Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o art. 15 do CPP, se o indiciado por fato objeto investigado em inquérito policial for menor
a) ser-lhe-á nomeado curador pela autoridade policial.
b) o Conselho Tutelar deverá acompanhar os atos procedimentais.
c) os pais ou responsáveis pelo menor deverão acompanhar os atos procedimentais.
d) não se poderá seguir na investigação, devendo os autos serem remetidos ao Ministério Público responsável.
e) não se poderá seguir na investigação, devendo ser comunicada a Vara da Infância e Juventude para as providências cabíveis.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

De acordo com o artigo 15 do Código de Processo Penal (CPP), quando o indiciado por fato objeto de investigação em inquérito policial for menor, é necessário garantir a proteção e os direitos do menor. Analisando as alternativas: a) ser-lhe-á nomeado curador pela autoridade policial. - Esta opção está correta, pois o CPP prevê a nomeação de um curador para o menor. b) o Conselho Tutelar deverá acompanhar os atos procedimentais. - Embora o Conselho Tutelar tenha um papel importante, essa não é a previsão do artigo 15. c) os pais ou responsáveis pelo menor deverão acompanhar os atos procedimentais. - Essa opção não é a que está prevista no artigo 15. d) não se poderá seguir na investigação, devendo os autos serem remetidos ao Ministério Público responsável. - Essa opção não reflete o que está previsto no artigo 15. e) não se poderá seguir na investigação, devendo ser comunicada a Vara da Infância e Juventude para as providências cabíveis. - Essa opção também não é a que está prevista no artigo 15. Portanto, a alternativa correta é: a) ser-lhe-á nomeado curador pela autoridade policial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A edição de medidas provisórias sobre matéria relativa a processo penal
(A) é admitida, mas só terá eficácia no ano civil subsequente.
(B) é admitida, mas apenas em situação de estado de defesa ou estado de sítio.
(C) é excepcionalmente admitida, mas a medida provisória perderá eficácia, desde a edição, se não for convertida em lei no prazo de sessenta dias.
(D) é excepcionalmente admitida, mas a medida provisória perderá eficácia, desde a edição, se não for convertida em lei no prazo indicado em seu próprio texto.
(E) é constitucionalmente vedada.

No que concerne à confissão, é correto afirmar que
(A) é indivisível e irretratável.
(B) é divisível e retratável.
(C) é indivisível e retratável.
(D) não se lhe admite prova contrária.
(E) o silêncio do acusado a caracteriza.

Em inquérito que investiga crime de roubo tentado, e tendo em vista a presença de outros requisitos legais, a prisão temporária
(A) só pode ser decretada se o crime houver sido cometido por associação criminosa.
(B) será decretada por decisão irrecorrível e fundamentada, prolatada dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir do recebimento da representação ou do requerimento.
(C) será decretada pelo Juiz, em face da representação da autoridade policial ou de requerimento do Ministério Público, e terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
(D) não pode ser decretada em desfavor de portador de diploma de nível superior.
(E) não pode ser decretada, pois o crime não consta do rol legal.

Determinada investigação foi instaurada para apurar estelionato consistente em fraude, ocorrido em 02 de julho de 2020, em Macapá, na obtenção de auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, em decorrência da pandemia da Covid-19. A competência para o processo e julgamento do presente caso é do(a):
(A) Justiça Federal em primeiro grau;
(B) Justiça Federal em segundo grau;
(C) Justiça Estadual em primeiro grau;
(D) Justiça Estadual em segundo grau;
(E) Superior Tribunal de Justiça.

Mais conteúdos dessa disciplina