Logo Passei Direto
Buscar
Alguns ritmos são originários do Brasil, como por exemplo, o xaxado, muito conhecido no nordeste do país. Também o frevo e o axé, característicos no carnaval brasileiro, a maior festa popular, danças que envolvem bastante coreografia individual, passos rápidos.
Já o sertanejo e pagode são ritmos bastante presentes no ____________, Em qual região esses ritmos são mais presentes?
a. leste e sudeste
b. centro oeste e sul
c. centro norte e sudeste
d. oeste e sul
e. centro oeste e sudeste
User badge image
EducaFit

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos analisar onde os ritmos sertanejo e pagode são mais populares no Brasil. O sertanejo é um estilo musical que tem suas raízes principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, sendo muito associado a estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O pagode, por sua vez, é um subgênero do samba que também é bastante popular no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Agora, vamos analisar as alternativas: a) leste e sudeste - Não é uma classificação geográfica precisa para os ritmos mencionados. b) centro oeste e sul - O sertanejo é forte no Centro-Oeste, mas o pagode não é característico do Sul. c) centro norte e sudeste - O Centro-Norte não é uma região conhecida por esses ritmos. d) oeste e sul - Não se aplica aos ritmos mencionados. e) centro oeste e sudeste - Esta opção abrange as regiões onde tanto o sertanejo quanto o pagode são mais presentes. Portanto, a alternativa correta é: e) centro oeste e sudeste.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na sociedade contemporânea inserida na escola, deve-se buscar considerar o movimento, os gestos, os sons, a luz, as sensações, os movimentos, as emoções, enfim, todas as formas de educação vividas em casa, e na rua.
Portanto podemos afirmar que?
a. É muito importante proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem seus próprios esportes e se tornarem agentes do conhecimento na escola. A dança pode cultivar iniciativa e autonomia, qualidades destinadas a viver e viver livremente. Os seres humanos estão sendo padronizados, principalmente sob a influência da mídia, agora a globalização penetrou e isso coloca um rótulo na forma como as pessoas se comportam e as tornam iguais na dança, na roupa, na sessão, etc.
b. É muito importante proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem seus próprios esportes e se tornarem agentes do conhecimento na escola. A dança pode cultivar iniciativa e autonomia, qualidades destinadas a viver e viver livremente. Os seres humanos estão sendo padronizados, principalmente sob a influência da mídia, agora a globalização penetrou e isso coloca um rótulo na forma como as pessoas se comportam e as tornam diferentes na dança, na roupa, na sessão, etc.
c. É muito importante proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem seus próprios esportes e se tornarem agentes do conhecimento na escola. A dança pode cultivar iniciativa e dependência, qualidades destinadas a viver e viver livremente. Os seres humanos estão sendo padronizados, principalmente sob a influência da mídia, agora a globalização penetrou e isso coloca um rótulo na forma como as pessoas se comportam e as tornam iguais na dança, na roupa, na sessão, etc.
d. É muito importante proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem os mesmos esportes e se tornarem agentes do conhecimento na escola. A dança pode cultivar iniciativa e autonomia, qualidades destinadas a viver e viver livremente. Os seres humanos estão sendo padronizados, principalmente sob a influência da mídia, agora a globalização penetrou e isso coloca um rótulo na forma como as pessoas se comportam e as tornam iguais na dança, na roupa, na sessão, etc.
e. É muito importante proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolverem seus próprios esportes e se tornarem agentes do conhecimento na escola. A dança pode cultivar iniciativa e autonomia, qualidades destinadas a viver e viver livremente. Os seres humanos estão sendo desarmonizados, principalmente sob a influência da mídia, agora a globalização penetrou e isso coloca um rótulo na forma como as pessoas se comportam e as tornam iguais na dança, na roupa, na sessão, etc.

Observamos que para a contribuição da dança no processo de ensino é importante que primeiramente a entendamos como uma atividade educativa, que pode ajudar os alunos a se desenvolverem de forma integral.
Em relação ao ensino da dança, qual dessas afirmacoes abaixo está correta?
a. De acordo ainda com Ossona (1988) deve encarar o ensino de dança como uma espécie de atividade educativa, recreativa e criativa. E ainda, é necessário um plano de ensino e um plano de realização.
b. Segundo Nanni (1995), os exercícios físicos não são vitais para o desenvolvimento das crianças, pois ampliam seus conhecimentos por meio de suas habilidades motoras.
c. Para Bertoni (1992), a dança como fator educacional contribui para o desenvolvimento da psicologia, da sociedade, da anatomia, da inteligência, da criatividade e da família. Nessa perspectiva, a dança contribui para a educação esportiva inconsciente e integral, proporcionando múltiplos benefícios nos aspectos físicos, sociais e intelectuais.
d. Segundo Nanni (1995), a dança contribui para o desenvolvimento das funções espirituais, tais como: atenção, memória, raciocínio, curiosidade, observação, criatividade, exploração, compreensão qualitativa da situação e capacidade crítica.
e. Fux (1983) defende que a dança é atraente como recurso didático contribuinte, pois auxilia em diversas áreas que são essenciais para a desconstrução do conhecimento dos alunos, estimula a espontaneidade e a criatividade.

Mais conteúdos dessa disciplina