Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Sobre a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808, é correto afirmar que
a) ocorreu sem nenhum transtorno para a população do Rio de Janeiro, que recepcionou os nobres portugueses de forma planejada, sem que fossem necessárias grandes mudanças na cidade.
b) teve como causa direta a invasão das tropas francesas ao território português como forma de forçar a adesão do país luso ao bloqueio continental.
c) foi provocada pela ameaça inglesa de invasão ao Brasil, caso Portugal aderisse ao Bloqueio Continental ao comércio britânico, imposto por Napoleão Bonaparte no decreto de Berlim, emitido em 1806.
d) somente foi realizada como forma de garantir o cumprimento do tratado de Fontainebleau, assinado com a França, que garantia a mudança para o Brasil no caso de ameaça espanhola a Portugal.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre a transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808: a) Ocorreu sem nenhum transtorno para a população do Rio de Janeiro, que recepcionou os nobres portugueses de forma planejada, sem que fossem necessárias grandes mudanças na cidade. - Esta afirmação não é correta, pois a chegada da Corte trouxe muitos transtornos e mudanças significativas para a cidade. b) Teve como causa direta a invasão das tropas francesas ao território português como forma de forçar a adesão do país luso ao bloqueio continental. - Esta afirmação é verdadeira, pois a invasão francesa foi um dos fatores que levaram à transferência da Corte. c) Foi provocada pela ameaça inglesa de invasão ao Brasil, caso Portugal aderisse ao Bloqueio Continental ao comércio britânico, imposto por Napoleão Bonaparte no decreto de Berlim, emitido em 1806. - Embora a ameaça inglesa tenha sido um fator importante, a causa direta foi a invasão das tropas francesas. d) Somente foi realizada como forma de garantir o cumprimento do tratado de Fontainebleau, assinado com a França, que garantia a mudança para o Brasil no caso de ameaça espanhola a Portugal. - Esta afirmação é incorreta, pois a transferência da Corte não foi apenas para cumprir esse tratado, mas sim uma resposta à invasão francesa. Portanto, a alternativa correta é: b) teve como causa direta a invasão das tropas francesas ao território português como forma de forçar a adesão do país luso ao bloqueio continental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Nesse bimestre estudamos a Era Napoleônica, Crise do sistema colonial, Período Joanino e Independência do Brasil.
Em 1815, Napoleão Bonaparte foi novamente derrotado militarmente, resultando no seu exílio na ilha de Santa Helena. Qual o nome da batalha decisiva que levou a esse desfecho?
a) Batalha do Marne.
b) Batalha de Tannenberg.
c) Batalha de Verdun.
d) Batalha de Waterloo.

Sobre o processo de Independência dos países de Latino-Americanos é considerado um dos fenômenos centrais:
a) O apoio militar que os criollos receberam da França.
b) A aliança entre criollos e peninsulares fundamental para enfrentar a resistência espanhola.
c) A manutenção da escravidão indígena e africana, em que pese a resistência católica.
d) A expansão napoleônica e a ocupação da Espanha, em 1808.

O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por
a) reduzir a autoridade do clero.
b) instaurar a censura da imprensa.
c) controlar a organização judiciária.
d) suspender as pensões da nobreza.

A linha de Bloqueio Continental que se estende de Portugal até a Noruega, representada no mapa, revela a intenção francesa de
a) integrar a economia europeia, com a isenção das tarifas alfandegárias.
b) fortalecer a França, garantindo-lhe a livre circulação pelos portos britânicos.
c) desenvolver a economia espanhola, consolidando seu monopólio comercial na Península Ibérica.
d) isolar a Grã-Bretanha, impedindo-lhe o acesso a importantes mercados da Europa continental.

No que diz respeito à Inconfidência Mineira (1789) e à Conjuração Baiana (1798), assinale a alternativa que destaca uma semelhança e uma diferença entre esses dois movimentos.
a) Ambos os movimentos defendiam a abolição da escravidão, mas na Inconfidência Mineira houve proposta de indenização aos proprietários de escravizados e na Conjuração Baiana houve proposta de indenização aos escravizados.
b) Ambos os movimentos desejavam a mudança do sistema político no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve a defesa de um regime democrático e na Conjuração Baiana houve a defesa de monarquia constitucional.
c) Ambos os movimentos desejavam implantar a industrialização no Brasil, mas na Inconfidência Mineira houve apoio de empresários ingleses e na Conjuração Baiana houve apoio do Marquês de Pombal.
d) Ambos os movimentos pregavam a independência regional em relação a Portugal, mas na Inconfidência Mineira houve maior participação da elite e na Conjuração Baiana houve maior participação popular.

Entre as medidas implementadas durante o período em que o Marquês de Pombal foi o principal ministro do rei português D. José I, é correto apontar:
a) A anistia aos mineradores da colônia que possuíam débitos tributários com a metrópole portuguesa.
b) A implementação de medidas liberalizantes e a extinção das companhias de comércio monopolistas.
c) O estabelecimento do Diretório dos Índios, que significou uma tentativa de enfraquecer o poder dos jesuítas.
d) A intensificação das perseguições aos judeus e cristãos-novos bem como o fortalecimento do Tribunal do Santo Ofício.

Quanto à vinda da corte portuguesa ao Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Em janeiro de 1808, Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte. Sem condições militares para enfrentar os franceses, o príncipe regente de Portugal, Dom João, resolveu transferir a corte portuguesa para o Brasil, sua mais importante colônia. Para isso, obteve a ajuda de alguns aliados, apenas franceses, contrários a Napoleão.
b) Nos quatorze navios, além da família real, vieram centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa. Porém, trouxeram pouco dinheiro, deixando suas obras de arte, livros, bens pessoais, objetos de valor e joias em Portugal, na pressa para vir para o Brasil, fugindo das tropas francesas de Napoleão.
c) Uma das principais medidas tomadas por Dom João foi abrir o comércio brasileiro aos países amigos de Portugal. A principal beneficiada com a medida foi a Inglaterra, que passou a ter vantagens comerciais e a dominar o comércio com o Brasil. Os produtos ingleses chegavam ao Brasil com impostos de 15%, enquanto os de outros países chegavam com impostos de 24%. Essa prerrogativa fez com que, no Brasil, chegassem muitos produtos ingleses, por vezes, desnecessários. Tal medida acabou atrasando o desenvolvimento da indústria brasileira.
d) Dom João adotou várias medidas econômicas que favoreceram o desenvolvimento brasileiro. Entre as principais, encontram-se: desestímulo ao estabelecimento de indústrias no Brasil em prol das importações, construção de estradas, reforma de portos, criação do Banco do Brasil e instalação da Junta de Comércio.

No processo de Independência do Brasil, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a
Entre os combatentes estava a mais famosa heroína da Independência. Nascida em Feira de Santana, filha de lavradores pobres, Maria Quitéria de Jesus tinha trinta anos quando a Bahia começou a pegar em armas contra os portugueses. Apesar da proibição de mulheres nos batalhões de voluntários, decidiu se alistar às escondidas. Cortou os cabelos, amarrou os seios, vestiu-se de homem e incorporou-se às fileiras brasileiras com o nome de Soldado Medeiros.
a) rigidez hierárquica da estrutura social.
b) inserção feminina nos ofícios militares.
c) adesão pública dos imigrantes portugueses.
d) flexibilidade administrativa do governo imperial.

Mais conteúdos dessa disciplina