Logo Passei Direto
Buscar
Em relação ao trabalho infantil, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalho doméstico é uma das piores formas de trabalho infantil, pois submete a criança a riscos ocupacionais, tais como esforços físicos intensos, além de violência psicológica e física.
II- Crianças e adolescentes devem ser protegidos por seus pais e não os proteger, sendo esse um norteador para o impedimento do trabalho infantil que objetiva o sustento da família.
III- As crianças têm o direito ao não trabalho, para que tenham acesso a vivências de um desenvolvimento mais saudável.
A) II e III.
B) I e III.
C) I, somente.
D) II, somente.
E) III, somente.
User badge image
Questões Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- O trabalho doméstico é uma das piores formas de trabalho infantil, pois submete a criança a riscos ocupacionais, tais como esforços físicos intensos, além de violência psicológica e física. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o trabalho doméstico pode expor crianças a diversas formas de abuso e riscos. II- Crianças e adolescentes devem ser protegidos por seus pais e não os proteger, sendo esse um norteador para o impedimento do trabalho infantil que objetiva o sustento da família. Falso, essa afirmativa é confusa e contraditória. O correto seria afirmar que os pais devem proteger as crianças, e o trabalho infantil não deve ser visto como uma solução para o sustento da família. III- As crianças têm o direito ao não trabalho, para que tenham acesso a vivências de um desenvolvimento mais saudável. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois as crianças devem ter a oportunidade de se desenvolver plenamente, sem a carga do trabalho. Com base nessa análise, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nesse contexto, é incorreto afirmar que
A)
na família há uma complexidade e riqueza de processos sociais e psicológicos que acarretam consequências durante toda a vida do indivíduo.
a família desempenha um importante papel para a formação das crianças e dos adolescentes, sendo por este motivo importante a legislação que regulamente a proteção da criança no ambiente familiar.
a família será sempre uma representação real de proteção e cuidados, sendo a violência dos pais em relação aos filhos um mito da violência doméstica.
o estabelecimento de bons vínculos afetivos é uma condição indispensável para o crescimento sadio e para o desenvolvimento global da criança.
expressões de raiva e amor podem ser reguladas pelos pais no seio familiar, principalmente quando estabelecem um limite para brigas, ofensas e agressões físicas entre seus membros.

Sobre o ECA, considere as afirmativas a seguir:
Está correto somente o afirmado em:
I O reconhecimento pela sociedade moderna de que a criança e adolescentes são detentores de direitos inalienáveis, inerentes à pessoa humana, é, consequência do inexorável amadurecimento qualitativo da humanidade e da sociedade brasileira.
II A lei 8.069/90 protege os pequenos infratores, sobrepondo-se à autoridade dos pais e professores.
III O ECA é fruto da passagem de uma legislação com princípios autoritários e representativos para uma legislação com princípios democráticos.
IV O ECA privilegia os direitos das crianças e dos adolescentes e não os deveres, sendo o Brasil um país sem condições de implementá-lo.
V Fruto da luta da sociedade pelos direitos infanto-juvenis, o ECA garante que todas as crianças e adolescentes, independente de cor, raça ou classe social, sejam tratados como cidadãos.

Podemos afirmar que este discurso justifica
A)
o uso da violência para resolução de conflitos comunitários.
o uso da violência como forma de legítima defesa da propriedade privada.
o uso da violência em qualquer circunstância, como forma de legítima defesa de seus direitos.
o uso da violência em qualquer circunstância pela defesa da propriedade.
o uso da violência pelo estado de exceção.

Em relação a violência nas escolas, considere as afirmativas a seguir:
Está correto somente o afirmado em:
I A violência faz parte da vivência dos alunos de escolas públicas atualmente.
II De acordo com a visão de Paulo Freire, todo ato violento deve ser reprimido para que não se faça uma apologia à violência.
III Quando a escola fracassa no planejamento de suas atividades curriculares, a possibilidade da violência entre os pares ocorrer é sempre maior.

Esta modalidade de violência moral no trabalho tem como uma de suas características principais
A)
a necessária subordinação hierárquica da vítima ao agressor.
a desqualificação do empregado, por meio de humilhações públicas e de seu isolamento.
a rigidez psicológica do indivíduo alvo das brincadeiras dos colegas.
a pressão por favores sexuais perpetrada por superior hierárquico.
a exigência de desempenho e produtividade por parte da chefia.

Tendo em vista o texto acima e as discussões sobre a violência contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas a seguir:
Está correto somente o afirmado em:
I O trecho do conto retratado explicita a concepção vigente no Brasil, por décadas, de que o corpo e a mente da criança precisam ser disciplinados e cabia aos adultos, principalmente aos pais, seu adestramento por meio de castigos físicos e humilhações.
II Após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990, houve diminuição significativa nos índices de violência contra a criança e os adolescentes, estando essa restrita às famílias de baixa renda.
III Pesquisas nacionais indicam que os efeitos da violência sofrida por crianças e adolescentes são variados, podendo, inclusive, não haver qualquer consequência verificável.

Sobre a infância e a intervenção estatal e científica, assinale a afirmativa incorreta:
A)
A partir da análise de obras de arte, Philippe Ariès (1978) defende a ideia de que a descoberta da infância teve início somente no século XVIII, quando se passou a admitir que a criança não estivesse madura para a vida adulta, sendo necessário submetê-la a uma espécie de quarentena em um regime especial.
No Brasil, os primórdios da Psicologia Jurídica referem-se à elaboração de avaliações e diagnósticos psicológicos direcionados ao controle e adaptação da menoridade nos Juizados de Menores e nas instituições de abrigo e correção de menores.
Diferentemente do Código de Menores de 1927, o Código de Menores de 1979 baseava-se na Doutrina da Proteção Integral, que tinha como objetivo a proteção integral das crianças em situação irregular em instituições educacionais.
Influenciadas pelo movimento higienista, a pediatria e a pedagogia são exemplos de campos do saber-poder que visaram a transformar as formas de constituição familiar, ditando normas e padrões morais a partir de modelos ideais de conduta.

Mais conteúdos dessa disciplina