Logo Passei Direto
Buscar
A superação da visão da avaliação do produto para a avaliação do processo se faz necessária, pois o ato de avaliar não deve ser utilizado apenas para mensurar a aprendizagem do estudante. A avaliação processual, quando bem executada, oferece subsídios para o professor produzir um planejamento que abranja as necessidades de aprendizagem de todos os alunos.
Sobre avaliação processual, assinale a alternativa CORRETA:
A) É a avaliação realizada a partir da observação das habilidades dos estudantes, fazendo o uso de registros para comparar o desenvolvimento dos indivíduos.
B) É a avaliação que é realizada no final de ciclos, como bimestres, semestres, blocos de conteúdo, com atribuição de notas e conceitos.
C) É a avaliação que ocorre no início do ano letivo, a fim de mensurar o conhecimento e coletar dados sobre o que os alunos já sabem.
D) É a avaliação construída com os alunos, que pretende analisar a prática docente e os resultados da aprendizagem a partir da perspectiva dos estudantes.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a avaliação processual: A) É a avaliação realizada a partir da observação das habilidades dos estudantes, fazendo o uso de registros para comparar o desenvolvimento dos indivíduos. - Esta alternativa se alinha com a ideia de avaliação processual, que foca no acompanhamento do desenvolvimento ao longo do tempo. B) É a avaliação que é realizada no final de ciclos, como bimestres, semestres, blocos de conteúdo, com atribuição de notas e conceitos. - Esta descrição se refere à avaliação somativa, que ocorre ao final de um período, e não à avaliação processual. C) É a avaliação que ocorre no início do ano letivo, a fim de mensurar o conhecimento e coletar dados sobre o que os alunos já sabem. - Esta é uma avaliação diagnóstica, não processual. D) É a avaliação construída com os alunos, que pretende analisar a prática docente e os resultados da aprendizagem a partir da perspectiva dos estudantes. - Embora essa alternativa tenha um aspecto colaborativo, não é a definição mais precisa de avaliação processual. Diante da análise, a alternativa correta é: A) É a avaliação realizada a partir da observação das habilidades dos estudantes, fazendo o uso de registros para comparar o desenvolvimento dos indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A primeira definição para o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual – Deficiência Intelectual foi iniciado por Alfred Binet, na França. O psicólogo francês avaliou crianças em idade escolar, classificando em quatro categorias as diagnosticadas como ‘deficientes mentais’. Na atualidade, há diversos meios para o diagnóstico e a avaliação da DI, como os que se baseiam no quociente intelectual (QI) ou idade mental (IM), os que se fundamentam nos períodos piagetianos do desenvolvimento cognitivo, os que se fundamentam nas bases neurológicas, ou ainda, a partir do ponto de vista cognitivo do processamento da informação. Nesse contexto, a psicologia e a pedagogia consideram três paradigmas de avaliação.
Sobre eles, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O déficit na inteligência e o nível de deficiência são definidos pelos testes de QI e pelos estágios piagetianos do desenvolvimento.
( ) Os critérios de diagnóstico da deficiência intelectual não são relevantes para os estudos da área da educação uma vez que não interferem na prática pedagógica.
( ) São considerados os obstáculos na conduta adaptativa que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e responsabilidade social.
( ) O aparecimento dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período de desenvolvimento são considerados como sinais importantes para a identificação da DI.
A V – V – F – V.
B V – V – V – F.
C V – F – V – V.
D F – F – V – V.

A colaboração entre educação regular e educação especial pode ocorrer de duas formas: Ensino Colaborativo/Coensino ou Consultoria Colaborativa. O primeiro é baseado na atuação de dois ou mais professores na sala de aula comum com vistas a favorecer a aprendizagem dos estudantes com deficiência. Geralmente, ocorre entre professor/consultor especializado em educação especial e um professor da sala de aula comum que juntos elaboram estratégias de ensino diferenciadas para que esses estudantes desenvolvam suas potencialidades em termos de autonomia, socialização e de aprendizagem. O segundo modelo é formado por consultores escolares – professores de educação especial, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos etc. –, que têm por objetivo promover ampliação profissional aos docentes e a participação do estudante com deficiência não apenas na sala de aula comum, mas em todo contexto escolar por meio da parceria estabelecida com a comunidade escola.
Sobre os tipos de colaboração, analise as seguintes asserções:
I – A colaboração entre os profissionais da educação se faz necessária para o desenvolvimento de alunos com queixas de dificuldade de aprendizagem e de comportamento. As observações produzidas em espaços diferentes podem contribuir para a renovação das práticas pedagógicas, no alcance a novas ideias e práticas de consolidação de mudanças educacionais inclusivas.
II – É papel do profissional da educação especial apurar os processos de aprendizagem experimentados pelos alunos, pontuando as dificuldades e disfunções dos indivíduos quanto as irregularidades do ensino que produzem os fracassos escolares.
A ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
C ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

O Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais, conhecido como DSM-V, é um manual diagnóstico e estatístico elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, que estabelece critérios diagnósticos sobre as desordens que atingem a mente e as emoções. Para fins de classificação e diagnóstico, o DSM-V define a Deficiência Intelectual em quatro níveis.
Sobre os códigos e níveis relacionados pelo DSM-V sobre a deficiência intelectual, associe os itens utilizando os códigos a seguir: I – (F70). II – (F71). III – (F72). IV – (F73).
( ) Grave.
( ) Leve.
( ) Profunda.
( ) Moderada.
A I – II – II – IV.
B III – II – IV – I.
C III – I – IV – II.
D IV – I – III – II.

A triagem do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil refere-se ao processo de aplicação de testes em uma ampla população de crianças, a fim de detectar de forma prática e padronizada riscos ou atrasos no desenvolvimento. Em relação aos fatores associados a atrasos, destacam-se aspectos que vão desde concepção, gravidez e parto, até causas neurológicas, má nutrição, fatores ambientais, familiares e socioeconômicos, ocasionando condições de atraso permanentes ou transitórias, pressupondo um acompanhamento infantil adequado e periódico.
Sobre triagem e avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, analise as seguintes afirmativas:
I – A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi inclusa na promoção ao desenvolvimento infantil pelo setor público na área da saúde e da educação.
II – Os resultados das avaliações possibilitam traçar um perfil fidedigno de como a criança é e como irá se desenvolver como indivíduo.
III – A avaliação possibilita a identificação de transtornos específicos do desenvolvimento que atingem a criança, permitindo determinar quocientes de desenvolvimento.

ades de prevenção à deficiência são classificadas em três tipos: Primária, Secundária e Terciária. A Primária diz respeito a prevenção da condição; a Secundária às ações para evitar a condição já existente; e a Terciária são as ações para reduzir a gravidade de incapacidades funcionais.
Nesse sentido, sobre as categorias de apoios à prevenção, associe os itens utilizando os códigos a seguir: I – Biomédico. II – Social. III – Comportamental. IV – Educacional.
( ) Apoio nutricional.
( ) Envolvimento na intervenção precoce.
( ) Tratamento para alcoolismo.
( ) Desenvolvimento das habilidades dos pais.
A I - IV - III - II
B III - II- IV - I
C II - III - I - IV
D I - IV - II - III

Mais conteúdos dessa disciplina