Logo Passei Direto
Buscar
No momento da composição do inventário histórico-arquitetônico, é interessante que a equipe se envolva em cada elemento construtivo, atentando-se não somente às técnicas construtivas, como também às particularidades do edifício, garantindo que o documento esteja baseado em dados confiáveis e em análises assertivas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre interpretação dos materiais encontrados em um bem cultural, analise os elementos construtivos e os associe a suas retrospectivas condutas durante a coleta de dados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Paredes
2) Telhados
3) Peças metálicas
4) Pintura
5) Estrutura
( ) Como é um elemento que dificilmente recebe manutenção, não só as estruturas, mas cada telha requer atenção. Além de averiguar as dimensões, devem ser identificados os materiais e métodos construtivos de cada item.
( ) Deve-se medir as espessuras de cada uma e, caso sejam executadas em tijolos, anote as dimensões de uma amostra e, se possível, a inscrição da olaria.
( ) É necessário identificar os elementos e fazer as avaliação do estado preservação e suas patologias, lembrando que este componente é o esqueleto de todo o edifício.
( ) É importante que, mesmo em bom estado, as peças sejam registradas, pois enferrujam com o tempo e podem precisar de reparos futuros.
( ) Há uma grande tendência de as paredes em cores claras destoarem das olarias em cores mais escuras, demandando cal como base. Além disso, há também as construções que utilizavam papel de parede em ambientes sociais.
5, 4, 3, 2, 1.
1, 2, 5, 3, 4.
2, 5, 1, 4, 3.
2, 1, 5, 3, 4.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A sequência correta, considerando as descrições fornecidas, é: 2, 5, 1, 4, 3. Aqui está a associação: - Telhados (2): Como é um elemento que dificilmente recebe manutenção, não só as estruturas, mas cada telha requer atenção. - Estrutura (5): É necessário identificar os elementos e fazer a avaliação do estado de preservação e suas patologias. - Paredes (1): Deve-se medir as espessuras de cada uma e, caso sejam executadas em tijolos, anote as dimensões de uma amostra. - Pintura (4): Há uma grande tendência de as paredes em cores claras destoarem das olarias em cores mais escuras. - Peças metálicas (3): É importante que, mesmo em bom estado, as peças sejam registradas, pois enferrujam com o tempo. Espero que isso ajude nos seus estudos!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “Pelos jornais da época, sabe-se que a decoração das paredes era belíssima e profusa, mas infelizmente não há descrição detalhada ou mesmo fotografias que viessem a fazer parte da memória do edifício. A decoração interna consistia em pinturas murais, papéis de paredes decorados, faixas ornamentais, cimalhas, rosáceas e cartelas, confeccionadas em papel machê’, descreve o documento.” Fonte: COSTA, M. Placa que revela pintura original do Palácio da Justiça será restaurada. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise e interpretação dos elementos construtivos durante o trabalho de restauração de um edifício com objetivo de recupera-lo no seu estado original, caso seja encontrada uma parede com pintura monocromática aparentemente mais atual, mas abaixo dessa foi identificada outra pintura tipo ornamental, o restauro deve:
O restauro deve:
identificar e preservar todas as marcas de desgastes daquele ambiente.
seguir ao máximo as técnicas, utilizando os materiais que foram aplicados durante a pintura original.
evidenciar as técnicas antigas e as mais atuais, apresentando de forma clara os contrastes e evoluções nos métodos executivos.
manter a última técnica existente e, caso em algum ponto seja exposta a técnica original, esta não deve ser alterada.
reproduzir a pintura original sobre a última camada de pintura existente, não danificando ainda mais o edifício.

Leia o trecho a seguir: “Normalmente, a técnica de terra batida funciona melhor em climas com alta umidade e temperaturas relativamente moderadas. Em climas mais frios, as paredes de terra batida podem precisar de isoladores adicionais, enquanto em locais com muita chuva, elas precisarão de proteção adicional contra a chuva. Além disso, muitos países carecem de regulamentação para edifícios de terra batida. Por esses motivos, a construção de terra compactada pode não ser viável em alguns locais.” Fonte: CAO, L. Como são construídas as paredes de taipa. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2021. Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre técnicas construtivas em terra, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência que ocorrem durante o processo de preparação para o estilo taipa:
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Faça uma cobertura garantindo que o beiral tenha largura suficiente para proteger a construção principalmente da água da chuva.
( ) Deve ser demarcado no solo onde as paredes serão construídas e posicionar verticalmente troncos longos de árvores, de preferência com pouca torção.
( ) Com a mistura de barro já preparada, preencha as frestas, garantindo a cobertura de todos os vazios.
( ) Com o auxílio de troncos flexíveis de espessura fina ou galhos longos, entrelace entre os troncos na posição horizontal até formar uma malha.
3, 2, 1, 4.
3, 1, 4, 2.
3, 1, 2, 4.
2, 3, 4, 1.
2, 1, 4, 3.

Leia o trecho a seguir: Sobre técnicas construtivas, é fundamental considerar que “Quase sempre um saber possui várias técnicas específicas desenvolvidas durante muitas gerações por pessoas diferentes e que constituem o repertório tradicional dos modos de fazer as coisas.” Fonte: IPHAN. Educação Patrimonial. Disponível em: . Acesso em: 07 março 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas construtivas, analise os métodos a seguir e os associe a suas retrospectivas características.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1) Taipa
2) Concreto armado
3) Canjicado
4) Fundição
( ) A mistura dos componentes pode ser realizada em qualquer local, sendo esta composta por cimento, agregados e água, que preenche fôrmas já previamente posicionadas e barras de aço já armadas.
( ) Após posicionar e fincar troncos longos e sem curvaturas na posição vertical, devem ser entrelaçados na perpendicular galhos flexíveis, formando uma malha que precisa ser preenchida com barro, garantindo toda a vedação do ambiente.
( ) Quando ainda bem primitiva, o processo acontecia dentro buracos no solo com pedras quentes e acrescentava-se minério de ferro. Na sequência, ateava fogo, obtendo uma massa porosa e brilhante, expulsando as impurezas enquanto eram moldadas as peças.
( ) As pedras eram em formatos e tamanhos irregulares, assentadas sem argamassas; utilizavam fôrmas em madeira para melhor posicioná-las, servindo as de tamanho menor de apoio para as maiores.
2, 1, 4, 3.
3, 2, 4, 1.
2, 4, 1, 3.
4, 3, 1, 2.
4, 3, 2, 1.

Leia o trecho a seguir: “Aço aparente quase sempre é associado à arquitetura contemporânea. ‘Apesar de muitas vezes denotar traços da modernidade, na Inglaterra, por exemplo, o sistema existe há cerca de 200 anos’, afirma o engenheiro João Alfredo Pitta, professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade Federal de São Carlos (UFscar), no interior de São Paulo. No Brasil, os primeiros exemplares surgiram nas duas últimas décadas do século 19. Mas, até hoje, a estrutura metálica está envolvida em uma série de mitos.” Fonte: CASA. Aproveite as vantagens de construir em aço. Disponível em: . Acesso em: 05 mar. 2021. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas construtivas em metal, pode-se afirmar que se trata de um material muito desejado no século XIX nas construções, porque: era facilmente comercializado no mercado interno. O Brasil já dominava as técnicas construtivas em metal e era um dos principais produtores da matéria-prima. dominávamos as técnicas de ligas metálicas, propiciando uma grande diversidade de produtos logo no início do século. tinha baixo custo e não precisava de mão de obra especializada. Logo, com a Revolução Industrial, nos destacamos na exportação de peças pré-moldadas. era símbolo de luxúria e progresso no Brasil, que se inspirava em construções europeias. O belíssimo Palácio de Cristal foi presente do Conde d’Eu para a Princesa Isabel cultivar suas hortaliças. os cafeicultores, que dominavam o mercado de exportação, faziam trocas entre suas mercadorias e peças metálicas, fazendo a revenda das mesmas peças no mercado interno.

Mais conteúdos dessa disciplina