Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o uso da expressão América Latina, podemos afirmar que: A ) Só teve força e expressão após os governos de esquerda do século XXI. B ) Nunca teve qualquer tipo de relação com pensamentos políticos e filosóficos do período. C ) Nunca teve relevância do ponto de vista histórico ou geopolítico. D ) Reflete um sentimento de unidade territorial incentivado pelos Estados Unidos da América. E ) Chegou a ser utilizada por Napoleão III e ganhou força no século XX graças às lutas políticas no continente.
User badge image
Mirela Degani

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Só teve força e expressão após os governos de esquerda do século XXI. Falso, a expressão "América Latina" já era utilizada antes do século XXI, em contextos políticos e sociais variados. B) Nunca teve qualquer tipo de relação com pensamentos políticos e filosóficos do período. Falso, a expressão "América Latina" está relacionada a diversos contextos políticos e filosóficos ao longo da história. C) Nunca teve relevância do ponto de vista histórico ou geopolítico. Falso, a expressão "América Latina" tem relevância histórica e geopolítica, especialmente em discussões sobre colonização, independência e integração regional. D) Reflete um sentimento de unidade territorial incentivado pelos Estados Unidos da América. Falso, embora os EUA tenham influenciado a região, a expressão "América Latina" não é exclusivamente um produto dessa influência. E) Chegou a ser utilizada por Napoleão III e ganhou força no século XX graças às lutas políticas no continente. Verdadeiro, Napoleão III usou a expressão e ela realmente ganhou força no século XX em função das lutas políticas e sociais na região. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: E) Chegou a ser utilizada por Napoleão III e ganhou força no século XX graças às lutas políticas no continente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre o papel das ideias políticas nas Treze Colônias ao longo da década de 1770, é correto afirmar que
a ) houve um desaquecimento do ideário iluminista ao longo do período graças a um forte esquema de controle de ideias por parte da Coroa inglesa.
b ) se restringiam às ideias de cunho religioso e de políticas rudimentares.
c ) pode ser desprezado, tendo em vista o papel pouco expressivo de um pensador como Thomas Paine nos EUA e na Europa, algo que pode ser verificado nas palavras de pensadores da época e da atualidade.
d ) os panfletos mais relevantes que circularam nas Treze Colônias nesse período tinham cunho mais moderado e acompanhavam o ritmo do processo político em voga, caminhando para uma resolução amistosa.
e ) se destaca a circulação de ideias como o panfleto Senso Comum, de Thomas Paine, que alardeava a liberdade de maneira mais radical, justamente no momento em que a metrópole apontava para a resistência.

Com o desenvolvimento do mundo colonial, diversas contradições ocorreram e fortaleceram os ideais de independência, tanto na América Espanhola quanto na Portuguesa.
Entre essas contradições, podemos elencar:
a ) As contradições vinham do fato de as colônias tornarem-se cada vez menos dinâmicas e mais estáticas nos aspectos político e econômico.
b ) A incapacidade de os colonos ampliarem a atuação política e realizarem processos de independência em todo o continente.
c ) O desejo das metrópoles de se desprender dos compromissos com suas colônias, tendo em vista que a difusão das ideias iluministas, ao atingirem Portugal e Espanha, geraram mudanças nas mentalidades ibéricas.
d ) A ampliação de pessoas nascidas na colônia e com maior identificação com ela; o fortalecimento da economia e interesses locais; a busca de ampliação de mercados e de liberdade política com influência das ideias iluministas.
e ) A redução crescente da escravidão em todo o mundo colonial trouxe a necessidade da independência como forma de dinamizar as economias e ampliar a mão de obra livre no continente.

Sobre os cabildos coloniais, é correto afirmar que
a ) embora fosse uma instituição de poder simbólico significativo na América Espanhola, era incapaz de dispor de um poder que pudesse interferir no jogo político local.
b ) tratava-se de importante instituição colonial do mundo anglo-saxão, marcada pela atuação dos pioneiros conhecidos como peregrinos.
c ) foi uma das mais importantes instituições políticas do Brasil Colônia, atuando de maneira demarcada e em prol dos interesses locais.
d ) apenas ressaltava o poder da metrópole e garantia que não houvesse a constituição de poder local. Isso é possível de perceber justamente no processo de emancipação local.
e ) era uma instituição fundamental na América Espanhola, similar a uma câmara municipal na América Portuguesa. Nela, a atuação dos criollos era decisiva para a construção do poder local.

A segunda metade do século XVIII é marcada pela Revolução Industrial e a eclosão das ideias liberais na Europa. Mas, ao pensarmos nos acontecimentos do início do século XIX, principalmente no Brasil, podemos apontar como elemento decisivo à independência que:
a ) Houve o acompanhamento do ritmo de industrialização da Europa, bem como a crescente liberalização da economia, no fim do século XVIII.
b ) A reação da nobreza por toda a Europa gerou um efeito muito importante no Brasil, retardando cada vez mais as transformações políticas locais.
c ) O processo de bloqueio continental na Europa, por parte de Napoleão, acabou por deixar todo o cenário político mais inerte, retardando ainda mais qualquer mudança no Brasil.
d ) A chegada da Família Real Portuguesa, embora não tenha sido responsável por todas as contradições, foi fundamental para dar início ao processo de mudança que culminou na independência.
e ) O crescente movimento abolicionista precipitou o processo de independência já no início do século XIX.

Ao longo das décadas de 1960 e 1970, notou-se um sólido crescimento dos estudos sobre os processos de independência do continente americano, em especial na América Latina. Sobre esse crescimento, é possível afirmar que:
A ) Por influência de países como os EUA, podemos notar que houve um crescente fortalecimento das pesquisas relacionadas aos processos de independência no continente, tendo em vista as similaridades.
B ) A democracia vigente em todo o continente inspirou pensadores a refletirem sobre as rupturas políticas do século XIX.
C ) Ao longo dessas décadas, podemos notar as mudanças na profissionalização da pós-graduação brasileira.
D ) Houve um significativo crescimento do financiamento acadêmico em países como o Brasil.
E ) Ocorreu devido aos regimes autoritários desse período, que inspiraram ideais de ruptura política, incentivando estudos relacionados à independência.

Pensadores que se debruçaram sobre a história da América Latina independente, como Caio Prado Júnior, Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto:
A ) trataram em suas obras da forma como as ex-colônias se constituíram como experimentos totalmente inovadores e promissores em relação ao passado colonial.
B ) abordaram as mudanças mais significativas nos aspectos sociais, inclusive as novas formas de sociabilidade cultural.
C ) deram ênfase significativa aos fatores de continuidade nas independências, deixando de lado a abordagem acerca das rupturas.
D ) buscaram ao máximo constituir um equilíbrio entre rupturas e permanências ao construírem seus tratados sobre nações do continente.
E ) acabaram por dar ênfase significativa aos aspectos culturais que envolviam a colônia.

A virada da década de 1980 para a de 1990 na América Latina trouxe transformações políticas significativas principalmente do ponto de vista econômico. Sobre esse momento histórico, e considerando a diversidade das nações abordadas, é incorreto afirmar que
a ) algumas nações adotaram com grau de ênfase a agenda neoliberal que já tinha sido testada no Chile no período de Pinochet.
b ) foi um período de consolidação das redemocratizações em parte dessas nações, como no Brasil e na Argentina, com algumas diferenças objetivas. No caso argentino, os ditadores foram julgados pelos seus crimes.
c ) ao fim da década, a estabilidade econômica vivida por algumas das nações que adotaram a agenda neoliberal acabaria se convertendo em desigualdade social e baixo crescimento.
d ) foi uma época marcada pelo crescimento cada vez mais forte de movimentos revolucionários inspirados no momento de fortalecimento vivido pelos socialistas na URSS.
e ) no campo econômico, nações como o Brasil passaram a viver o chamado neoliberalismo, que incluía uma agenda econômica de privatizações e diminuição do Estado.

Para compreendermos o tipo de mentalidade que se estabeleceu nas Treze Colônias - e que se tornou fundamental para seu desenvolvimento econômico -, recorremos a uma das principais teses de Max Weber.
Sobre essa tese, é correto afirmar:
a ) Max Weber, em sua análise, opta por privilegiar os elementos econômicos em detrimento dos culturais e individuais.
b ) Uma das questões que Weber levanta diz respeito ao caráter determinante do coletivo em detrimento ao indivíduo, o que explicaria o êxito dos colonos.
c ) Faz referência à noção de ética protestante, que explica a capacidade de trabalho e acumulação de riquezas que orientava parte dos colonos das Treze Colônias naquele período.
d ) Acabava por não dar ênfase aos elementos racionais e burocráticos, que poderiam explicar o papel do Estado e suas transformações no período.
e ) O materialismo histórico e dialético é a única forma que podemos vislumbrar para a explicação desse fenômeno histórico.

Ao abordarmos o processo de independência das Treze Colônias, que deu origem aos Estados Unidos, tratamos muito sobre o papel das ideias liberais e da ética protestante.
Mas outros fatores são fundamentais para compreendermos esse processo. Nesse caso, é correto afirmar que
a ) havia a necessidade de avançar sobre a parte Oeste do país e os conflitos com os povos indígenas da região precipitaram a independência.
b ) na década de 1750, a população das Treze Colônias havia crescido significativamente. Além disso, uma série de cidades chegava a tamanhos relativamente grandes, o que explica cada vez mais o dinamismo e a circulação de ideias políticas de liberdade.
c ) os movimentos abolicionistas se sobrepuseram aos demais, o que explica o aceleramento da independência dos EUA.
d ) a Inglaterra, ao ver o crescimento de ideias revolucionárias no território, fez múltiplas concessões do ponto de vista econômico e tributário, abrindo espaço para o fortalecimento da elite local.
e ) a Inglaterra deixava claro o desejo de evitar conflitos, o que explica a ausência de resistência política e militar nesse processo.

Mais conteúdos dessa disciplina