Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Platão utiliza o termo theologia de acordo com a compreensão do verbo grego theologéo associado ao discurso das narrações mitológicas sobre os deuses. Já, em Aristóteles, a theologia aparece com um sentido diferente: está associada a um campo do saber, que corresponde ao que chamamos de:
Metafísica, Estética, Mítica, Eternismo, Physis.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Em Aristóteles, a theologia está associada ao campo do saber que corresponde ao que chamamos de Metafísica. Enquanto Platão utiliza o termo em um contexto mais ligado às narrativas mitológicas, Aristóteles a relaciona a questões mais abstratas e filosóficas sobre a natureza do ser e a existência de uma causa primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo 'teologia' compõe-se etimologicamente por duas palavras gregas, que juntas apontam para um discurso, ciência ou conhecimento de ou sobre Deus.
Quais são esses termos?
Πίστη(Fé) e Logía (palavra)
Theós (Deus) e Logía (palavra)
Βίβλος (Bíblia) e Logía (palavra)
heorós (espectador) e Logia (palavra)
Theós (Deus) e Βίβλος (Bíblia)

A Teologia, na perspectiva cristã, tem a fé como ponto de partida. Por isso, podemos dizer que, do ponto vista cristão, tratar de Deus à luz da fé é acessar o conhecimento de Deus pela via do
Deus:
Ocultado
Revelado
Criado
Instituído
Justiceiro

A Revelação Geral pode ser vista na estrutura humana, em seu anseio pela transcendência, na capacidade afetiva, criativa, intelectual e moral. Uma dessa parece ser trabalhada por Paulo na passagem: Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os ( Romanos 2, 15). Essa capacidade é a:
Moral, Racional, Criativa, Intelectual, Afetiva.

Não somente a natureza é meio da Revelação Geral. Podemos também falar de um conhecimento de Deus que está no próprio ser humano. Afinal, como sublinha o livro dos Atos dos apóstolos, recorrendo à poesia antiga: Somos (..........................) de Deus (At 17,29).
Qual palavra, com sentido bíblico, completa a lacuna?
sonhados
desejo
descendência
projeção
indicados

Talvez este autor tenha sido, em suas Confissões, quem abordou mais insistentemente o tema Imagem e Semelhança.
Quem é este autor?
Santo Inácio de Loyola
Santo Agostinho
João Calvino
René Descartes
Martinho Lutero

O apóstolo Paulo, mesmo que de passagem, fala de uma lei escrita no coração humano (Rm 2,15). Mas, também o livro de Gênesis já falava dos seres humanos como imagem e semelhança do Criador (Gn1, 26-27). Este tema, a foi amplamente desenvolvido pela tradição cristã a partir da noção da:
vox populi, vox Dei
Imago Dei
Solus Christus
Sola fide
Agnus Dei

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis. (Romanos 1:20). Ao longo da história, teólogos têm distinguido diferentes tipos de revelação.
A Revelação Universal (natureza, ser humano) está relacionada com a:
automanifestação de Deus a todas as pessoas de todos os tempos e lugares por meio da natureza, da interioridade humana não levando em conta a cultura.
automanifestação de Deus a todas as pessoas de todos os tempos e lugares por meio da natureza, da interioridade humana e da cultura.
automanifestação de Deus aos lideres religiosos nos e lugares considerados sagrados por meio da Bíblia, da interioridade humana e da cultura.
automanifestação Deus, pelas vias da religião aos lideres religiosos todos os tempos e lugares por meio da natureza, da interioridade humana e da cultura.
automanifestação de Deus às pessoas escolhidas de alguns tempo e alguns lugares por meio da natureza, da interioridade humana e da cultura.

Mais conteúdos dessa disciplina