Logo Passei Direto
Buscar
Ao estudar os conhecimentos de higiene ocupacional, nota-se que a exposição aos fatores de risco traz inúmeras consequências à saúde dos trabalhadores quando não identificados no processo de trabalho.
Ao nos referirmos aos agentes ou fatores de risco físicos, podemos afirmar que:
a. Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis, com decibelímetro, e as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e de forma que estejam isentas de interferências.
b. Na avaliação da exposição ao calor, o cálculo do IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo) para ambientes em carga solar deve considerar a temperatura em decibéis.
c. A exposição ocupacional ao tolueno gera inúmeros efeitos na saúde dos trabalhadores, como eritemas, foto conjuntivite e foto queratite.
d. A preocupação com relação à exposição ocupacional a radiações infravermelhas reside nas faixas aritméticas e germicidas, que são aquelas que apresentam maiores riscos potenciais e são geradas em operações com solda elétrica, com metais em fusão e com maçaricos, estando também presente na irradiação solar.
User badge image
Tópicos de Terapia Ocupacional

há 8 meses

Fazer teste Atividade 3
7 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos agentes ou fatores de risco físicos na higiene ocupacional: a) Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis, com decibelímetro, e as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e de forma que estejam isentas de interferências. - Esta afirmação está correta, pois a medição do ruído deve ser feita de forma adequada para garantir a precisão dos dados. b) Na avaliação da exposição ao calor, o cálculo do IBUTG (índice de bulbo úmido-termômetro de globo) para ambientes em carga solar deve considerar a temperatura em decibéis. - Esta afirmação está incorreta, pois a temperatura não é medida em decibéis, mas sim em graus Celsius ou Fahrenheit. c) A exposição ocupacional ao tolueno gera inúmeros efeitos na saúde dos trabalhadores, como eritemas, foto conjuntivite e foto queratite. - Esta afirmação é incorreta, pois os efeitos da exposição ao tolueno incluem problemas como dores de cabeça, tontura e efeitos no sistema nervoso, mas não são especificamente eritemas ou foto conjuntivite. d) A preocupação com relação à exposição ocupacional a radiações infravermelhas reside nas faixas aritméticas e germicidas, que são aquelas que apresentam maiores riscos potenciais e são geradas em operações com solda elétrica, com metais em fusão e com maçaricos, estando também presente na irradiação solar. - Esta afirmação é correta, pois as radiações infravermelhas podem ser perigosas em certas condições de trabalho. Após a análise, as alternativas a) e d) estão corretas, mas a que melhor se encaixa no contexto de agentes físicos e suas medições é a alternativa a). Portanto, a resposta correta é: a) Os níveis de ruído contínuo ou intermitente devem ser medidos em decibéis, com decibelímetro, e as leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador e de forma que estejam isentas de interferências.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Fazer teste Atividade 3
7 pág.

UNIDERP - ANHANGUERA

Mais perguntas desse material

As normas de higiene ocupacional (NHOs) são elaboradas por qual órgão governamental brasileiro?


a. ACGIH
b. ABHO
c. ENIT
d. Fundacentro

Sobre os fatores de risco (ou agentes) físicos, químicos e biológicos é correto afirmar:
a. Os fatores de risco químicos de interesse para área ocupacional são aqueles nas formas de gás, vapor e aerodispersóides, pois podem ingressar pela via respiratória do trabalhador, reconhecidamente a única via de exposição a agentes químicos.
b. Os agentes físicos são as diferentes formas de energia a que o trabalhador está exposto em seu ambiente de trabalho. Entre os agentes físicos classificados como radiações ionizantes, estão a radiação ultravioleta produzida nos processos de solda elétrica, os raios-x utilizados na medicina e a radiação gama utilizada em atividades de gamagrafia industrial.
c. A exposição aos agentes químicos, físicos e biológicos pode resultar em doenças ocupacionais, se não forem tomadas medidas de controle para evitar a exposição a níveis substanciais. Na exposição a poeiras de chumbo ou aos raios-x (um agente químico e um agente físico, respectivamente), o trabalhador corre o risco de desenvolver um câncer ocupacional. Já no trabalho em galerias de esgoto, o contato com hepatites virais, um fator de risco biológico, pode levar ao desenvolvimento de algum tipo de hepatite.
d. A exposição a agentes biológicos se dá principalmente nas atividades relacionadas à saúde humana, como naquelas desenvolvidas em hospitais e postos de saúde. Entretanto, a exposição aos agentes biológicos pode ocorrer também na exploração florestal durante o corte de árvores com motosserras. O corte de árvore expõe o trabalhador à poeira vegetal (poeira da madeira), um reconhecido agente biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina