Logo Passei Direto
Buscar
Uma das raízes da equação x3 + . . . – 64 = 0 é igual a 2. Se as raízes estão em progressão geométrica crescente, a soma das raízes é igual a
A) 12
B) 20
C) 16
D) 14
E) 10
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para resolver essa questão, sabemos que uma das raízes da equação cúbica é 2 e que as raízes estão em progressão geométrica (PG) crescente. Vamos chamar as raízes de \( a \), \( ar \) e \( ar^2 \), onde \( a = 2 \) e \( r \) é a razão da PG. Como temos uma raiz igual a 2, podemos considerar as raízes como: - Primeira raiz: \( 2 \) - Segunda raiz: \( 2r \) - Terceira raiz: \( 2r^2 \) A soma das raízes de uma equação cúbica \( x^3 + bx^2 + cx + d = 0 \) é dada por \( -b \). No entanto, como não temos o valor de \( b \), vamos calcular a soma das raízes diretamente. A soma das raízes é: \[ 2 + 2r + 2r^2 = 2(1 + r + r^2) \] Para que as raízes estejam em PG e uma delas seja 2, podemos considerar que \( r \) deve ser maior que 1 (já que a PG é crescente). Sabemos que a equação é igual a zero quando \( x^3 - 64 = 0 \), o que implica que a soma das raízes deve ser igual a 12, pois \( 2 + 4 + 6 = 12 \) (considerando \( r = 2 \)). Assim, a soma das raízes é: \[ 2 + 4 + 8 = 14 \] Portanto, a soma das raízes é igual a 14. A alternativa correta é: D) 14.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com respeito à equação polinomial 2x^4 − 3x^3 − 3x^2 + 6x − 2 = 0 é correto afirmar que
A) todas as raízes estão em Q.
B) uma única raiz está em Z e as demais estão em Q \ Z.
C) duas raízes estão em Q e as demais têm parte imaginária não-nula.
D) não é divisível por 2x − 1.
E) uma única raiz está em Q \ Z e pelo menos uma das demais está em R \ Q.

Em relação às raízes da equação x^3 – 4x^2 + 3x = 0, podemos afirmar, corretamente, que
A) uma delas é um número negativo.
B) uma delas é um número irracional.
C) uma delas é um número primo.
D) o produto de todas elas é igual a 3.

Se m, n e p são raízes distintas da equação algébrica x3 – x2 + x – 2 = 0, então m3 + n3 + p3 é igual a
A) –1.
B) 1.
C) 3.
D) 4.
E) 5.

Sejam f e g funções reais de variável real definidas por f(x) = e g(x) = x^4 – 10x^2 + 9.
Podemos afirmar corretamente que a interseção entre o gráfico de f e o gráfico de g é constituído exatamente por
A) 4 pontos.
B) 3 pontos.
C) 2 pontos.
D) 1 ponto.

Terminou a colheita. Os grãos de soja, arroz, milho e trigo já estão a caminho do mercado. É a hora de pensar na próxima safra.
As porcentagens de N, P e K por hectare de palhada de trigo são, respectivamente, os coeficientes a, b e c do polinômio y = ax^3 + bx^2 + cx. Esse polinômio admite
(A) três raízes reais não inteiras.
(B) duas raízes reais e uma não real.
(C) uma raiz real nula e duas positivas.
(D) uma raiz real nula e duas não reais.
(E) uma raiz real nula, uma positiva e uma negativa.

Mais conteúdos dessa disciplina