Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?
a) Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar.
b) Assim como o desenho espontâneo, ela é uma fonte de ocupação para as crianças, permitindo que o professor tenha tempo livre para se dedicar ao planejamento das aulas de alfabetização.
c) Ela é útil para indicar as correções necessárias para que o aprendiz possa evoluir no processo, apesar de fornecer poucos subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita.
d) Ela fornece subsídios para que o professor saiba em que nível o aprendiz está e, de acordo com o nível indicado pela escrita, possa permitir que o aluno evolua sozinho no processo de alfabetização.
e) Assim como o desenho espontâneo, ela mostra em que nível de aquisição da escrita o aprendiz se encontra, indicando as correções que o professor deve fazer para que o aprendiz possa se alfabetizar.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as alternativas sobre a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização: a) Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar. - Esta opção destaca a importância da escrita espontânea para entender o pensamento do aluno e planejar intervenções, o que é fundamental na alfabetização. b) Assim como o desenho espontâneo, ela é uma fonte de ocupação para as crianças, permitindo que o professor tenha tempo livre para se dedicar ao planejamento das aulas de alfabetização. - Esta opção não aborda a importância da escrita em si, mas sim como uma forma de ocupação, o que não é o foco da questão. c) Ela é útil para indicar as correções necessárias para que o aprendiz possa evoluir no processo, apesar de fornecer poucos subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita. - Esta opção contradiz a ideia de que a escrita espontânea é uma ferramenta valiosa para entender o aluno. d) Ela fornece subsídios para que o professor saiba em que nível o aprendiz está e, de acordo com o nível indicado pela escrita, possa permitir que o aluno evolua sozinho no processo de alfabetização. - Embora mencione a avaliação do nível do aluno, não enfatiza a compreensão das reflexões do aprendiz. e) Assim como o desenho espontâneo, ela mostra em que nível de aquisição da escrita o aprendiz se encontra, indicando as correções que o professor deve fazer para que o aprendiz possa se alfabetizar. - Esta opção também foca mais na avaliação do nível do aluno, mas não aborda a compreensão das reflexões. A alternativa que melhor representa a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização, enfatizando a compreensão das reflexões do aprendiz e a necessidade de intervenções do professor, é a) Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Indique a seguir a alternativa que aponta por que é possível afirmar que a alfabetização é um processo finito e o letramento um processo contínuo.
a ) A alfabetização é um processo finito porque, em determinado momento, é possível afirmar que o indivíduo está alfabetizado e, portanto, o processo de alfabetização terminou. Por outro lado, o letramento se constrói dia a dia e progride à medida que as necessidades comunicativas vão também se ampliando.
b ) A alfabetização é um processo finito porque, em determinado momento, é possível afirmar que o indivíduo está alfabetizado e, portanto, o processo de alfabetização terminou. Por outro lado, o letramento só termina quando o indivíduo, por inúmeros motivos, para de fazer o uso social da leitura e da escrita.
c ) A alfabetização é um processo finito porque, em determinado momento, é possível afirmar que o indivíduo está alfabetizado e, portanto, o processo de alfabetização terminou. Por outro lado, o letramento continua ocorrendo e só termina quando o indivíduo conclui todas as fases de sua escolaridade.
d ) A alfabetização é um processo finito porque, em determinado momento, é possível afirmar que o indivíduo está alfabetizado e, portanto, o processo de alfabetização está concluído. Por outro lado, o letramento continua ocorrendo necessariamente em uma constante crescente, pois a tendência é de que o indivíduo busque sempre novos conhecimentos.
e ) A alfabetização é um processo finito porque os documentos oficiais determinam um limite para que o processo de alfabetização termine e, portanto, o processo de alfabetização tem data para acabar. Por outro lado, o mesmo não acontece com relação ao letramento, pois ele não é previsto nesses mesmos documentos oficiais como tendo um prazo para acontecer.

Indique a alternativa que apresenta aplicações práticas da avaliação diagnóstica em sala de aula.
A ) O professor pode questionar os alunos oralmente ao longo do processo, convidando-os a participar da aula com comentários, ou propor pequenos trabalhos e atividades individuais e em grupo, facilitando a identificação de eventuais deficiências no processo, a fim de desenvolver estratégias para saná-las a tempo de não prejudicar o aprendizado.
B ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação dos conhecimentos que os alunos já trazem de anos e/ou etapas anteriores. Porém, sempre vale a pena iniciar o processo a partir do planejamento já feito para o trabalho com aquela turma, pois alterá-lo implicaria em improvisações, o que é extremamente indesejado nesse processo.
C ) Aplicada no início do processo, ela auxilia na identificação de casos particulares que precisam de uma atenção especial por parte do professor, sejam eles relacionados a habilidades acadêmicas ou associados a fatores sociais, psicológicos ou à saúde física dos alunos e que afetam diretamente o seu rendimento escolar.
D ) O professor pode recorrer à tradicional prática de aplicação contínua de provas classificatórias (ao final de cada bimestre, por exemplo), aliando a isso a utilização de um recurso mais efetivo de identificação e conhecimento do resultado do processo de ensino e aprendizagem, que é a realização de pequenas avaliações ao longo do bimestre.
E ) O professor pode aplicar uma avaliação formal ao final do bimestre e, caso se depare com um resultado negativo do processo, descobrindo que os alunos não desenvolveram as competências esperadas para aquele período, ele poderá rever suas práticas para o próximo bimestre.

Segundo a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, a organização dos currículos de Ciências da Natureza, em todos os nove anos do ensino fundamental, deve se dar em três unidades temáticas, que são:
Quais das assertivas a seguir abordam ações que podem ser realizadas nesse conceito de aula invertida?
I. O professor disponibilizará o conteúdo (por meio virtual ou não) e orientará os alunos para que o leiam e estudem antes da aula em que fará a explicação.
II. O professor disponibilizará um tema para os alunos pesquisarem antes da aula em que fará a explicação.
III. Após ministrar a aula sobre seres vivos, o professor levará seus alunos para reforçarem suas aprendizagens no laboratório de Ciências da escola.
IV. Após a visita da classe ao museu de história natural (ou a outro museu), o professor pedirá que cada criança faça um registro de sua aprendizagem, por meio de escritas ou desenhos.
a ) As assertivas I e II.
b ) As assertivas III e IV.
c ) As assertivas I, II e III.
d ) As assertivas II e III.
e ) As assertivas I e IV.

No ponto de vista da legislação educacional, a escola e a família são responsáveis pela formação plena das crianças e jovens. Sobre essa responsabilidade em conjunto, é possível afirmar que:
a ) A família deve confiar à escola o pleno desenvolvimento das crianças e dos jovens.
b ) Cabe a escola substituir a ação da família em casos em que esta estiver ausente.
c ) A função da escola é somente garantir o preparo da criança e dos jovens para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
d ) A escola é responsável pela educação das crianças e dos jovens, por ser uma instituição de caráter educacional.
e ) Se as duas instâncias trabalharem em parceria no período em que partilham da vida das crianças e jovens, só há ganhos nessa relação.

Mais conteúdos dessa disciplina