Logo Passei Direto
Buscar

Genética

Outros
Considerando a citação da Rota de Aprendizagem da Aula 3, Tema 4 - Mapas cromossômicos de Genética, qual é a importância do mapeamento cromossômico?
A Permite identificar a sequência exata do DNA de um indivíduo.
B Permite traçar a evolução dos seres vivos.
C Permite determinar a paternidade.
D Permite detectar mutações.
E Permite detectar o tipo sanguíneo de um indivíduo.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder à pergunta sobre a importância do mapeamento cromossômico, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Permite identificar a sequência exata do DNA de um indivíduo. - O mapeamento cromossômico não fornece a sequência exata do DNA, mas sim a localização de genes em cromossomos. B) Permite traçar a evolução dos seres vivos. - Embora o mapeamento possa ajudar a entender relações evolutivas, essa não é sua principal função. C) Permite determinar a paternidade. - O mapeamento cromossômico pode ajudar na determinação de paternidade, mas não é a sua principal aplicação. D) Permite detectar mutações. - O mapeamento pode ajudar a identificar a localização de mutações, mas não é especificamente para detectar mutações. E) Permite detectar o tipo sanguíneo de um indivíduo. - O tipo sanguíneo é determinado por genes específicos, mas o mapeamento cromossômico não é utilizado diretamente para isso. A alternativa que melhor reflete a importância do mapeamento cromossômico, considerando suas aplicações mais amplas na genética, é a B) Permite traçar a evolução dos seres vivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Existem casos em que dois ou mais genes, podendo estar localizados ou não no mesmo cromossomo, agem de forma conjunta na determinação de uma característica. Esse processo é chamado interação gênica.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à genética: conceitos e processos, as interações gênicas podem ser agrupadas em duas categorias: interações epistáticas e interações não epistáticas. Sendo assim, qual é a diferença entre as duas? Assinale a alternativa correta:
A Na interação epistática, os alelos afetam a mesma característica de forma aditiva. Na interação não epistática, o ambiente afeta a expressão de um gene.
B Na interação epistática, os efeitos dos genes são aditivos. Na interação não epistática, os efeitos dos genes são multiplicativos.
C Na interação epistática, o fenótipo de um organismo é resultado apenas pela influência ambiente. Na interação não epistática, o fenótipo de um organismo é resultado da interação de seu genótipo com o ambiente no qual se encontra.
D Na interação epistática, uma característica é condicionada por dois ou mais genes, mas um dos alelos impede a expressão de outro alelo. Na interação não epistática, é quando ocorre a interação de dois ou mais genes, mas nenhum alelo impede a expressão de outro.
E Na interação epistática ocorre a expressão de genes letais. Na interação não epistática, genes letais não conseguem se manifestar.

Mais conteúdos dessa disciplina