Logo Passei Direto
Buscar
A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDBEN), e em seu art. 24 buscou nortear quais seriam as principais normas que serviriam de parâmetro para os professores em relação a estrutura e funcionamento da Educação Básica.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo no que corresponde a verificação do rendimento escolar:
I - Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
II - Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
III - Avaliação somatória do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre seu comportamento.
IV - Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
V - Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
a. I, II, III e V, somente.
b. I, III, IV e V, somente.
c. II, III, IV e V, somente.
d. I, II, III e IV, somente.
e. I, II, IV e V, somente.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa em relação ao que estabelece a Lei n. 9.394/1996 (LDBEN) sobre a verificação do rendimento escolar: I - Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. Verdadeiro, a LDBEN permite o avanço com base na verificação do aprendizado do aluno. II - Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. Verdadeiro, a lei prevê a recuperação para alunos com baixo rendimento. III - Avaliação somatória do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre seu comportamento. Verdadeiro, a LDBEN enfatiza a avaliação que considera aspectos qualitativos e o desempenho ao longo do tempo. IV - Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. Verdadeiro, a LDBEN também menciona a possibilidade de aceleração para alunos que precisam. V - Aproveitamento de estudos concluídos com êxito. Verdadeiro, a lei permite o aproveitamento de estudos já realizados. Todos os itens I, II, III, IV e V estão corretos. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II, III e IV, somente. Entretanto, como a alternativa correta deve conter todos os itens verdadeiros, a resposta correta é que todos os itens estão corretos, mas como não há uma alternativa que inclua todos, a melhor opção é a que contém a maior quantidade de itens corretos. Assim, a alternativa correta é: d) I, II, III e IV, somente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação a trajetória do currículo no Brasil, as origens do pensamento curricular passaram a ser discutidas entre os anos 1920 e 1930, quando importantes transformações econômicas, sociais, culturais, políticas e ideológicas processaram-se em nosso país.
Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
I - A literatura pedagógica da época refletia as ideias propostas por autores americanos associados ao pragmatismo e às teorias elaboradas por diversos autores europeus.
II - Com a Constituição Federal de 1988 todo o panorama político, econômico, ideológico e educacional do país sofreu substanciais transformações e as discussões sobre currículo espalharam-se e a disciplina currículos e programas foi introduzida em nossos cursos superiores.
III - Os pioneiros da Escola Nova buscaram superar as limitações da antiga tradição pedagógica jesuítica e da tradição enciclopédia e esforçam-se por tornar o quase inexistente sistema educacional consistente com o novo contexto.
IV - A tradição epistemológica que fundamentou tanto as reformas como o enfoque curricular desenvolvido no Inep foi basicamente composta pelas ideias progressivistas derivadas do pensamento de John Dewey e Kilpatrick.
V - As primeiras infraestruturas do campo do currículo corresponderam, inicialmente, às reformas educacionais promovidas pelos pioneiros nos estados, e em seguida, à base institucional do atual Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (criado em 1938 a atuação desse órgão na publicação de livros, revistas e na promoção de cursos e eventos sobre a temática. Esse instituto foi responsável pela publicação da Revista Brasileira de Estudos).
a. I, III, IV e V , somente.
b. I, II, IV e V, somente.
c. II, III, IV e V, somente.
d. I, II, III e IV, somente.
e. I, II, III e V, somente.

Mais conteúdos dessa disciplina