Logo Passei Direto
Buscar
Uma equação é uma expressão matemática que possui em sua composição incógnitas, coeficientes, expoentes e um sinal de igualdade. Para encontrar as soluções de uma equação do segundo grau, utilizamos a fórmula de Bhaskara.
Com relação ao discriminante, associe os itens, utilizando o código a seguir:
A II - I - IV - III.
B I - II - III - IV.
C III - IV - I - II.
D IV - III - II - I.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para responder sua pergunta, precisamos entender o que é o discriminante em uma equação do segundo grau e como ele se relaciona com os itens mencionados. O discriminante é dado pela fórmula \( \Delta = b^2 - 4ac \) e nos ajuda a determinar a natureza das raízes da equação. Vamos analisar as opções: I - Discriminante positivo: duas raízes reais e distintas. II - Discriminante igual a zero: uma raiz real (ou duas iguais). III - Discriminante negativo: duas raízes complexas (não reais). IV - O valor do discriminante é calculado a partir dos coeficientes da equação. Agora, vamos correlacionar os itens: - IV: O valor do discriminante é calculado a partir dos coeficientes da equação. - I: Discriminante positivo: duas raízes reais e distintas. - II: Discriminante igual a zero: uma raiz real (ou duas iguais). - III: Discriminante negativo: duas raízes complexas (não reais). Agora, vamos verificar as alternativas: A) II - I - IV - III: Não está correta. B) I - II - III - IV: Não está correta. C) III - IV - I - II: Não está correta. D) IV - III - II - I: Esta está correta. Portanto, a alternativa correta é: D. IV - III - II - I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando efetuamos a análise de um Sistema de Equações Lineares, deparamos com situações diversas, as quais se classificam em: possível e determinado, possível e indeterminado, indeterminado, convergente ou divergente. Para verificar se um Sistema de Equações Lineares é Convergente ou Divergente, existem dois critérios. O primeiro se chama Critério de Linhas, que diz o seguinte: para cada linha k da matriz de coeficientes de um sistema, considere a soma dos elementos desta linha em seus valores absolutos com exceção do valor que pertence à diagonal principal, tendo em vista que esse valor irá dividir a soma. Realizando este processo para todas as linhas, é necessário verificar se o maior deles é menor do que a unidade. Se for, a sequência de elementos que encontraremos no processo de iteração converge para a solução do sistema. O segundo critério recebe o nome Sassenfeld, ou seja, Gauss-Seidel, que também gera uma sequência (x^k) convergente para a solução do sistema, independentemente da escolha da aproximação inicial xº. Além disso, quanto menor for o valor adotado para B, mais rápida será a convergência.
Considerando o critério de linhas, método de Jacobi e ao mesmo tempo, o método de Gauss-Seidel, critério de Sassenfeld, verifique se a solução do sistema linear dado pelas equações:
a) O sistema é convergente e divergente ao mesmo tempo.
b) O sistema não satisfaz o critério das linhas, mas, no entanto, satisfaz o critério de Sassenfeld; portanto, a convergência está garantida.
c) O sistema satisfaz o critério de linhas, convergência garantida.
d) O sistema não satisfaz o critério de linhas, convergência não garantida.

Diversos são os teoremas para provar que determinada série numérica converge ou diverge, esses costumam ser chamados de testes (ou critérios). A importância dos critérios de convergência se deve ao fato de:
a) Nos processos diretos, os sistemas podem não ter solução.
b) Nos processos iterativos, em princípio, o método pode não convergir para uma aproximação da solução do sistema.
c) Uma vez de posse do sistema, escolher qual o método mais eficiente para resolvê-lo.
d) De posse destes critérios, podemos escolher com maior propriedade os valores iniciais do processo.

Usando o método de Gauss-Seidel, podemos resolver sistemas lineares com uma aproximação da solução. O sistema linear AX = B foi resolvido com o método de Gauss-Seidel e foi encontrada a seguinte tabela:
a) x = 3,125 e y = 3,0625.
b) x = 0,625 e y = 1,0625.
c) x = 1,875 e y = 0,9375.
d) x = 0,25 e y = 0,3125.

Em meados de 1798, Gauss, grande matemático alemão, demonstrou o Teorema Fundamental da Álgebra. Nele, demonstra-se a relação do número de soluções de uma equação com seu maior grau. Sabe-se que as equações biquadradas são aquelas que possuem ordem de grau quatro.
Logo, com relação às equações biquadradas, assinale a alternativa CORRETA:
A Elas possuirão 2 raízes reais e duas raízes complexas.
B Elas possuirão 2 pares de raízes, sendo cada par igual em módulo.
C São um caso especial de equações fracionárias.
D Elas possuirão 4 raízes reais distintas entre si.

Sabendo que a Decomposição LU é um método que além de resolver sistemas lineares também pode ser usado para calcular o determinante da matriz A. Como as matrizes L e U são matrizes triangulares e o determinante das mesmas é simples de ser calculado, conseguimos calcular o determinante de A, já que A = LU.
Considerando as matrizes A, L e U a seguir, qual é o determinante de A?

Mais conteúdos dessa disciplina