Logo Passei Direto
Buscar
Podemos ver, ao olhar para a história, como nossas ideias sobre o mundo mudaram constantemente, do pensamento de que a Terra é plana até saber que ela é redonda, da suposição da Terra como centro do universo até a compreensão de que se trata apenas de um planeta no vasto cosmos.
Qual corrente filosófica defende a ideia de que os conhecimentos cumprem uma função desde que os mesmos “funcionem”?
User badge image
EducacaoHistorica

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A corrente filosófica que defende a ideia de que os conhecimentos cumprem uma função desde que "funcionem" é o pragmatismo. Essa filosofia enfatiza a prática e a utilidade das ideias, sugerindo que o valor de uma crença ou teoria está em sua aplicação e nos resultados que ela produz.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

TEXTO I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por filtragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional.
As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que:
1. postulavam um princípio originário para o mundo.
2. eram baseadas nas ciências da natureza.
3. refutavam as teorias de filósofos da religião.
4. defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
5. tinham origem nos mitos das civilizações antigas.

A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática.
De acordo com o excerto acima, a virtude aristotélica consiste:
1. na capacidade de se encontrar a justa medida, a partir da ação própria do agente que reconhece a relatividade das circunstâncias nas quais está inserido.
2. na repetição do ato virtuoso, pois este já se encontra em estado de perfeição.
3. na capacidade de alcançar o fim desejado, isto é, uma vida justa e feliz.
4. na racionalidade com que o agente escolhe os meios para se atingir os fins desejados.
5. no senso de medida universal, ou seja, na boa escolha relativa a nós.

O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, entre Xenófanes de Colofão e Pitágoras de Samos? “Todos esses pensadores propõem uma explicação racional do mundo, e isso é uma reviravolta decisiva na história do pensamento”. (Pierre Hadot).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia, seguem as seguintes proposições:
I. Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis porque as explicações racionais do mundo por eles produzidas apresentam não apenas o início, o princípio, mas também o desenvolvimento e o resultado do processo pelo qual uma coisa se constitui.
II. Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratarem da origem e do desenvolvimento do universo, antes deles já existiam cosmogonias, mas estas eram de tipo mítico.
III. As explicações racionais do mundo elaboradas pelos pré-socráticos seguem o mesmo esquema ternário que estruturava as cosmogonias míticas.
IV. O nascimento das explicações racionais do mundo são também o surgimento de uma nova ordem do pensamento.
V. Tales de Mileto, um dos Sete Sábios, além de matemático e físico é considerado filósofo.
1. Todas as proposições estão corretas.
2. Apenas a proposição IV está incorreta.
3. Todas as proposições estão incorretas.
4. Somente as proposições I e II estão corretas.
5. As proposições III e IV estão incorretas.

Qual filósofo existencialista declarou que é tarefa do indivíduo decidir o valor moral de seus atos e das ações dos outros?

René Descartes é conhecido por lançar a 'dúvida metódica', que se baseia numa reflexão que deixa de lado qualquer crença cuja verdade possa ser contestada. A intenção de Descartes era mostrar que, mesmo partindo de uma posição cética, pode-se alcançar o conhecimento.
Sobre as etapas da 'dúvida metódica', qual alternativa NÃO condiz com a proposta de Descartes?

Qual corrente que se diferencia dos grandes sistemas filosóficos pois abarca uma múltipla diversidade de pensamento que se preocupa com temas como a existência individual, a subjetividade, a liberdade e escolhas dos sujeitos?

O vínculo estabelecido pelo positivismo entre lógica, ciência, política e moral mostra que o cientista tenha um papel social importante. Para Comte, é impossível considerar a lógica sem considerar um programa ético e político.
Segundo o Positivismo, podemos afirmar que:
1. Os fatos metafísicos e idealistas são compreendidos como o verdadeiro conhecimento científico.
2. É notória a crença na racionalidade científica e religiosa, sendo que ambas não entram em conflito.
3. A Ciência soluciona todos os problemas humanos.
4. Esse método não é válido para o estudo da sociedade.
5. As concepções idealistas e espiritualistas da realidade devem ser respeitadas.

Os pais cuidam da casa; os príncipes, do Estado. Uns e outros deixam de se propor como fim último o bem geral e a perfeição a que está destinada a humanidade e para a qual esta tem disposições.
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, avalie as afirmacoes a seguir:
I. A educação deve ser cosmopolita, pois a espécie é obrigada a extrair de si mesma todas as qualidades que pertencem à humanidade.
II. Uma boa educação visa à transmissão de conhecimentos e ao aprimoramento de experiências para a geração seguinte.
III. Os pais e os príncipes desejam que a educação de seus filhos e súditos, respectivamente, seja aperfeiçoada a fim de se alcançar o bem universal.
IV. O projeto educativo que se desenvolva com vistas a gerações futuras prejudica as gerações atuais.

Além de Peirce, o pragmatismo teve outro filósofo como grande referência, o norte-americano, filósofo e psicólogo William James. Qual alternativa se aproxima com o ideário de James:
1. Nenhuma das alternativas acima.
2. A verdade de uma ideia depende do quanto ela é idealista, isto é, se ela coloca em dúvida o que dela se exige.
3. Incorreta: A verdade de uma ideia é uma propriedade estagnada inerente a ela.
4. As crenças não podem ser respeitáveis, e até mesmo consideradas verdadeiras, justamente porque elas não funcionam.
5. Se uma ideia não contradiz os fatos (as leis da ciência, por exemplo) não pode haver razão para não considerá-la verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina