Logo Passei Direto
Buscar
As etapas que sucedem a cocção dos alimentos são a espera pós-cocção, a distribuição, o resfriamento, o porcionamento, o acondicionamento e o transporte dos alimentos. Não necessariamente os serviços de alimentação realizam todas essas etapas na produção dos alimentos, alguns alimentos que seguem para a distribuição quente, por exemplo, não necessitam de resfriamento. Quando essas etapas forem utilizadas, alguns parâmetros de boas práticas devem ser respeitados. Após a cocção, os alimentos seguem para a espera pós-cocção ou distribuição.
Analise as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
I- Os alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C por no máximo 6 horas, e os alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 10°C.
II - Os alimentos mantidos em espera, que já sofreram cocção inicial e perderam temperatura, devem atingir novamente a temperatura de 60° C por 5 minutos.
III - Na distribuição dos alimentos em buffet ou sistemas de auto-serviços, os alimentos devem estar aquecidos e levados ao balcão refrigerado em bowls, para repor os alimentos que estão acabando nas cubas.
IV- Nos balcões quentes, os alimentos devem ser mantidos em banho-maria, com temperatura da água ajustada a 80 ºC e 90 ºC.
a. Apenas as alternativas I e a IV estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
e. Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Os alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C por no máximo 6 horas, e os alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 10°C. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois é uma prática comum de segurança alimentar. II - Os alimentos mantidos em espera, que já sofreram cocção inicial e perderam temperatura, devem atingir novamente a temperatura de 60° C por 5 minutos. Falso, a recomendação geralmente é que os alimentos sejam reaquecidos a uma temperatura mínima de 75°C para garantir a segurança alimentar, não apenas 60°C. III - Na distribuição dos alimentos em buffet ou sistemas de auto-serviços, os alimentos devem estar aquecidos e levados ao balcão refrigerado em bowls, para repor os alimentos que estão acabando nas cubas. Falso, os alimentos quentes não devem ser levados ao balcão refrigerado, pois isso pode comprometer a segurança alimentar. Eles devem ser mantidos quentes. IV- Nos balcões quentes, os alimentos devem ser mantidos em banho-maria, com temperatura da água ajustada a 80 ºC e 90 ºC. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a temperatura do banho-maria deve ser mantida nessa faixa para garantir que os alimentos permaneçam quentes. Com base nas análises, as alternativas corretas são I e IV. Portanto, a alternativa correta é: a) Apenas as alternativas I e a IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) constituem um conjunto de normas e regras que devem ser seguidas pelas indústrias de alimentos e por todos os serviços de alimentação, com o objetivo de garantir a qualidade sanitária dos alimentos através do cumprimento dos regulamentos técnicos. Para garantir a qualidade sanitária do alimento, os procedimentos estabelecidos pelas boas práticas conduzem o processo de produção dos alimentos desde a escolha de um fornecedor até a distribuição do alimento aos consumidores. Conforme a legislação, devemos estabelecer critérios para a avaliação e seleção de fornecedores, sendo o primeiro passo para o preparo de alimentos seguros.
Diante do exposto acima, e dos materiais e aulas disponíveis, assinale a alternativa correta:
a. Os fornecedores devem ter amostras dos seus produtos, até que os clientes adquiram confiança em seus serviços.
b. O fornecedor deve ter uma boa reputação no mercado e ter uma estrutura física adequada para evitar a contaminação microbiológica dos seus produtos.
c. Você pode adquirir matéria prima de um produtor, desde que você o conheça pessoalmente e confie na qualidade dos produtos fornecidos por ele, neste caso, não é necessário que o mesmo tenha autorização de funcionamento e nem registo dos produtos.
d. Não é necessário que o produtor faça uso das BPF, uma vez que os insumos serão levados à cocção, o que eliminará 100% dos microrganismos.
e. Na conferência de recebimento de insumos, pode haver uma margem de variação de até 10% do peso, em relação ao que está escrito no rótulo e/ou etiqueta.

Mais conteúdos dessa disciplina