Logo Passei Direto
Buscar
Reyes considera que o ofício do mediador de leitura consiste em ler de muitas formas.
Segundo o conceito de Reyes, assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) primeiro, ler para si mesmo, pois um mediador de leitura é um leitor insensível e perspicaz, que se não se deixa tocar pelos livros, que desfruta e que sonha mas prefere não compartilhar.
( ) Segundo porque um mediador cria rituais, momentos e atmosferas propícias para facilitar os encontros entre livros e leitores. Às vezes, pode fazer a Hora do Conto e ler em voz alta uma ou várias histórias a um grupo, mas, outras vezes, propicia leituras íntimas e solitárias ou encontros em pequenos grupos. Assim, em certas ocasiões, conversa ou recomenda algum livro; em outras permanece em silêncio ou se oculta para deixar que livro e leitor conversem.
( ) Terceiro, além da leitura de livros, também realizada uma “leitura” dos seus leitores, isto é, busca compreender as necessidades do outro, que podem ser percebidas através de perguntas.
Todas verdadeiras.
F, V e V.
F, F e V.
V, F e F.
Todas falsas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o conceito de mediador de leitura segundo Reyes: ( ) Primeiro, ler para si mesmo, pois um mediador de leitura é um leitor insensível e perspicaz, que se não se deixa tocar pelos livros, que desfruta e que sonha mas prefere não compartilhar. Essa afirmação é falsa (F). Um mediador de leitura deve ser sensível e capaz de compartilhar suas experiências e emoções com os leitores, não sendo insensível. ( ) Segundo porque um mediador cria rituais, momentos e atmosferas propícias para facilitar os encontros entre livros e leitores. Às vezes, pode fazer a Hora do Conto e ler em voz alta uma ou várias histórias a um grupo, mas, outras vezes, propicia leituras íntimas e solitárias ou encontros em pequenos grupos. Assim, em certas ocasiões, conversa ou recomenda algum livro; em outras permanece em silêncio ou se oculta para deixar que livro e leitor conversem. Essa afirmação é verdadeira (V). O mediador realmente cria ambientes e momentos que favorecem a leitura e a interação com os livros. ( ) Terceiro, além da leitura de livros, também realiza uma “leitura” dos seus leitores, isto é, busca compreender as necessidades do outro, que podem ser percebidas através de perguntas. Essa afirmação é verdadeira (V). O mediador deve entender as necessidades dos leitores para melhor orientá-los e ajudá-los a encontrar livros que os interessem. Portanto, a sequência correta é: F, V e V. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, V e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o trecho, assinale a opção correta. Para Zilberman (2012) a atividade com literatura infantil é um processo de compreensão, em que, durante a recepção da obra, são captados os sentidos, como o texto se relaciona com o leitor e o contexto histórico.
De modo que a autora considera que o professor deve
apenas concretizar e expandir a alfabetização (ensinar o aluno a dominar os códigos de leitura), mas também para a compreensão do texto, estimulando os alunos a falarem sobre o texto e a pensarem sobre a temática e a(s) linguagem(ns) aplicada(s) no gênero textual abordado.
não apenas concretizar e expandir a alfabetização (ensinar o aluno a dominar os códigos de leitura), mas também para a compreensão do texto, porém, não deve estimular os alunos a falarem sobre o texto e a pensarem sobre a temática e a(s) linguagem(ns) aplicada(s) no gênero textual abordado.
apenas concretizar e expandir a alfabetização (ensinar o aluno a dominar os códigos de leitura).
não apenas concretizar e expandir a alfabetização (ensinar o aluno a dominar os códigos de leitura), mas também para a compreensão do texto, estimulando os alunos a falarem sobre o texto e a pensarem sobre a temática e a(s) linguagem(ns) aplicada(s) no gênero textual abordado.
não apenas concretizar e expandir para a compreensão do texto, mas, se tiverem tempo sobrando, estimular os alunos a falarem sobre o texto e a pensarem sobre a temática e a(s) linguagem(ns) aplicada(s) no gênero textual abordado.

Mais conteúdos dessa disciplina