Logo Passei Direto
Buscar
Wallon delimitou o desenvolvimento infantil em cinco fases. Sua abordagem principal considerava que o sujeito se constrói predominantemente na interação com seu meio. Diante disso, pode-se afirmar que:
a. Os fatores contrapostos estão presentes na criança desde a aquisição de habilidades de linguagem básicas que possibilitam uma interação reclusa com o seu meio.
b. Wallon destinou especial atenção à alternância entre afetividade e cognição ao colocar como base de sua teoria a integração afetiva-cognitiva-motora.
c. A passagem de um estágio para outro, para Wallon, não é uma simples modificação, mas uma renovação celular.
d. A psicologia walloniana expõe às concepções que veem o desenvolvimento de forma não linear.
e. Os fatores psicológicos são os responsáveis pela sequência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas com base na teoria de Henri Wallon sobre o desenvolvimento infantil: a) Os fatores contrapostos estão presentes na criança desde a aquisição de habilidades de linguagem básicas que possibilitam uma interação reclusa com o seu meio. - Esta opção não reflete a ideia de interação ampla que Wallon propõe. b) Wallon destinou especial atenção à alternância entre afetividade e cognição ao colocar como base de sua teoria a integração afetiva-cognitiva-motora. - Esta afirmação está correta, pois Wallon realmente enfatiza a relação entre afetividade e cognição em seu modelo de desenvolvimento. c) A passagem de um estágio para outro, para Wallon, não é uma simples modificação, mas uma renovação celular. - Esta opção não é precisa, pois Wallon não descreve a passagem entre os estágios dessa forma. d) A psicologia walloniana expõe às concepções que veem o desenvolvimento de forma não linear. - Embora Wallon tenha uma visão dinâmica do desenvolvimento, essa afirmação é muito ampla e não é o foco principal de sua teoria. e) Os fatores psicológicos são os responsáveis pela sequência fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento. - Wallon não defende uma sequência fixa, mas sim uma interação entre diferentes fatores. A alternativa que melhor representa a abordagem de Wallon é: b) Wallon destinou especial atenção à alternância entre afetividade e cognição ao colocar como base de sua teoria a integração afetiva-cognitiva-motora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Wallon delimitou o desenvolvimento infantil em cinco fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva.
Considerando as etapas do desenvolvimento infantil, pode-se afirmar que:
a. O terceiro estágio chama-se personalismo e ocorre dos na adolescência. A noção de existência de maneira independente do outro.
b. O quarto estágio é chamado de categorial e compreende o período entre seis a onze anos. Nesta fase, o “eu” já está bem definido e separado do “outro”. Começa a possibilidade de atividades em grupo, de seriação, classificação e categorização em diferentes níveis. A capacidade de categorizar ajuda a criança na compreensão de si mesma como indivíduo.
c. O estágio sensório-motor e projetivo designa o período do nascimento, onde nesta fase, a criança já possui capacidade motora para explorar seu ambiente.
d. O estágio impulsivo-emocional corresponde ao período da puberdade, onde este período, predominam os impulsos emocionais primários.
e. O último estágio é na fase adulta, chamada de ideal máximo onde começa a construção do seu ser como sujeito autônomo onde enfatiza seus posicionamentos.

Considerando a ciência como um campo que tem métodos e princípios relacionados à objetividade, escolha a alternativa que apresente quais as principais diferenças entre senso comum e conhecimento científico.
a. O senso comum está relacionado ao nosso cotidiano ao passo que a ciência está isolada dele.
b. A ciência é um conhecimento intuitivo, espontâneo, e o senso comum é objetivo, possui uma linguagem rigorosa.
c. O senso comum resume as características principais do conhecimento científico sem necessidade de comprovação.
d. O senso comum é um conhecimento do cotidiano intuitivo baseado na tentativa e erro, já a ciência é um conhecimento caracterizado pela objetividade e métodos e técnicas bem delineados verificáveis. A ciência tem uma característica fundamental: a objetividade. Suas conclusões devem ser verificáveis por métodos bem delineados e isentas de emoção e poderem ser válidas para todos.
e. Tanto o senso comum quanto a ciência são isentos de emoção e podem ser validados para todos de forma universal.

A psicologia do desenvolvimento é uma área da Psicologia que busca compreender o desenvolvimento do ser humano, considerando o processo de maturação do indivíduo em seus diferentes aspectos.
Diante disso, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
a. Hereditariedade é equivalente a determinação dos nutrientes que aparecerão na etapa posterior.
b. Maturação fisiológica é o mesmo que o desenvolvimento do sistema nervoso. Maturação denota o progresso em direção a uma certa maturidade, portanto quando é utilizada a expressão maturação fisiológica compreende-se que está ocorrendo o desenvolvimento do sistema nervoso.
c. Crescimento orgânico é o desenvolvimento neurológico do corpo.
d. O meio são as condições onde o um vírus apresentará seu desenvolvimento.
e. Síntese neurológica é uma condição física que acomete sujeitos com baixo desenvolvimento físico.

A Psicologia tem um histórico de buscar a sua constituição de ciência, em que procura definir um objeto científico.
Sobre a Psicologia e sua consolidação no campo acadêmico, podemos afirmar que:
a. A Psicologia não pode ser considerada ciência, pois apresenta uma diversidade de objetos de estudo, a depender da linha teórica.
b. A Psicologia não tem objeto de estudo formalmente proposto por todos os teóricos e profissionais dessa área do saber.
c. O principal objeto de estudo da Psicologia é o homem e sua subjetividade, nas suas mais diversas expressões. O principal objeto de estudo da Psicologia é o homem e sua subjetividade, nas suas mais diversas expressões. Ela está interessada em estudar o ser humano em suas várias expressões e situações.
d. A Psicologia não é uma ciência, pois não apresenta um método de investigação bem delineado e condizente com os preceitos do fazer científico.
e. A Psicologia é como a cosmologia enquanto objeto de estudo.

Vygotsky defendia que, com base na cultura, o homem desenvolve as funções psicológicas superiores, as quais o distingue dos outros animais. Para ele, existem dois tipos de elementos que fazem a mediação entre os seres humanos.
Assinale a alternativa que apresenta esses dois tipos.
a. os instrumentos e os espaços de atuação.
b. a condição biológica de ser seres vivos.
c. os signos e os sinais.
d. os instrumentos e os signos. O uso de instrumentos tem relação direta com a importância que o trabalho tem na formação da sociedade. O conceito de signos compreende a ideia de que utilizamos instrumentos psicológicos para organizar e compreender a realidade à nossa volta.
e. o correto funcionamento do cérebro.

A aprendizagem é chamada de significativa porque encontra significado nos conceitos já existentes em nossa estrutura cognitiva.
De acordo com as teorias de Ausubel, as principais condições para que ocorra a aprendizagem significativa são,
a. O controle da ansiedade da pessoa que aprende.
b. A disposição do indivíduo e o significado lógico e psicológico da informação ou conteúdo. A estrutura da teoria de Ausubel no que tange ao funcionamento da aprendizagem significativa se dá a partir de três características: Intenção do aluno para aprender significativamente, isto é, disposição de relacionar o novo material não arbitrária e substantivamente à sua estrutura cognitiva. Disponibilidade de elementos relevantes na sua estrutura cognitiva, com os quais o material a ser aprendido possa relacionar-se de modo não arbitrário e substantivo, incorporando-se à estrutura. Que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo para ele, isto é, relacionável de modo não arbitrário e substantivo aos elementos relevantes da sua estrutura cognitiva.
c. A capacidade de concentração do aprendiz.
d. A quantidade de conexões neurais que estabelece uma pessoa aprendendo.
e. Os vínculos com os professores e instrutores.

A distância do nível de desenvolvimento real, que se costuma detectar pela resolução independentemente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes se refere:
a. ao desenvolvimento real.
b. à Zona de Desenvolvimento Proximal. A Zona de Desenvolvimento Proximal é o espaço hipotético que Vygotsky conceituou, que existiria entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento que a pessoa poderá obter.
c. ao ponto de desequilíbrio.
d. à equilibração.
e. ao desenvolvimento ideal.

Mais conteúdos dessa disciplina