Logo Passei Direto
Buscar
Para Gil (2009), a aprendizagem ou consolidação da aprendizagem pode acontecer em qualquer etapa da aula. Ela pode acontecer de forma reprodutiva, generalizada ou de forma criativa.
Assinale a alternativa que descreve a consolidação reprodutiva:
a. A consolidação reprodutiva ocorre quando a aprendizagem do nosso educando, promovendo a oportunidade de formação social ao utilizar deste como aprendizagem extraescolar.
b. A consolidação reprodutiva direciona o professor aos conteúdos programáticos que correspondem ao nível de aprendizagem de sua turma.
c. A consolidação reprodutiva ocorre por meio de exercícios.
d. A consolidação reprodutiva se refere à aplicação do assunto entendido em situações novas.
e. A consolidação reprodutiva se refere a tarefas que levam ao aprimoramento do senso crítico e do pensamento livre do aluno.
User badge image
Didaticamente

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para entender a consolidação reprodutiva segundo Gil (2009), é importante saber que essa forma de aprendizagem se refere à repetição e à prática de conteúdos já aprendidos, geralmente por meio de exercícios e atividades que reforçam o conhecimento. Analisando as alternativas: a) A consolidação reprodutiva ocorre quando a aprendizagem do nosso educando, promovendo a oportunidade de formação social ao utilizar deste como aprendizagem extraescolar. - Esta opção não descreve a consolidação reprodutiva de forma precisa. b) A consolidação reprodutiva direciona o professor aos conteúdos programáticos que correspondem ao nível de aprendizagem de sua turma. - Embora relevante, não é uma definição clara da consolidação reprodutiva. c) A consolidação reprodutiva ocorre por meio de exercícios. - Esta opção é direta e se alinha com a definição de consolidação reprodutiva, que envolve a prática e repetição. d) A consolidação reprodutiva se refere à aplicação do assunto entendido em situações novas. - Isso se relaciona mais à aprendizagem criativa ou generalizada. e) A consolidação reprodutiva se refere a tarefas que levam ao aprimoramento do senso crítico e do pensamento livre do aluno. - Isso também não se encaixa na definição de consolidação reprodutiva. Portanto, a alternativa correta é: c) A consolidação reprodutiva ocorre por meio de exercícios.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Já na Idade Moderna (Meados do séculos XIV – XVIII), tivemos alguns avanços educacionais: os Jesuítas contribuíram para a transformação do ensino.
Qual marco educacional instituído nesse período que vem a influenciar influenciou atualmente nossa educação básica?
a. A divisão de séries por idade passou a ter o nome de ensino primário, sendo oferecido às classes populares.
b. O uso das ciências, para estudos e observações do desenvolvimento de animais e plantas.
c. A utilização da multiplicação como cálculo na área da Matemática.
d. As navegações, utilizadas para o desenvolvimento dos estudos da Geografia.
e. A psicomotricidade com o uso atividade motoras para a educação infantil.

Já a pedagogia escola nova ou renovada progressivista surgiu no final do século XIX e início do século XX. Sua preocupação era com o desenvolvimento cognitivo do aluno, de maneira que inovou com uma dinâmica do conhecimento por meio de projetos, pesquisas e experiências.
Traz consigo a realidade de uma escola dentro da sociedade em mudanças, onde o aluno é estimulado a _________. Complete a frase e assinale a alternativa correta:
a. Aprender a ser.
b. Aprender a aprender.
c. Aprender e construir.
d. Aprender e ensinar.
e. Aprender a fazer.

As principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.
Nesse sentido, relacione as colunas, tendências pedagógicas com suas respectivas correntes educacionais:
1. LIBERAL
2. PROGRESSISTA
( 1 ) Tradicional.
( 2 ) Libertadora.
( 1 ) Escola Nova.
( 1 ) Tecnicista.
( 2 ) Libertária.
( 2 ) Histórico - Crítica.
a. 2 - 2 - 2 - 1 - 1 - 1.
b. 2 - 1 - 2 - 1 - 2 - 1.
c. 1 - 2 - 1 - 2 - 1 - 2.
d. 1 - 2 - 1 - 1 - 2 - 2.
e. 1 - 1 - 1 - 2 - 2 - 2.

Mais conteúdos dessa disciplina