Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
A Constituição garante a plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar (art. 5º, XVII).
A respeito desse direito fundamental, é correto afirmar que a criação de uma associação
a) Depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.
b) Não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.
c) Depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado.
d) Não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial.
User badge image
Pedagogiando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa em relação ao que diz a Constituição sobre a liberdade de associação: a) Depende de autorização do poder público e pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa. Falso, a criação de associações não depende de autorização do poder público. b) Não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa. Verdadeiro, a criação de uma associação não precisa de autorização, mas suas atividades podem ser suspensas por decisão administrativa em casos específicos. c) Depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial transitada em julgado. Falso, como mencionado, a criação de associações não depende de autorização do poder público. d) Não depende de autorização do poder público, mas só pode ter suas atividades suspensas por decisão judicial. Falso, embora a criação não dependa de autorização, as atividades podem ser suspensas por decisão administrativa, não apenas judicial. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) Não depende de autorização do poder público, mas pode ter suas atividades suspensas por decisão administrativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Marque a opção INCORRETA, quanto à vinculação dos direitos fundamentais ao Poder Judiciário:
a) Segundo a Constituição Federal, é possível a defesa dos direitos violados ou ameaçados pelo Poder Judiciário;
b) Conforme posicionamento do Supremo Tribunal Federal, é possível o juízo de inconstitucionalidade do administrador público, na hipótese de colisão de lei com os direitos fundamentais consagrados;
c) Viabiliza-se ao Judiciário o controle jurídico e político da atuação dos demais Poderes constituídos;
d) Deve haver respeito pleno aos preceitos fundamentais, tanto no curso do processo quanto no conteúdo das decisões judiciais;
e) Ao interpretar as normas jurídicas, o Poder Judiciário deve conferir a máxima eficácia possível aos direitos fundamentais.

O texto constitucional, em seu art. 5.º, caput, prevê expressamente valores ou direitos fundamentais. Sobre os direitos previstos no caput deste dispositivo, julgue os itens a seguir:
1. Os direitos fundamentais consubstanciam pretensões que se descobrem historicamente, a partir da perspectiva do valor dignidade humana; 2. Entre os direitos previstos, encontram-se, nesta ordem, a vida, a liberdade, a igualdade e a propriedade; 3. O direito fundamental à segurança jurídica é encontrado no texto constitucional, a exemplo do princípio da anterioridade da lei.
a) Todos os itens são verdadeiros;
b) Apenas o item 1 é verdadeiro;
c) Os itens 1 e 2 são verdadeiros;
d) Os itens 1 e 3 são verdadeiros;
e) Nenhuma das respostas anteriores.

O direito à vida é o mais sublime dos direitos fundamentais, haja vista que, sem vida, nenhum outro direito pode ser fruído.
Neste diapasão, é INCORRETO afirmar que:
a) A constituição protege à vida de forma geral, intrauterina e extrauterina.
b) Como corolário da proteção à vida intrauterina, temos a proibição do aborto.
c) Não há possibilidade de pena de morte em nosso ordenamento jurídico.
d) Apesar da proteção à vida intrauterina, é permitido o aborto terapêutico.
e) Apesar da proteção à vida intrauterina, é permitido o aborto humanístico.

Marque como CERTO (C) ou ERRADO (E) as proposições a seguir, em relação ao direito à vida:
( ) O direito fundamental à vida possui valor central no ordenamento jurídico e é pressuposto existencial dos demais direitos fundamentais;
( ) Significa, considerado em sentido mais amplo, o direito a condições materiais e espirituais mínimas necessárias a uma existência condigna à natureza humana;
( ) Traduz, sob o aspecto biológico, o direito à integridade física, excluindo-se a psíquica, tendo em vista a vedação constitucional da pena de morte, entre outras;
( ) Abrange tão somente a vida extra-uterina, posto que a intra-uterina é qualificada como mera expectativa de um direito, e sua maior relevância é na área cível;
( ) Mesmo diante da irreversibilidade do estado terminal de um paciente, a suspensão de tratamentos extraordinários aplicados configura hipótese de eutanásia, o que é vedado pelo ordenamento jurídico pátrio.

Sobre a dignidade da pessoa humana, assinale CERTO (C) ou ERRADO (E) nas proposições abaixo:
( ) É considerada em termos de justificação moral e fundamento normativo dos direitos fundamentais;
( ) Traduz um conceito essencialmente moral e político;
( ) Pode ser utilizada como parâmetro jurídico para ponderação dos direitos fundamentais;
( ) Para sua consideração jurídica, a doutrina estabelece como elementos essenciais o valor intrínseco da pessoa humana e o valor comunitário da dignidade;
( ) Como argumento doutrinário, o discurso sobre a dignidade humana possui dimensão verdadeiramente transnacional.

Em relação ao mandado de injunção, é INCORRETO afirmar que:
a) Enquanto não editada legislação especifica, serão observadas as normas procedimentais do mandado de segurança, no que couber.
b) O STF considera possível a concessão de liminar, em sede de mandado de injunção.
c) Ao decidir o mandado de injunção, o STF pode suprir a lacuna normativa apontada, em relação ao caso concreto analisado.
d) Pode ser ajuizado por qualquer pessoa que tenha o exercício de um direito constitucional inviabilizado por falta de norma regulamentadora.

Mais conteúdos dessa disciplina