Logo Passei Direto
Buscar
A identificação do DDT como um químico perigoso permitiu a mobilização de um movimento importante, tendo em vista a posição omissa dos responsáveis pelo uso do produto. A importância desse acontecimento se justifica a partir da ideia de que:
A Cientistas e empresários passaram por embates éticos que resultaram em uma ruptura entre ciência e economia, permitindo aos cientistas a denúncia explícita das consequências do uso do DDT, o que representa a importância dos cientistas como personagens que viabilizam o bem comum.
B Rachel Carson recebeu informações de cientistas que estavam preocupados com as consequências do uso do DDT e mobilizou os pares para o movimento, o que representa a importância dos cientistas como personagens que viabilizam o bem comum.
C Cientistas e empresários atuaram cooperativamente visando à lucratividade, sendo que a denúncia explícita das consequências do uso do DDT teve que ser realizada pelos cidadãos comuns, o que representa a importância da formação cidadã para a criticidade e para o questionamento da neutralidade da ciência.
D Prontamente, ao descobrir os efeitos danosos do DDT, houve disseminação da informação por parte dos cientistas e dos responsáveis por sua comercialização, tendo em vista a prevenção de possíveis consequências negativas ao ambiente e à saúde humana, o que representa a importância do conhecimento científico.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: A) Cientistas e empresários passaram por embates éticos que resultaram em uma ruptura entre ciência e economia... - Essa opção sugere um conflito que não é o foco principal do movimento em torno do DDT. B) Rachel Carson recebeu informações de cientistas que estavam preocupados com as consequências do uso do DDT... - Esta opção destaca a mobilização de cientistas e a atuação de Rachel Carson, que realmente foi fundamental na denúncia dos efeitos do DDT. C) Cientistas e empresários atuaram cooperativamente visando à lucratividade... - Essa opção não reflete a realidade, pois o movimento foi mais sobre a denúncia das consequências do DDT do que uma cooperação visando lucro. D) Prontamente, ao descobrir os efeitos danosos do DDT, houve disseminação da informação... - Essa opção sugere uma resposta rápida e cooperativa que não condiz com a realidade, já que houve resistência e omissão por parte dos responsáveis. A alternativa que melhor representa a importância do acontecimento e a mobilização em torno do DDT, destacando a atuação de Rachel Carson e a preocupação dos cientistas, é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O pensamento organizado em visões sistêmicas é explorado por alguns autores, como James Lovelock, que defende o planeta Terra como um todo que pode ser entendido como um sistema vivo com capacidade auto-organizadora. Trata-se da Hipótese de Gaia. Sobre a Hipótese de Gaia, analise as assertivas a seguir.
Está correto o que se afirma nas assertivas:
I- A Terra é capaz de regular não somente sua atmosfera, mas também sua temperatura e outras condições planetárias, como a salinidade oceânica.
II- Há um estreito entrelaçamento entre as partes vivas do planeta – plantas, microrganismos e animais – e suas partes não vivas – rochas, oceanos e atmosfera.
III- Os ciclos de feedback que interligam esses sistemas vivos e não vivos regulam o clima da Terra, a salinidade de seus oceanos e outras importantes condições planetárias.
IV- A teoria de Gaia é um consenso entre os estudiosos da Educação Ambiental, uma vez que apresenta uma proposta irrefutável sobre o funcionamento do planeta Terra.
A I e IV.
B II, III e IV.
C I e II.
D I, II e III.

A bióloga teve uma importância central no início da história do movimento ambientalista. A publicação de seu livro Primavera Silenciosa ocorreu na década de 1960, uma época importante na história da EA, porque:
A Marca o início do movimento ambientalista no Brasil, que em função da publicação de Carson inicia a estruturação do Ministério do Meio Ambiente.
B Em 1960, o termo “Educação Ambiental” já tinha se estabelecido, o que influenciou Carson em suas mobilizações.
C Desde o início do século XX, diversos órgãos nacionais de coordenação da EA em todo o mundo estavam sendo criados e Carson auxiliou a expansão do processo.
D Na década de 1960, a EA deu seus primeiros passos, muito influenciada pelas ideias de Carson.

