Logo Passei Direto
Buscar
Considere a seguinte atividade: A circunferência da roda, que vai dentro do pneu de um carro ou bicicleta, é chamada de “aro”. A bicicleta de Lívia com aro 26 possui o raio da roda com o pneu medindo 30 cm. Lívia percorreu com sua bicicleta uma distância de 2,5 km para ir de sua casa até a escola. Quantas voltas completas foram dadas pela roda da frente para percorrer essa distância? Use = 3,14. Lembre-se que 1 km = 1 000 m e 1 m = 100 cm.
Analise as afirmativas abaixo no que se refere ao “Propósito” de tal atividade:
I. Verificar se os alunos identificam corretamente os elementos de circunferência e círculo como o raio e o diâmetro, a relação do diâmetro com o raio;
II. Verificar se os alunos decoraram a fórmula, notando que não é possível calcular o comprimento da sua circunferência externa;
III. Verificar se conseguem fazer estimativas da medida de uma corda comparada com o raio, e da área de um círculo baseada na área do setor circular, apoiados no conceito de ângulo central;
IV. Verificar se conseguem fazer estimativas da medida de uma corda comparada com o diâmetro, e do perímetro de um círculo baseado na área do setor circular.
a. I, II, III e IV.
b. I e III, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. III e IV, apenas.
User badge image
Matematicamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Verificar se os alunos identificam corretamente os elementos de circunferência e círculo como o raio e o diâmetro, a relação do diâmetro com o raio. Verdadeiro, essa afirmativa é relevante para a atividade, pois envolve a identificação dos elementos da circunferência. II. Verificar se os alunos decoraram a fórmula, notando que não é possível calcular o comprimento da sua circunferência externa. Falso, essa afirmativa não é pertinente, pois a atividade envolve o cálculo do comprimento da circunferência, e não apenas a memorização de fórmulas. III. Verificar se conseguem fazer estimativas da medida de uma corda comparada com o raio, e da área de um círculo baseada na área do setor circular, apoiados no conceito de ângulo central. Verdadeiro, essa afirmativa é relevante, pois envolve a compreensão de conceitos relacionados à circunferência e ao círculo. IV. Verificar se conseguem fazer estimativas da medida de uma corda comparada com o diâmetro, e do perímetro de um círculo baseado na área do setor circular. Falso, essa afirmativa não é tão pertinente, pois a atividade não foca na comparação da corda com o diâmetro, mas sim com o raio. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: b) I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Referente às intervenções para a resolução de problemas envolvendo o comprimento da circunferência trabalhada com a turma do 8º ano, de acordo com o Guia de Intervenções, analise a possível dificuldade na realização da atividade apresentada a seguir:
Sobre isso, qual intervenção pode ser realizada?
Alguns alunos têm a concepção de que o maior ângulo possível mede 360°, pois ainda estão presos à ideia de ângulo como abertura e não como giro ou rotação. Pode ser que tenham dificuldade em relacionar valores encontrados à medidas maiores do que 1 volta (giro ou rotação).
a. Sempre é bom descontextualizar as medidas maiores do que 360° nos esportes: manobras de skate, bailarinos, saltos, etc. Faça com que os alunos percebam que não há exemplos próximos de sua realidade, nos quais ângulos maiores do que 360° sejam trabalhados.
b. Proponha o cálculo do comprimento da circunferência com um ângulo de 360°, ou uma volta completa. Depois, sugira meia-volta na circunferência ou 180°, assim eles devem responder que o comprimento da circunferência será metade do original.
c. Sempre é bom contextualizar as medidas maiores do que 360° nos esportes: manobras de skate, bailarinos, saltos, etc. Faça com que os alunos percebam através de exemplos próximos de sua realidade, que ângulos maiores do que 360° representam mais do que um giro de uma volta ou uma rotação.
d. Observe dificuldades, retome com os alunos que as razões ou divisões devem ser feitas com as grandezas expressas na mesma unidade de medida, de modo que seja possível compará-las em termos de dimensões.
e. Faça com que os alunos percebam através de exemplos próximos de sua realidade, que não existem ângulos maiores do que 360°, pois o ângulo volta a ser 0º a cada giro de uma volta ou uma rotação.

Mais conteúdos dessa disciplina