Logo Passei Direto
Buscar
Leia o trecho de texto: “Quando a incompatibilidade entre crença e experiência gera demasiado sofrimento ou repressão, o indivíduo tende a deixar o sistema de crenças, conquanto possa carregar parte das contribuições adquiridas.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg. 13).
Tendo em vista o excerto apresentado e os demais conteúdos do texto-base Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, assinale a assertiva que relata o que buscavam os médiuns, após abandonar a religião da infância e antes de sua chegada ao espiritismo:
A Autonomia e autoafirmação.
B Domínio sobre espíritos.
C Moral e ética.
D Novas patologias clínicas.
E Tornarem-se novos criacionistas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Para responder a essa questão, precisamos considerar o contexto do excerto apresentado e o que se espera dos médiuns ao abandonarem a religião da infância. O trecho menciona a incompatibilidade entre crença e experiência, sugerindo que os indivíduos buscam algo que faça mais sentido para eles, especialmente em relação ao sofrimento e repressão. Analisando as alternativas: A) Autonomia e autoafirmação - Essa opção sugere que os médiuns buscam liberdade e a afirmação de suas próprias crenças, o que se alinha com a ideia de deixar um sistema de crenças que não atende mais às suas necessidades. B) Domínio sobre espíritos - Embora isso possa ser um aspecto do espiritismo, não é necessariamente o que os médiuns buscavam ao abandonar a religião da infância. C) Moral e ética - Embora a moral e a ética sejam importantes, não são o foco principal da busca dos médiuns nesse contexto. D) Novas patologias clínicas - Essa opção não se relaciona com a busca dos médiuns, mas sim com um aspecto negativo. E) Tornarem-se novos criacionistas - Essa opção não se alinha com a ideia de busca por novas crenças ou experiências. Diante dessa análise, a alternativa que melhor reflete o que os médiuns buscavam após abandonar a religião da infância é: A) Autonomia e autoafirmação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto: “[...] a Psicologia Anomalística, que se ocupa do estudo psicológico dessas vivências e de processos psicológicos relacionados, como respectivos correlatos neuronais, crenças, influências sociais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas (2016, pg.4).
Tendo em vista a citação e os conteúdos do artigo Contribuições da psicologia para a compreensão das relações entre a espiritualidade, a religiosidade e as experiências anômalas, sobre experiências anômalas, assinale a resposta correta:
A Entre os principais tipos de experiências anômalas estão alegadas percepções extrassensoriais, experiências “fora do corpo”, lembranças de “vidas passadas”, experiências de “quase morte”, contatos com “alienígenas” e curas “espirituais”.
B A percepção extrassensorial (PES), em parapsicologia, é a habilidade de certos indivíduos, perceberem fenômenos e objetos independentemente de seus órgãos sensoriais.
C Psicocinésia é o domínio da natureza superior sobre a matéria, psico que se refere a alma, e cinésia, do grego Kinesis, significa movimento, domínio sobre a matéria.
D O subconsciente é uma parte da mente que está conectado com o reino espiritual, e durante o sono os sonhos podem relatar a vida passada ou futura.
E A sua natureza humana e divina permite que os sonhos de vidas passadas, envolvam a forma de falar, vestimenta da época, lugar e pessoas.

Leia a citação de texto: “Este texto tem como finalidade apresentar, de modo sucinto, um panorama da produção em Psicologia da Religião oriunda de estudos da Psicologia Anomalística. Tal produção tem crescido nos últimos anos posto que houve o estímulo aos estudos dessa área em nível acadêmico, dada a criação de alguns centros de pesquisa pelo país, como será apresentado abaixo.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no artigo: Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente (2017, p.175).
Tendo em vista a citação e os demais conteúdos do texto-base Psicologia da Religião e Psicologia Anomalística: aproximações pela produção recente, assinale a alternativa correta sobre a diferença entre Psicologia Anomalística e a Parapsicologia:
A A Psicologia anomalística trata somente das experiências do pré-morte, assim como fazem os cristãos em seus relatos de sonhos, objeto da parapsicologia.
B A Psicologia anomalística trata somente das experiências que advém de eventos religiosos, disposições químicas, já a parapsicologia e o conhecimento dos sentimentos e aptidões.
C Psicologia Anomalística busca mecanismos ou processos psicológicos e a Parapsicologia objetiva os processos efetivamente paranormais.
D A Parapsicologia trata do misticismo religioso; trabalha obrigatoriamente junto da psicologia que trata a causa dos fatos teológicos que interferem na vida das pessoas.
E As experiências anômalas são tratadas como espíritos maus pela parapsicologia e fenômenos teológicos pela psicologia.

Mais conteúdos dessa disciplina