Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito ao rompimento da barragem de Mariana é possível afirmar que:
A O rompimento é resultado da interação de um conjunto de fatores naturais, que proporcionaram uma conjuntura grave e inevitável.
B O plano de contingência, embora estivesse dentro dos padrões aceitos pela legislação, foi rejeitado pela autoridade de fiscalização.
C A barragem se rompeu porque nas relações entre a ciência, a economia, a política e a ética, se deu maior ênfase para fatores econômicos-políticos.
D Embora houvesse monitoramento durante 24h, a barragem se rompeu devido a uma falha pontual e isolada da ação de monitoramento.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para analisar as alternativas sobre o rompimento da barragem de Mariana, é importante considerar os fatores que levaram ao desastre, que envolvem aspectos técnicos, econômicos e de gestão. Vamos analisar cada alternativa: A) O rompimento é resultado da interação de um conjunto de fatores naturais, que proporcionaram uma conjuntura grave e inevitável. - Essa afirmação minimiza a responsabilidade humana e a gestão inadequada, o que não é amplamente aceito. B) O plano de contingência, embora estivesse dentro dos padrões aceitos pela legislação, foi rejeitado pela autoridade de fiscalização. - Essa afirmação não é correta, pois o plano de contingência foi criticado por não ser efetivo. C) A barragem se rompeu porque nas relações entre a ciência, a economia, a política e a ética, se deu maior ênfase para fatores econômicos-políticos. - Essa alternativa reflete uma análise crítica sobre a priorização de interesses econômicos em detrimento da segurança e da ética, o que é uma interpretação comum do evento. D) Embora houvesse monitoramento durante 24h, a barragem se rompeu devido a uma falha pontual e isolada da ação de monitoramento. - Essa afirmação sugere que o monitoramento era suficiente, o que não é verdade, pois houve falhas sistêmicas. A alternativa que melhor representa a análise crítica do rompimento da barragem de Mariana é: C) A barragem se rompeu porque nas relações entre a ciência, a economia, a política e a ética, se deu maior ênfase para fatores econômicos-políticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O texto citado levanta um questionamento pertinente à EA, haja vista a necessidade de incorporar novas formas de integrar o conhecimento em processos educativos.
Pensando a relação entre abordagem disciplinar e interdisciplinar, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
A A abordagem disciplinar, por ser a única viável em realidades tradicionais, deve ser priorizada.
B A abordagem interdisciplinar deve ocorrer em associação com a abordagem disciplinar.
C A abordagem disciplinar deve ser priorizada em detrimento da abordagem interdisciplinar.
D A abordagem interdisciplinar deve substituir a abordagem disciplinar.

Com base no trecho acima e na teorização acerca da “Sociedade de Risco”, assinale a alternativa correta:
A) Sociedade de risco refere-se às ameaças ambientais que se tornam evidentes porque são prontamente detectáveis aos olhos.
B) Sociedade de risco faz alusão aos riscos que atingem as classes sociais menos privilegiadas.
C) Sociedade de risco é um termo que se refere às questões de criminalidade e corrupção.
D) Sociedade de risco refere-se aos riscos distribuídos de formas desiguais para classes sociais distintas.

Diante disso, analise e associe os itens que seguem:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas:
( ) A convivência diária contribui para criar futuros empreendedores.
( ) É responsável pela formação e qualificação dos futuros empreendedores.
( ) É afetada diretamente por fatores que facilitam ou dificultam os empreendedores.
A III – II – I.
B I – II – III.
C I – III – II.
D III – I – II.

Sobre a Hipótese de Gaia, analise as assertivas a seguir.
Está correto o que se afirma nas assertivas:
I- A Terra é capaz de regular não somente sua atmosfera, mas também sua temperatura e outras condições planetárias, como a salinidade oceânica.
II- Há um estreito entrelaçamento entre as partes vivas do planeta – plantas, microrganismos e animais – e suas partes não vivas – rochas, oceanos e atmosfera.
III- Os ciclos de feedback que interligam esses sistemas vivos e não vivos regulam o clima da Terra, a salinidade de seus oceanos e outras importantes condições planetárias.
IV- A teoria de Gaia é um consenso entre os estudiosos da Educação Ambiental, uma vez que apresenta uma proposta irrefutável sobre o funcionamento do planeta Terra.
A) II, III e IV.
B) I e II.
C) I, II e III.
D) I e IV.

Em 1992, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – que ficou conhecida como A Cúpula da Terra, Rio-92 ou Eco-92. O encontro foi motivado pelo pressuposto de que “se todas as pessoas almejarem o mesmo padrão de desenvolvimento dos países ricos, não haverá recursos naturais para todo mundo sem que sejam feitos graves — e irreversíveis — danos ao meio ambiente.”
Assinale a alternativa correta sobre essa conferência:
A) A conferência teve como objetivo instituir medidas para inserção da Educação Ambiental nas escolas básicas de todo o mundo.
B) Os 170 países participantes da conferência entraram em comum acordo em relação às metas para sustentabilidade mundial.
C) Resultou na elaboração da “Agenda 21”, cujo principal objetivo era alcançar a sustentabilidade ambiental, social e econômica, abrangendo tópicos como: pobreza, produção de resíduos tóxicos, educação e livre comércio.
D) Embora a conferência tenha sido um marco na história da Educação Ambiental, ainda não mencionou a adoção de medidas sustentáveis pelos países participantes.

Aos poucos, eventos nacionais e internacionais começaram a estabelecer princípios e orientações para o desenvolvimento de programas de Educação Ambiental (EA). Um documento de grande importância, usado até os dias atuais como referência, com finalidades e orientações para o desenvolvimento da EA foi elaborado na 1ª Conferência Intergovernamental sobre EA realizada de 14 a 26 de outubro de 1977, em Tbilisi, capital da Geórgia, CEI (Ex-URSS), organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em cooperação com o Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – PNUMA.
No que diz respeito à 1ª Conferência Intergovernamental sobre EA, assinale a alternativa correta:
A) O evento foi realizado por educadores e, embora políticos também tenham sido convidados, se ausentaram.
B) Algumas recomendações desse encontro foram a aquisição de novos conhecimentos e valores, bem como novos padrões de conduta.
C) Com a participação de aproximadamente 20 países, a Conferência foi realizada de modo independente da UNESCO.
D) A Conferência de Tbilisi não incluiu as questões interdisciplinares como um objetivo a ser perseguido pela EA, o que recebeu muitas críticas posteriormente.

Dentro do plano de negócios, o planejamento financeiro ocupa lugar de destaque, pois demonstra a capacidade da nova empresa quanto à viabilidade financeira.
Dito isso, assinale V para verdadeiro e F para falso nas alternativas que seguem:
( ) O planejamento financeiro é responsável pelos valores empregados no investimento.
( ) O planejamento financeiro é responsável por diferenciar investimentos de despesas administrativas.
( ) O planejamento financeiro é responsável por analisar se o produto/serviço será afetado pela sazonalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina