Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Os últimos anos de Judá são narrados mais brevemente em Crônicas do que em 2 Reis. A História Deuteronomista denunciou os pecados de Manassés (2 Reis 24.3). O Cronista culpou a infidelidade de governantes, sacerdotes e do povo na recusa em ouvir os profetas. A profanação e destruição do templo fornece uma conclusão apropriada para a história do Cronista. No entanto, o livro termina com uma nota esperançosa, apontando para a restauração sob Ciro da Pérsia.
O último verso de Crônicas é também o primeiro verso do livro de:
Judite
Tobias
Esdras
Ester
Neemias
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar qual livro da Bíblia começa com o mesmo verso que termina o livro de Crônicas. O último verso de Crônicas fala sobre a restauração do povo sob Ciro da Pérsia, que é um tema que também é abordado no livro de Esdras. Analisando as opções: - Judite: Não está relacionada com a restauração sob Ciro. - Tobias: Também não se relaciona com esse tema. - Esdras: Este livro realmente começa com a menção à restauração do povo sob Ciro da Pérsia. - Ester: Não é o foco da restauração. - Neemias: Embora trate da reconstrução, não começa com a mesma nota de Ciro. Portanto, a resposta correta é: Esdras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Ao Abrir uma Bíblia de orientação protestante, como a Tradução de Almeida Revista e Atualizada (ARA), ou Almeida Revista e Corrigida (ARC), ou a Nova Versão Internacional (NVI), o que percebe ao verificar divisão dos livros e a relação de livros no sumário. E ao abrir uma Bíblia de orientação católico-romana, como a Bíblia de Jerusalém (BJ), a tradução dos Monges de Maredsous (Bélgica) chamada no Brasil de Ave Maria (que é o nome da editora) o que pode verificar. Sobre o número de livros em cada divisão e os nomes dos livros.
Com base em sua análise, assinale a única alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
I. As Bíblias de orientação protestante têm, no total, 66 livros: 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento. Ao abrir uma Bíblia de orientação católico-romana, é possível observar a existência de 73 livros: 46 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento. A distinção entre os livros e os nomes se dá no Antigo Testamento, não no Novo Testamento.
II. Bíblia de orientação protestante: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
III. Bíblia de orientação católica: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel (1 Reis), II Samuel (II Reis), I Reis (III Reis), II Reis (IV Reis), I Crônicas (I Paralipomenon), II Crônicas (II Paralipomenon), Esdras, Neemias, Ester, I Macabeus, II Macabeus, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos dos Cânticos, Eclesiástico (Sirácida), Sabedoria, Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
Somente I e II estão corretas
Somente I e III estão corretas
Somente II e II estão corretas
Todas estão corretas
Somente III está correta

A divisão e os livros da Bíblia Hebraica e da Septuaginta servem de base para o Antigo Testamento Protestante e Católico. Sobre a relação entre a Bíblia Hebraica e a Septuaginta, e as Bíblias Protestante e Católica é CORRETO afirmar que:
Com base em sua análise, assinale a única alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
I. A divisão da Septuaginta é a base para a divisão da Bíblia Protestante e da Bíblia Católica.
II. os livros considerados sagrados e autoritativos para os Protestantes são os advindos da Bíblia Hebraica.
III. No catolicismo, adota-se a maioria dos livros presentes na Septuaginta.
Somente I e II estão corretas
Somente III está correta
Somente I e III estão corretas
Todas estão corretas
Somente II e II estão corretas

Observe com atenção as definições para os conceitos:
I. Apócrifos são os livros que os protestantes não aceitam e não utilizam em suas listas do Antigo Testamento.
II. Deuterocanônicos é o nome que o catolicismo romano dá aos livros apócrifos, que são parte da lista de livros autoritativos, pertencente a um segundo cânon.
III. Pseudepígrafo são os livros que protestantes e católicos consideram de falsa autoria e não autoritativos.
Está correto somente III
Estão corretos somente I e II
Estão corretos somente I, III
Estão corretos somente II e III
Todas estão corretos

