Logo Passei Direto
Buscar
No século V a.C., a vitória dos gregos sobre os persas nas Guerras Médicas assinalou o apogeu da Grécia Antiga. Atenas, sob o governo de Péricles, atingiu o apogeu da democracia ateniense e grande desenvolvimento econômico.
Essa democracia beneficiava:
a) a todos os habitantes da cidade de Atenas, mesmo que estrangeiros.
b) a todos os considerados cidadãos atenienses.
c) apenas aos políticos do partido democrático.
d) apenas aos juízes do Supremo Tribunal que podiam julgar mais livremente.
e) a toda a elite ateniense, incluindo as mulheres.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre a democracia ateniense sob o governo de Péricles, é importante entender quem eram considerados cidadãos atenienses e quem se beneficiava da democracia na época. Na Atenas do século V a.C., a democracia era limitada aos cidadãos atenienses, que eram homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos não tinham direitos políticos. Analisando as alternativas: a) a todos os habitantes da cidade de Atenas, mesmo que estrangeiros - Incorreto, pois estrangeiros não eram considerados cidadãos. b) a todos os considerados cidadãos atenienses - Correto, pois apenas os cidadãos atenienses tinham direitos políticos. c) apenas aos políticos do partido democrático - Incorreto, pois a democracia era mais ampla e incluía todos os cidadãos. d) apenas aos juízes do Supremo Tribunal que podiam julgar mais livremente - Incorreto, pois a democracia não se restringia apenas aos juízes. e) a toda a elite ateniense, incluindo as mulheres - Incorreto, pois as mulheres não tinham direitos políticos. Portanto, a alternativa correta é: b) a todos os considerados cidadãos atenienses.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No tempo de Péricles (461-429 a.C), o comparecimento à assembleia soberana era aberto a todo o cidadão. A assembleia era um comício ao ar livre que reunia centenas de atenienses do sexo masculino, com idade superior a 18 anos. Todos os que compareciam tinham direito de fazer uso da palavra. As decisões da assembleia representavam a palavra final na guerra e na paz, nos tratados, nas finanças, nas legislações, nas obras públicas, no julgamento dos casos mais importantes, na eleição de administradores, enfim na totalidade das atividades governamentais.
O texto acima refere-se a Atenas, considerada o berço da Democracia no mundo antigo. Sobre aquele regime democrático, está correto afirmar que
a) apenas os homens livres, proprietários, nascidos em Atenas, filhos de pais e mães atenienses, eram considerados cidadãos, com direito à participação direta nas decisões tomadas.
b) baseava-se na participação direta de toda a população nas Assembleias Legislativas, que uma vez por ano se reuniam em praça pública, chamada de Ágora, e deliberavam sobre os mais variados assuntos.
c) os estrangeiros, bem como os escravos libertos, podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias, representando seus próprios interesses.
d) é um equívoco chamá-lo de democrático, pois negava a participação dos representantes eleitos pelos proprietários de terras.
e) como não havia escravos em Atenas, a quase totalidade da população tinha participação política daquela Cidade-Estado.

Em 2015, o noticiário internacional deu grande destaque à Grécia, país europeu que vivia uma grave crise econômica e convocou a população para decidir, via referendo, as medidas que deveriam ser adotadas pelo governo para gerir a crise. Parte da imprensa destacou o caráter democrático de tal medida e, em muitos textos, lembrou que os gregos foram os criadores da democracia.
Assinale a alternativa que indica corretamente quais são as principais diferenças entre as concepções de democracia na Antiguidade grega e no mundo contemporâneo.
a) Na Antiguidade grega, a democracia surgiu da necessidade de administrar países cada vez maiores; nas democracias contemporâneas, a política ajuda a administrar unidades menores, como as cidades.
b) Na Antiguidade grega, o espaço reservado à atividade política eram os templos religiosos ou as residências das pessoas mais importantes; nas democracias contemporâneas, a atividade política se realiza no espaço público.
c) Na Antiguidade grega, política e religião eram esferas sociais separadas; nas democracias contemporâneas, a noção de cidadania vincula-se estreitamente às concepções religiosas.
d) Nas democracias contemporâneas, a participação política é vinculada à renda, com o voto censitário; na Grécia Antiga, apenas os proprietários de terras, homens e mulheres, tinham direito à participação política.
e) Nas democracias contemporâneas, o direito à participação política se estende a todos os grupos sociais; na Grécia antiga, apenas os homens livres nascidos na polis eram considerados cidadãos.

Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura.
Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como “Pré-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos
a) desconhecerem a escrita.
b) manterem relações comerciais.
c) viverem sob a forma de Estado.
d) dominarem as técnicas agrícolas.
e) ocuparem as margens dos grandes rios.

Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA.
a) Não havia animais nesse período específico.
b) Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte.
c) Nada sabemos sobre essas populações humanas.
d) Inexistiam técnicas para produção de pigmentos.
e) Há grande relevância histórica e artística.

Atente ao seguinte excerto: “Vivi a guerra inteira, tendo uma idade que me permitia formar meu próprio juízo, e segui-a atentamente, de modo a obter informações precisas. Atingiu-me também uma condenação ao exílio que me manteve longe de minha terra por vinte anos após o meu período de comando em Anápolis e, diante de minha familiaridade com as atividades de ambos os lados, especialmente aquelas do Peloponeso, em consequência do meu banimento, graças ao meu ócio, pude acompanhar melhor o curso dos acontecimentos. Relatarei, então, as divergências surgidas após os dez anos, e o rompimento da trégua e as hostilidades supervenientes”.
Sobre a Guerra do Peloponeso, registrada por Tucídides, é correto afirmar que
a) se trata de conflito armado entre gregos e troianos.
b) foi uma guerra entre Atenas e Esparta.
c) não ocorreu propriamente: trata-se de uma ficção do mundo antigo.
d) foi o conflito que ficou conhecido como Guerras Médicas.

Mais conteúdos dessa disciplina