e de linguagem, com base em estudos individuais e apoiada em proposições teóricas abstratas e genéricas sobre o universo educacional.
( ) Foco em uma pedagogia crítica, fundamentada em paradigmas mais recentes das ciências humanas e sociais, como as abordagens culturais e históricas das diferenças entre os grupos humanos.
( ) Investigação do estudante enquanto ser humano universal e ser histórico, inserido em um contexto cultural e social, sob uma perspectiva crítica e reflexiva sobre a complexidade da realidade educacional e de fenômenos próprios da contemporaneidade.
( ) Análise dos fenômenos individuais da vida humana para compreender os seres humanos em sua totalidade e em suas especificidades.
a ) 3 - 4 - 2 - 1
b ) 4 - 3 - 2 - 1
c ) 1 - 2 - 3 - 4
d ) 2 - 3 - 4 - 1
e ) 1 - 3 - 4 - 2

Assinale a alternativa que trata das principais diferenças entre a antropologia social e a antropologia cultural. A ) A antropologia social pesquisa sistemas simbólicos, religião e comportamentos, relacionados às diversas culturas, incluindo as das sociedades complexas. Já a antropologia cultural estuda as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais. B ) Tanto a antropologia social quanto a antropologia cultural estudam exclusivamente as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais de populações que viveram no passado remoto e já não existem mais, logo só podem ser estudadas por meio de vestígios materiais, como objetos, estruturas arquitetônicas etc. C ) A antropologia social investiga os vestígios materiais que revelam as condições de existência dos grupos humanos, do passado remoto, já desaparecidos, ou recentes, como objetos, estruturas arquitetônicas e pinturas. Já a antropologia cultural estuda sistemas simbólicos, religião e comportamentos, relacionados às diversas culturas. D ) A antropologia social pesquisa, sobretudo, as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais. Já a antropologia cultural se dedica ao estudo dos aspectos biológicos e genéticos do ser humano, como miscigenação e biotipologia. E ) A antropologia social pesquisa, sobretudo, as organizações e relações sociais e políticas, os sistemas de parentesco e as instituições sociais. Já a antropologia cultural estuda os sistemas simbólicos, a religião e os comportamentos, relacionados às diversas culturas, incluindo as das sociedades complexas.

Leia as seguintes proposições sobre as teorias sociológicas de Pierre Bourdieu e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Os conceitos de habitus e de campo de Bourdieu auxiliam a análise das dimensões sociais dos processos educativos, principalmente os escolares, no que diz respeito tanto às dinâmicas e práticas individuais quanto às sociais.
II. Na visão de Bourdieu, a sociedade é um espaço social tecido por relações objetivas entre as pessoas, e as ações concretas dos indivíduos, ou dos agentes, são o resultado de disposições sociais aprendidas no meio social de origem de cada um, sobretudo na família e na escola.
III. Sob a perspectiva de Bourdieu, os fenômenos sociais resultam das estruturas sociais - sistemas de relações sociais que subsidiam a vida social dos indivíduos - e afirma que uma estrutura pode gerar formas sociais e culturais diferentes, a depender da sociedade.
a ) Apenas a proposição I está correta.
b ) Todas as proposições estão corretas.
c ) Apenas as proposições I e II estão corretas.
d ) Apenas as proposições II e III estão corretas.
e ) Apenas as proposições I e III estão corretas.

Considerando o tema das práticas simbólicas no contexto escolar, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As práticas simbólicas das comunidades escolares, as culturas escolares e as construções identitárias atravessam os processos de aprendizagem e de socialização desenvolvidos na escola.
( ) As práticas simbólicas das comunidades escolares, as culturas escolares e as construções identitárias perpassam apenas as relações que os docentes estabelecem com as instituições nas quais atuam.
( ) A organização escolar possui uma dimensão cultural, assim como qualquer área ou instituição da vida social, e é nessa dimensão que são realizadas as práticas simbólicas.
( ) Cada instituição escolar tem seus mitos e ritos, que contribuem para a formação das identidades docentes e discentes e fazem parte da cultura escolar.
a ) V - F - V - V
b ) F - V - F - V
c ) V - V - V - V
d ) V - V - F - F
e ) V - V - V - F

Leia as seguintes proposições sobre os aspectos temporais dos saberes docentes e, depois, assinale a alternativa correta.
I. Berger e Luckman (1980) apontam que a temporalidade estrutura a memorização de experiências educativas marcantes para a construção do "eu" profissional.
II. Tardif e Raymond (2000) compreendem a temporalidade como uma estrutura intrínseca da consciência, impossível de ser modificada, invertida, apagada, reiniciada etc.
III. Alguns saberes docentes são adquiridos durante a infância do professor, constituindo-se como experiências fundadoras de sua personalidade, aliando elementos afetivos aos cognitivos e se refletindo em suas práticas na escola.
a ) Apenas a proposição III está correta.
b ) Apenas a proposição I está correta.
c ) Apenas as proposições I e III estão corretas.
d ) Apenas a proposição II está correta.
e ) Apenas as proposições II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina