Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2010) Entre os desafios da saúde no Brasil, destaca-se a humanização da assistência. Assim, o Programa Humaniza SUS tem como principio norteador:
São princípios norteadores do Programa Humaniza SUS, apenas os apresentados em:
I- Desenvolver um conjunto de indicadores de resultado e sistema de incentivo ao tratamento humanizado.
II- Estimular com recursos financeiros o máximo de produção realizada pelos operadores da saúde.
III- Fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.
IV- Atuar em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.
A I e III.
B I e II.
C II e III.
D III e IV.
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada um dos itens apresentados: I- Desenvolver um conjunto de indicadores de resultado e sistema de incentivo ao tratamento humanizado. Verdadeiro, isso está alinhado com os princípios do Programa Humaniza SUS, que busca melhorar a qualidade da assistência. II- Estimular com recursos financeiros o máximo de produção realizada pelos operadores da saúde. Falso, essa abordagem não está em consonância com a humanização da assistência, que prioriza a qualidade do atendimento em vez da quantidade de produção. III- Fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade. Verdadeiro, isso é um princípio importante do Programa Humaniza SUS, que valoriza a colaboração entre diferentes profissionais de saúde. IV- Atuar em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e solidário, em conformidade com as diretrizes do SUS. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta e reflete a proposta de atuação integrada e solidária do SUS. Agora, vamos verificar as alternativas: A) I e III. (Corretas) B) I e II. (I correta, II falsa) C) II e III. (II falsa, III correta) D) III e IV. (Ambas corretas) A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é a A) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Programação Pactuada e Integrada da Assistência em Saúde (PPI) é uma ferramenta inserida nos Pactos Pela Saúde e tem como finalidade garantir para a população o acesso em todos os níveis de atenção à saúde estando coerente com o processo global de planejamento do SUS. Possui diversos objetivos de atuação no planejamento do SUS.
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Buscar a equidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade.
II- Não foca orientar a alocação dos recursos financeiros de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população.
III- Não tem relação com a visualização da parcela dos recursos federais, estaduais e municipais, destinados ao custeio de ações de assistência à saúde.
IV- Fornecer subsídios para os processos de regulação do acesso aos serviços de saúde.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O Programa Nacional de Imunizações - PNI - do Brasil é uma referência mundial de política pública de saúde. O país já erradicou ou manteve sob controle, por meio da vacinação, várias doenças, como a varíola e a poliomielite. A população brasileira tem acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Criado em 1973, o objetivo do PNI é normatizar a imunização em nível nacional.
Sobre o PNI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) São alvos de vacinação do PNI as crianças, os adolescentes, os adultos, os idosos e os indígenas.
( ) O PNI já conseguiu controlar o sarampo, o tétano, a tuberculose, a difteria e a coqueluche.
( ) O PNI não vacina contra rubéola, Hepatite A e B e Haemophilus Influenzae tipo b.
( ) Foi idealizada por Sergio Arouca, um dos fundadores da Saúde Pública.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - F.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA) descreve o perfil epidemiológico dos pacientes cadastrados e pode ser uma ferramenta importante para os gestores e planejadores de saúde na formulação e avaliação de políticas públicas.
Sobre o Hiperdia, assinale a alternativa CORRETA:
A Desenvolvido em 2002, permite cadastrar e acompanhar somente os portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS), em todas as Unidades Básicas do SUS.
B Surgiu em 2003 para acompanhar somente os portadores de diabetes mellitus (DM), em todas as Unidades Básicas do SUS.
C Esse sistema foi desenvolvido em 2001 e permite cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e/ou diabetes mellitus (DM), em todas as Unidades Básicas do SUS; e também possui o propósito de gerar informações para os trabalhadores e gestores de saúde, para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos a todos os usuários cadastrados.
D Desenvolvido em 2004 para cadastrar e acompanhar os portadores de HIV, em todas as Unidades Básicas do SUS; e gerar informações para os trabalhadores e gestores de saúde, para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos a todos os usuários cadastrados.

Sobre a transdisciplinaridade, entendemos que é uma nova proposta para contemplar a complexidade dos saberes e das práticas, adicionando diversidade aos saberes disciplinares, e vem a ser o produto final no histórico da saúde coletiva.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência das evoluções até chegarmos à transdisciplinaridade:
a) Metadisciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, gamadisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
b) Multidisciplinaridade, disciplinaridade, metadisciplinaridade, betadisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
c) Multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, metadisciplinaridade, interdisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.
d) Pluridisciplinaridade, multidisciplinaridade, metadisciplinaridade, interdisciplinaridade, chegando à transdisciplinaridade.

Os Sistemas de Informação em Saúde são sistemas que organizam a informação de uma organização de saúde, ou seja, uma combinação de procedimentos, informação, pessoas, tecnologias e vários outros recursos. Existem vários sistemas de informações atualmente vigentes no Brasil.
Sobre esses sistemas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDH-M.
( ) Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA).
( ) Informações Hospitalares (SIH/SUS).
( ) Informação da Atenção Básica (SIAB).
a) V - F - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - V.

As ações de serviços das unidades regionalizadas e hierarquizadas proporcionam um serviço que está estruturado em graduados estágios de dificuldades, apoiados em aparatos tecnológicos de última geração, localizados e delimitados por região, conhecendo as especificidades da população local, possibilitando acesso e recursos para suas necessidades. Estas ações de serviços das unidades estão dentro de hierarquias em nível primário, secundário e terciário.
Sobre as ações de serviço, assinale a alternativa CORRETA:
A No nível primário, tem-se a unidade básica de saúde e os hospitais de referência.
B No nível terciário, estão os hospitais de referência, que resolvem os 50% restantes dos problemas de saúde.
C No nível secundário, estão os Centros de Especialidade, que resolvem 45% dos problemas de saúde.
D No nível primário, resolvem-se 80% dos problemas - é a Unidade Básica de Saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina