Logo Passei Direto
Buscar
O trauma, em especial o de tórax, tem sido uma das principais causas de morte na população adulta jovem, sendo secundário principalmente aos acidentes automobilísticos. A fisiopatologia desta lesão acarreta rápido declínio da função pulmonar, por conta da alteração na membrana alveolocapilar, desencadeada por processo inflamatório sistêmico.
Sobre o trauma torácico podemos afirmar que:
a) O choque hipovolêmico decorrente do mesmo se dá por conta de um processo séptico.
b) A ventilação não invasiva deve ser evitada em todos os pacientes, por conta da hipoxemia e retenção de CO2.
c) O diagnóstico do mesmo deverá ser dado exclusivamente através de tomografia computadorizada, pois assim será melhor avaliada a área de lesão.
d) O suporte ventilatório invasivo deverá em regra geral se estender por 3 a 5 semanas.
e) Em caso de fístula aérea de alto débito devemos considerar valores de PEEP menores que 5 cmH2O.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao trauma torácico: a) O choque hipovolêmico decorrente do mesmo se dá por conta de um processo séptico. - Esta afirmação não é correta, pois o choque hipovolêmico geralmente está relacionado à perda de sangue ou fluidos, não necessariamente a um processo séptico. b) A ventilação não invasiva deve ser evitada em todos os pacientes, por conta da hipoxemia e retenção de CO2. - Essa afirmação é muito generalizada. A ventilação não invasiva pode ser benéfica em alguns casos, mas deve ser avaliada individualmente. c) O diagnóstico do mesmo deverá ser dado exclusivamente através de tomografia computadorizada, pois assim será melhor avaliada a área de lesão. - Embora a tomografia seja uma ferramenta importante, o diagnóstico de trauma torácico pode ser feito através de outros métodos, como radiografia e avaliação clínica. d) O suporte ventilatório invasivo deverá em regra geral se estender por 3 a 5 semanas. - Essa afirmação não é uma regra geral, pois a duração do suporte ventilatório invasivo depende da gravidade da lesão e da recuperação do paciente. e) Em caso de fístula aérea de alto débito devemos considerar valores de PEEP menores que 5 cmH2O. - Esta afirmação é correta, pois em casos de fístula aérea, o uso de PEEP elevado pode agravar a situação, e valores menores são geralmente recomendados. Portanto, a alternativa correta é: e) Em caso de fístula aérea de alto débito devemos considerar valores de PEEP menores que 5 cmH2O.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A lesão medular traumática (TRM) alta constitui uma das formas mais graves entre as síndromes incapacitantes, pelo fato da medula espinhal desempenhar papel fundamental na conexão e por vezes, na regulação entre o encéfalo e os órgãos ejetores da respiração, circulação, micção, evacuação, controle térmico, dentre outros. As complicações respiratórias são responsáveis, em grande parte, pelo alto índice de morbidade e mortalidade. A disfunção respiratória inicial deve-se a paralisia dos músculos respiratórios e sua gravidade varia de acordo com o nível da lesão.
Sobre o paciente com TRM, marque a alternativa CORRETA.
I) O tetraplégico apresenta dependência postural paradoxal dos volumes pulmonares, ventilando melhor quando em posição supina ou de Trendelemburg, em relação a posição sentada.
II) Pacientes tetraplégicos na fase aguda da lesão apresentam produção anormal de muco.
III) A bradicardia associada ao TRM é mais frequente em pacientes com lesão medular cervical completa e pode ocorrer frequentemente durante a aspiração traqueal e as mudanças de posição.
IV) Descarga simpática maciça pode determinar o aparecimento de insuficiência ventricular esquerda aguda, seguida de edema pulmonar neurogênico.
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina