Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Carraher (1995), nem sempre se pode afirmar que o material concreto ou jogos pedagógicos são indispensáveis para que ocorra uma efetiva aprendizagem da Matemática.
Neste sentido, segundo a autora:
A - Se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema não impliquem a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
B - Se necessita de objetos na sala de aula, não de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
C - Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
D - Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema que não implique na utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas com base na afirmação de Carraher (1995) sobre a aprendizagem da Matemática e a utilização de materiais concretos ou jogos pedagógicos. A - Se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema não impliquem a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que objetos são necessários, mas não se deve usar os princípios lógico-matemáticos, o que não parece alinhar-se com a ideia de aprendizagem efetiva. B - Se necessita de objetos na sala de aula, não de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Aqui, a afirmação é que objetos são necessários, mas não se deve usar os princípios lógico-matemáticos, o que também não parece correto. C - Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que o foco deve estar nas situações que envolvem os princípios lógico-matemáticos, o que parece mais alinhado com a ideia de aprendizagem. D - Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema que não implique na utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que nem objetos nem princípios lógico-matemáticos são necessários, o que contradiz a ideia de que a aprendizagem deve envolver esses princípios. Após analisar as alternativas, a opção que melhor reflete a ideia de Carraher sobre a aprendizagem da Matemática é: C - Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em se tratando de estratégias de resolução de problemas, constatamos que elas contribuem para o aluno se organizar, refletir e entender o sentido dos problemas propostos, favorecendo uma interpretação mais coerente, para que não incorram tanto em resultados sem nenhuma lógica.
Analise as sentenças a seguir:
I - A Resolução de Problemas como metodologia de ensino possibilita a participação do aluno na construção do próprio conhecimento. Nesse processo, mesmo antes de ter o conteúdo sistematizado, ele pode perceber a necessidade do conhecimento matemático em certas situações, bem como avaliar a importância da Matemática como ciência para a análise, interpretação e mensuração dos fatos que ocorrem na sociedade.
II - Abordar um conteúdo por meio da resolução de problemas como metodologia de ensino, não é uma tarefa que exige muito preparo do professor. O assunto que agrada um aluno e desperta seu interesse pode não surtir o mesmo efeito em outro. O esporte, principalmente o futebol, pode ser usado para trabalhar ou introduzir os conteúdos de Análise Combinatória, no entanto, não agradará a maioria dos alunos, alguns podem ser indiferentes e outros simplesmente não gostaram.
III - Os professores não precisam perceber a necessidade da continuidade investigativa, com novas perspectivas, abordando outros assuntos em conteúdos diferentes, pois através de uma análise teórico prática pode se evidenciar um avanço, com resultados favoráveis, apesar dos limites impostos pelo tempo.
IV - A resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica importante e fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino da matemática. Porém, em sala de aula, constata-se um uso exagerado de regras, resoluções por meio de procedimentos padronizados, desinteressantes para professores e alunos, empregando-se problemas rotineiros e que não desenvolvem a criatividade e autonomia em matemática.
A I e II.
B I, IV.
C I, II e III
D I, III e IV.

Pode-se afirmar que o aluno constrói um campo de conceitos que toma sentido num campo de problemas, e não um conceito isolado em resposta a um problema particular; a resolução de problemas não é uma atividade para ser desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, mas uma orientação para a aprendizagem, pois proporciona o contexto em que se podem apreender conceitos, procedimentos e atitudes matemáticas.
Assinale a alternativa que corresponda às categorias que os diferentes tipos de problemas podem ser sintetizados.
A Algoritmização, complexos, nebulosos e sem resposta única.
B Profissionais, nebulosos, sem resposta única e inédita.
C Complexos, nebulosos, sem resposta única e inédita.
D Algoritmização, realísticos, nebulosos e sem resposta única.

No entanto, despertar no aluno o gosto pela resolução de problemas não é tarefa fácil, muitos são os momentos de dificuldade, obstáculos e erros. Na maioria das vezes, isso acontece porque professores e alunos não fazem distinção entre um problema matemático de um exercício matemático.
Ao distinguir, mais claramente, um problema de um exercício, podemos dizer que:
I - Um problema matemático é uma situação que demanda a realização de uma sequência de ações ou operações para obter um resultado.
II - Um problema matemático é toda situação que requer a descoberta de informações matemáticas desconhecidas para a pessoa que tenta resolvê-lo e/ou a invenção de uma demonstração de um resultado matemático dado.
III - Uma atividade de treinamento no uso de alguma habilidade/conhecimento matemático já conhecido por quem resolve o problema, como a aplicação de um algoritmo conhecido, de uma fórmula conhecida.
A I e II
B I, IV.
C I, II, III
D I, III e IV

As tendências metodológicas que compõe o campo de estudo da Educação Matemática são: História da Matemática, Etnomatemática, Modelagem Matemática, Mídias Tecnológicas, Investigação Matemática e Resolução de Problemas.
Analise o trecho a seguir:
A Etnomatemática.
B Modelagem matemática.
C História da matemática.
D Investigação matemática.

O enfoque histórico também é uma importante possibilidade, o qual busca mostrar que a Matemática é uma ciência rica e que busca aparatos para o aluno ter uma aprendizagem por completo.
Dessa forma, o entendimento da evolução do conhecimento matemático permite ao educador produzir meios que facilitem a construção do conhecimento dos alunos.
A Escola nova.
B Educação matemática.
C Evolução didática.
D Resolução de problemas.

A relação entre pais e filhos exige várias habilidades sociais. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral dos filhos e de prepará-los para a vida, os pais utilizam-se de três estratégias básicas para educá-los.
Nesse sentido, analise as sentenças que seguem:
I – Os pais utilizam recompensas e punições para educar.
II – Os pais estabelecem normas, explicações, exortações e estímulos.

as capacidades do aluno as quais poderão ou não estar presentes (CARRAHER, 1991). Considerando a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas (PCN, 1998) é importante:
Qual das alternativas é a mais adequada?
A Propor situações que os estudantes não tenham condições de resolver.
B Propor situações que os estudantes tenham condições de resolver.
C Propor situações que os estudantes tenham condições medianas de resolver.
D Propor situações que os estudantes tenham poucas condições de resolver.

Mais conteúdos dessa disciplina