Logo Passei Direto
Buscar
A Lei 10.639, aprovada em 2003 garante direito ao resgate e preservação das memórias ancestrais, que passaram a entrar no debate da produção, da pesquisa e do ensino de Literatura na contemporaneidade, apoiada pela lei que determina a abordagem da cultura, história e literatura africana e descendentes nas escolas. De acordo com esse trecho, podemos concluir a respeito do papel da escola nesse contexto:
X A escola deve apoiar e incentivar medidas de inclusão social, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das memórias dos ancestrais, deve também apoiar medidas que promovam aceitação da diversidade cultural.
A escola não deve apoiar e incentivar medidas de inclusão social pois, promover a conscientização sobre a importância da preservação das memórias dos ancestrais é um dever do Estado e da família do aluno.
Não é um papel da escola promover inclusão, seja ela qual for. É dever dos pais educar os alunos para essa temática.
A escola deve promover ações pagas que busquem agregar conhecimento sobre a literatura infantil.
O ambiente escolar não deve abordar esse tema pois ele está muito distante da realidade.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

A opção correta é: X A escola deve apoiar e incentivar medidas de inclusão social, promovendo a conscientização sobre a importância da preservação das memórias dos ancestrais, deve também apoiar medidas que promovam aceitação da diversidade cultural. Isso porque a Lei 10.639/2003 estabelece a importância de incluir a cultura, história e literatura africana e de seus descendentes no currículo escolar, o que implica que a escola tem um papel ativo na promoção da diversidade cultural e na conscientização sobre a preservação das memórias ancestrais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Zilberman (2012), a literatura infantil precisa ser pensada enquanto sua função formadora, esta que não deve ser confundida com a missão pedagógica, mas que “propicia os elementos para uma emancipação pessoal, o que é a finalidade implícita do próprio saber” (Zilberman, 2012). Assim, o projeto da escola com a literatura infantil precisa ser:
devastadora, ou seja, se desvincular da sua gênese moralista ou do “bom comportamento”, devendo-se, pois, romper a sua relação com a educação contraditória e tradicional em prol de uma proposta de apreensão de conhecimentos de mundo, por meio da ficção.
libertadora, ou seja, se vincular da sua gênese moralista ou do “bom comportamento”, devendo-se, pois, romper a sua relação com a educação contraditória e tradicional em prol de uma proposta de apreensão de conhecimentos de mundo, por meio da ficção.
avassaladora, ou seja, se desvincular da sua gênese moralista ou do “bom comportamento”, devendo-se, pois, acelerar a sua relação com a educação contraditória e tradicional em prol de uma proposta de apreensão de conhecimentos de mundo, por meio da ficção.
libertadora, ou seja, se desvincular da sua gênese moralista ou do “bom comportamento”, devendo-se, pois, romper a sua relação com a educação contraditória e tradicional em prol de uma proposta de apreensão de conhecimentos de mundo, por meio da ficção.
encorajadora, ou seja, se desvincular da sua gênese moralista ou do “bom comportamento”, devendo-se, pois, romper a sua relação com a educação contraditória e tradicional em prol de uma proposta de apreensão de conhecimentos de mundo, por meio da ficção.

Mais conteúdos dessa disciplina