A Educação Ambiental (EA) tem sido abordada em diversas esferas a partir de diferentes linguagens e apropriações. Muitas ideias acerca da EA são construções simplistas, baseadas no senso comum, que nada contribuem para a produção de discursos críticos ou mudanças de atitudes que considerem a relação homem-natureza.
Isso posto, assinale a alternativa cujos elementos caracterizam a EA:
A) A EA está fundamentada em questões socioeconômicas, políticas, culturais e históricas.
B) A EA não tem natureza transversal e interdisciplinar.
C) A EA é objeto de estudo da Biologia e suas subáreas (Geologia e Ecologia).
D) O principal objeto de estudo da EA é o meio ambiente.

No Brasil, o movimento ambientalista fundamentou a necessidade de estruturar ações de educação ambiental.
Sobre a história da EA no Brasil é possível afirmar que:
A A fase inicial da EA no Brasil foi caracterizada por ser normativa e por estar restrita a poucas disciplinas, como Geografia e Biologia.
B A EA no Brasil foi iniciada no Período Colonial, no qual valores e saberes europeus passaram a ser incorporados.
C A fase inicial da EA no Brasil foi caracterizada por uma abordagem crítica de institucionalização.
D A fase inicial da EA no Brasil foi caracterizada por uma abordagem interdisciplinar que incluía crítica filosófica, fundamentada em história, geografia e ecologia.

O texto citado levanta um questionamento pertinente à EA, haja vista a necessidade de incorporar novas formas de integrar o conhecimento em processos educativos.
Pensando a relação entre abordagem disciplinar e interdisciplinar, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
A A abordagem disciplinar, por ser a única viável em realidades tradicionais, deve ser priorizada.
B A abordagem interdisciplinar deve ocorrer em associação com a abordagem disciplinar.
C A abordagem disciplinar deve ser priorizada em detrimento da abordagem interdisciplinar.
D A abordagem interdisciplinar deve substituir a abordagem disciplinar.

A sustentabilidade tornou-se um rótulo com significado fluido, muitas vezes, falacioso. Em certos casos, trata-se muito mais de um greenwash (“pintar de verde” para causar ilusão para o consumidor). É fundamental que saibamos conceituar e problematizar a sustentabilidade por meio de argumentos coerentes e fundamentados. Sobre as evidências acerca da importância de repensar o mundo sob a ótica da sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
Está correto o que se afirma em:
I- O uso intensivo de agrotóxicos dizima microrganismos que deveriam habitar o solo de modo a garantir a fertilidade, assim como dizima populações de abelhas tão sabidamente necessárias para garantir a produção de frutos e sementes por meio da polinização.
II- O uso de agrotóxicos é essencial para aumentar a produtividade independente das consequências causadas aos ecossistemas.
III- O Brasil é um país com uma distribuição de renda bastante equitativa graças ao sistema de produção capitalista.
IV- A concentração de renda intensificou-se em consequência da criação de grandes multinacionais e globalização.
V- A biodiversidade como um todo tem sido subtraída como consequência da ação antrópica.
A I, III e IV.
B I, IV e V.
C I, II e IV.
D IV e II.

Sobre a participação do Brasil na Conferência de Estocolmo em 1972 é possível afirmar que:
Assinale a alternativa CORRETA:
A A posição brasileira foi a de defender a manutenção do mesmo ritmo de desenvolvimento para não aumentar os problemas ambientais do país.
B A posição brasileira foi se submeter à redução do ritmo de desenvolvimento para se adequar aos objetivos defendidos na Conferência.
C A posição brasileira foi a de defender o aumento do ritmo de desenvolvimento para reduzir problemas sociais do país.
D A posição brasileira foi de pouca importância, haja vista que o país não tinha contribuições significativas aos problemas ambientais na época.

A Educação Ambiental (EA) requer abordagens interdisciplinares, haja vista sua multidimensionalidade. Sobre a relação entre EA e Interdisciplinaridade são feitas as seguintes asserções:
Julgue dentre as alternativas abaixo quais são as assertivas corretas:
I- A interdisciplinaridade da EA é a articulação feita entre conhecimentos ecológicos, tendo em vista a centralidade da temática ecológica para a EA.
II- A EA requer uma abordagem interdisciplinar porque conhecimentos ecológicos não são suficientes para formar sujeitos para a cidadania.
III- Uma abordagem interdisciplinar exige apontar interesses sociais/políticos, dimensões éticas, fatores econômicos e fatores ecológicos para explorar a complexidade das conjunturas da EA.
A) I e III, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I, II e III.
D) I e II, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina