Logo Passei Direto
Buscar
Leia atentamente as informações contidas nas colunas “A” e “B” para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as colunas.
Coluna A 1.Sócrates 2.Platão Coluna B I – Contribui para a Psicologia ao voltar seu interesse ao homem, mais especificamente ao que esse homem abriga: a alma. II – Mantém a busca do mestre pelo conhecimento verdadeiro, busca a essência das coisas, o conhecimento provindo da alma do homem. Acreditava que o homem era formado por um corpo mortal, mas também por uma alma que não morre e de onde provém todo o conhecimento. III – Define o mundo das ideias e instaura a preocupação com a localização da alma no corpo do homem, estabelecendo esse lugar como sendo a cabeça. Para esse filósofo, a medula era o componente de ligação da alma com o corpo. IV – Propôs a distinção entre o conhecimento da natureza e o conhecimento do homem, valorizando a razão. Para esse autor, só por meio do pensamento é que se podia chegar ao conhecimento de si próprio.
a. I – 1; II – 1; III – 2; IV – 2.
b. I – 2; II – 1; III – 1; IV – 2.
c. I – 1; II – 2; III – 1; IV – 2.
d. I – 2; II – 2; III – 1; IV – 1.
e. I – 1; II – 2; III – 2; IV – 1.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar as correspondências entre as colunas A e B: Coluna A: 1. Sócrates 2. Platão Coluna B: I – Contribui para a Psicologia ao voltar seu interesse ao homem, mais especificamente ao que esse homem abriga: a alma. II – Mantém a busca do mestre pelo conhecimento verdadeiro, busca a essência das coisas, o conhecimento provindo da alma do homem. Acreditava que o homem era formado por um corpo mortal, mas também por uma alma que não morre e de onde provém todo o conhecimento. III – Define o mundo das ideias e instaura a preocupação com a localização da alma no corpo do homem, estabelecendo esse lugar como sendo a cabeça. Para esse filósofo, a medula era o componente de ligação da alma com o corpo. IV – Propôs a distinção entre o conhecimento da natureza e o conhecimento do homem, valorizando a razão. Para esse autor, só por meio do pensamento é que se podia chegar ao conhecimento de si próprio. Agora, vamos correlacionar: - I – Refere-se a Sócrates, que se interessava pela alma e pelo homem. Portanto, I – 1. - II – Refere-se a Platão, que fala sobre a busca do conhecimento e a alma. Portanto, II – 2. - III – Refere-se a Platão, que define o mundo das ideias e a localização da alma. Portanto, III – 2. - IV – Refere-se a Sócrates, que propôs a distinção entre o conhecimento da natureza e do homem. Portanto, IV – 1. Assim, a sequência correta é: a. I – 1; II – 2; III – 2; IV – 1. Portanto, a alternativa correta é: a. I – 1; II – 2; III – 2; IV – 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação à psicanálise, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO.
I – A psicanálise tem seu nascimento no final do século XIX, assim como outras escolas de pensamento no ramo da Psicologia; contudo, suas semelhanças se dão mais em aspectos temporais do que propriamente epistemológicos. A psicanálise, que se confunde, em seus primeiros passos, com a história de Max Wertheimer, se difere da Psicologia acadêmica contemporânea a ela e se consolida como uma reflexão e prática clínica. II – Na prática clínica, Freud percebeu um aspecto importante sobre o método da livre associação: quando algum assunto era por demais embaraçoso, vergonhoso, repulsivo para ser falado, o paciente resistia. Desse modo, a resistência aparecia como um sintoma importante, porque detectava alguma fonte problemática que deveria ser tratada. Sendo assim, a percepção da resistência era fundamental para o analista, ela provava que o caminho do tratamento estava sendo coerente. III - Para Freud, os sonhos têm natureza dupla, uma manifesta e outra latente. Os conteúdos manifestos são aqueles que o paciente é capaz de narrar, já os conteúdos latentes são aqueles ocultos, aqueles que residem nas entrelinhas do material narrado. O trabalho do analista é o de partir do material manifesto pelo paciente e atingir o material latente, procedendo por meio de interpretações desse material oculto.
a. V, F, V.
b. V, V, F.
c. V, F, F.
d. F, V, V.
e. F, F, V

Em relação às conceituações psicológicas, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO.
I – Segundo Canguilhem (1958), no final do século XVII, a Psicologia entendida como parte das ciências naturais pede força e emerge uma Psicologia como ciência da subjetividade. Esse tipo de Psicologia tem estreita relação com os físicos mecanicistas do século XVIII. Para esses pensadores, a razão matemática e a mecânica são os instrumentos da verdade, são esses os paradigmas que balizam o conhecimento e suas consequentes epistemologias. II – Assim como determinadas características aristotélicas se espraiaram, mesmo com diferenças, pelo tempo, a perspectiva epistemológica da Psicologia como ciência subjetiva com seu sentido externo também será desenvolvida posteriormente, sobretudo por Wilhem Wundt na estruturação de uma Psicologia experimental na qual os “fatos da consciência” apareceria leis semelhantes àquelas da Mecânica e da Física para a validação de sua verdade. III – Embora a Psicologia como ciência subjetiva tenha tido um importante referencial nessa linha do sentido externo, segundo Canguilhem (1958), ela não se reduziu a essa perspectiva. Houve também outro tipo de desenvolvimento; nele, a Psicologia subjetiva se apresenta como a ciência da consciência de si ou a ciência do sentido interno. IV – Os preceitos cartesianos não ajudaram a construir as bases da Epistemologia Moderna, sendo restritos a seu tempo suas contribuições sobre a Filosofia, a Psicologia e a Ciência.
a. F, F, V, V.
b. V, F, V, V.
c. V, V, V, F.
d. F, V, V, F.
e. V, F, V, F.

Em relação à Psicopedagogia, analise as assertivas seguintes e aponte as verdadeiras.
I – No ambiente escolar, de acordo com Cavichia (2000), o trabalho da Psicopedagogia pode ser o de assessor ou coordenador pedagógico. Na assessoria, cabe a interlocução com educadores e a reflexão de suas práticas pedagógicas. Na coordenação, se faz necessário orientar os educadores em relação ao trabalho com as crianças, de modo que as identidades profissionais e pessoais possam ser esclarecidas.
II – O trabalho institucional se destaca como preventivo, e, para Bossa (2007), existem três níveis de prevenção. O primeiro deles trabalha com questões didático-metodológicas e é direcionado aos educadores e ao aconselhamento da família. O seu objetivo é mitigar os problemas de aprendizagem, evitando que eles se desenvolvam e cresçam em tamanho e complexidade. No segundo nível, são realizados diagnósticos e depois são propostas intervenções para que os transtornos instalados possam diminuir. O terceiro nível consiste na tentativa de eliminação desses transtornos.
III – A escola é o ambiente onde acontece, ou deveria acontecer, a parte mais substancial do processo de aprendizagem do sujeito e, apesar de ainda não conseguir trabalhar dinamicamente com as necessidades preventivas, ela deve ser um espaço de prática e desenvolvimento metodológico e didático para a Psicopedagogia, bem como um objeto de estudo importante para o desenvolvimento e o aprimoramento dos processos de aprendizagem na sociedade.
a. I, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina