Logo Passei Direto
Buscar
Ao tratar sobre o tema da apropriação no círculo de leitura, Cosson (2014, 25), afirma que: Por ser apropriação, permite que seja individualizado ao mesmo tempo em que demanda interação social, pois só podemos tornar próprio o que nos é alheio. Apropriação que não é apenas de um texto, qualquer que seja a sua configuração, mas sim de um modo singular de construir sentidos: o literário. Com isso, podemos concluir que a apropriação a qual se refere Cosson é por parte:
Do conhecimento de mundo, baseada na experiência de leitura tanto do professor quanto do aluno, seja na educação formal, seja na mediação dos griots.
Da habilidade do leitor de apropriação da interação verbal, única ferramenta linguística capaz de possibilitar a leitura e o letramento literário.
Da capacidade do leitor de interpretar textos em geral, assim como o literário, conforme seu conhecimento de mundo, de forma arbitrária.
Da leitura enquanto um ato de apreensão do conteúdo, por meio da decodificação do conteúdo linguístico.
Do letramento literário, enquanto processo, um fenômeno dinâmico, que não se restringe a um saber ou prática.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A apropriação mencionada por Cosson refere-se ao letramento literário, enquanto processo dinâmico que envolve a construção de sentidos de forma singular. Portanto, a opção mais adequada é: Do letramento literário, enquanto processo, um fenômeno dinâmico, que não se restringe a um saber ou prática. Essa escolha destaca a natureza interativa e individual da apropriação no contexto da leitura e da construção de significados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na visão da autora (GROSSI, 2021), Todo professor pode se tornar um contador de histórias e ela apresenta algumas dicas importantes para quem se interessa em se tornar um contador de histórias:
É recomendável uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo, ou seja, buscando compreender a sua essência; é interessante, também, que se faça uma divisão do conto em cenas ou partes principais, e que se identifique a estrutura da narrativa; por fim, é bom conhecer bem os personagens e as situações que eles vivenciam na sequência narrativa.
É recomendável uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo, ou seja, buscando compreender a sua essência; é interessante, também, que se faça uma divisão do conto em cenas ou partes principais, e que se identifique a estrutura da narrativa; por fim, é bom conhecer bem os personagens e as situações que eles vivenciam na sequência narrativa.
É recomendável uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo, ou seja, buscando compreender a sua essência; é interessante, também, que não se faça uma divisão do conto em cenas ou partes principais, e que se identifique a estrutura da narrativa; por fim, é bom conhecer bem os personagens e as situações que eles vivenciam na sequência narrativa.
É recomendável uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo, ou seja, buscando compreender a sua essência; é interessante, também, que se acrescente o ponto de vista do leitor, e de acordo com a interação na história, que se mude os fatos em busca de agradar o ouvinte.
Não há necessidade uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo ou buscando compreender a sua essência; é interessante, apenas, que se faça uma divisão do conto em cenas ou partes principais, e que se identifique a estrutura da narrativa; por fim, é bom conhecer bem os personagens e as situações que eles vivenciam na sequência narrativa.
É recomendável uma leitura prévia minuciosa do conto, buscando apreender o seu sentido mais profundo, ou seja, buscando compreender a sua essência; porém não é recomendável, que se faça uma divisão do conto em cenas ou partes principais, e que se identifique a estrutura da narrativa; por fim, é bom conhecer bem os personagens e as situações que eles vivenciam na sequência narrativa.

Mais conteúdos dessa disciplina