Sobre Cânon, etimológica e teologicamente é CORRETO afirmar que:
I. É a lista de livros incluídos nas várias Bíblias, ou seja, quando se trata do Antigo Testamento. Como já foi possível constatar, há várias extensões diferentes para o cânon, listas diferentes de livros que compõe as Escrituras hebraicas consideradas, por judeus e cristãos, autoritativas em matéria de fé e religião.
II. Em termos mais estritos e etimológicos, cânon provém da palavra grega kánṓn, que significa regra ou vara de medir. A palavra foi usada no plural por bibliotecários e estudiosos da antiga Alexandria no período helenístico (terceiro e segundo séculos a.C.) para fazerem referência aos clássicos literários em oposição às demais obras, como as tragédias gregas, por exemplo.
III. Na teologia cristã, o termo passou a ser usado no singular para designar as Escrituras como regra da fé, a partir do século IV d.C. Em seu uso teológico, portanto, o cânon é um conceito cristão mais tardio; logo, é anacrônico em relação ao contexto do judaísmo antigo ou mesmo do cristianismo mais antigo. Em linguagem comum, no entanto, o cânon passou a significar simplesmente o corpus [=conjunto de textos] das Escrituras, que, como vimos, varia entre as igrejas cristãs (e entre as Igrejas Cristãs e o judaísmo).
Somente III está correta
Somente I e III estão corretas
Somente II e II estão corretas
Todas estão corretas
Somente I e II estão corretas

A determinação dos livros do Antigo Testamento foi atribuída durante muito tempo ao chamado sínodo de Jâmnia. Após a guerra dos judeus contra Roma (66-73 d.C.) e a vitória das tropas romanas, um grupo de rabinos teria se reunido na cidade costeira de Jâmnia (Yavneh) para consolidar e unificar o judaísmo pós-guerra. A tradição em torno desse sínodo NÃO atribui aos rabinos em Jâmnia:
A definição dos limites precisos do cânon, especialmente dos Escritos (Nevî'îm).
A crítica aos livros que, pelo seu conteúdo, deveriam permanecer sob júdice.
A definição do cânon, decidindo quais livros eram sagrados.
A definição de um texto bíblico padrão, protótipo do Texto Massorético posterior.
A realização de duas guerras dos judeus contra Roma (primeira guerra: 66 a 73 d.C.; segunda guerra: 132 a 135 d.C.).

A palavra significa régua, regra, reta, vara de medir. Trata-se da lista de escritos normativos para a vida e a fé ¿ seja judaica, seja cristã. O desenvolvimento para o do Antigo Testamento é um longo processo, mas é importante identificar os vários (judaico, cristão-católico, protestante, ortodoxo). Essa definição se refere a:
Cânon
Apócrifos
Massorético
Septuaginta
Êxodo

Quais são os três grupos de manuscritos importantes para reconstituir os textos do Antigo Testamento?
Pentateuco, Profetas e Escritos.
Septuaginta, Vulgata e 1QIsaª.
Texto Massorético, Vulgata Latina e Traduções Siríacas.
Texto Massorético, Manuscritos do Mar Morto e Septuaginta.
Vulgata, Manuscritos do Mar Morto e Septuaginta.

Analise o texto que segue (prefácio do Sirácida [Eclesiástico), com especial atenção aos destaques. Mas de quem dá a sua vida e reflete na LEI do Altíssimo, investigará a sabedoria de todos os antigos e se dedicará nas PROFECIAS preservará os ESCRITOS dos homens célebres e penetrará na sutileza das parábolas procurará o segredo dos provérbios e ocupa-se do sentido oculto dos provérbios e viverá o enigma das parábolas. (Sirácida 39.1-3)
O que o texto acima evidencia em relação à formação da Bíblia Hebraica?
I. Existência O Pentateuco, a primeira parte da Bíblia Hebraica a alcançar o status autoritativo.
II. Na esteira da formação, organização e redação da Torah (=Pentateuco), a segunda divisão principal da Tanak, os Profetas (Nevî¿îm).
III. Mostra o reconhecimento dos Escritos (Kethubîm). Essa é a referência mais antiga a todas as três partes da Tanak como livro imbuído de autoridade.
Somente II e II estão corretas
Todas estão corretas
Somente I e III estão corretas
Somente III está correta
Somente I e II estão corretas

Terra entre rios é o nome atribuído pelos gregos à região que, hoje, é o sul do Iraque. Foi nessa área plana e pantanosa, perto da foz dos rios Tigre e Eufrates, que nasceu a primeira civilização urbana do mundo.
Qual é o nome dessa região?
Mesopotâmia
Península do Sinai
Filadélfia
Betânia
Saleucia

Sobre os acadianos, é INCORRETO afirmar que:
A partir do império de Akkad, estabeleceu-se uma união de cidades-estados anteriormente independentes.
Depois de conquistar Ur, Sargão I nomeou a sua filha alta sacerdotisa de Sin, deusa da lua acadiana.
O nome da montanha em que Moisés se encontrou com Yahweh, Sinai, toma o nome de Sin.
Sargão I (2334-2279 a.C.) e os acadianos estabeleceram o primeiro império de que se tem notícia.
A nomeação de filhas para oficiarem no templo da deusa Sin ocorreu apenas no período de Sargão I.

Mais conteúdos dessa disciplina