Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Segundo a perspectiva histórico-cultural, a vivência em sociedade torna-se essencial para a transformação do homem biológico em ser humano, ou seja, o ser humano só adquire as características humanas quando convive em sociedade (VYGOTSKY, 2008). Neste contexto, o autor destaca que o processo de desenvolvimento do pensamento humano resulta do movimento entre as funções psicológicas elementares e as funções psicológicas superiores.
Com base nesta afirmação de Vygotsky (2008) associe.
I - Funções psicológicas superiores.
II - Funções psicológicas elementares.
( ) A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana.
( ) Desenvolvem-se por meio das mediações.
( ) Referem-se a mecanismos de ação, como: a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros.
( ) É composta pelos os reflexos, a atenção involuntária e as associações simples.
A ) II – I – I – II.
B ) I – I – II – I.
C ) II – II – I – I.
D ) I – II – I – II.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada item e suas correspondências: Coluna I - Funções psicológicas superiores: - Referem-se a mecanismos de ação, como: a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros. - Desenvolvem-se por meio das mediações. Coluna II - Funções psicológicas elementares: - A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana. - É composta pelos reflexos, a atenção involuntária e as associações simples. Agora, vamos correlacionar as afirmações: 1. A memória involuntária, o pensamento não verbal e os aspectos mais primitivos da atenção e do desejo estão relacionados às características inatas da espécie humana. (II) 2. Desenvolvem-se por meio das mediações. (I) 3. Referem-se a mecanismos de ação, como: a capacidade de planejamento, a criatividade, a memória voluntária, a imaginação e a deliberação sobre si e sobre os outros. (I) 4. É composta pelos reflexos, a atenção involuntária e as associações simples. (II) Portanto, a sequência correta é: II – I – I – II. A alternativa correta é: A) II – I – I – II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A dificuldade de aprendizagem segundo a National Joint Commitee of Learning Desabilities (NJCLD) está ligada diretamente às dificuldades de caráter pedagógico. Esta dificuldade de caráter pedagógico é temporária e ocorre devido a diversos fatores que podem estar relacionados ao indivíduo à escola ou ao ambiente.
Ao compreendermos a definição de dificuldade de aprendizagem, podemos destacar que está pode estar relacionada a:
A) Todas estão corretas.
B) Um quadro de disfunção neurológica.
C) Algum acontecimento ou situação: mudança de escola, troca de professor, chegada de um irmão, separação dos pais etc.
D) A uma questão de caráter orgânico.

A descrição para os distúrbios de aprendizagem é encontrada em manuais internacionais de diagnóstico, tanto no CID-10, elaborado pela Organização Mundial de Saúde, como no DSM-V, organizado pela Associação Psiquiátrica Americana (APA, 2014). Os transtornos de aprendizagem, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5) fazem parte dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Mediante o exposto pela APA (2014) podemos inferir que os Transtornos do Neurodesenvolvimento são:
A) Centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos. A construção da frase é geralmente curta, onde observa-se a presença de múltiplos erros ortográficos e (por vezes) má qualidade gráfica.
B) É um comprometimento na aprendizagem da matemática que impede o indivíduo de atingir o nível de proficiência ou domínio cognitivo adequado nesta área, considerando-se a inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária.
C) Um conjunto de condições que se iniciam no período de desenvolvimento do sujeito, geralmente antes do ingresso na escola. Assim, vale destacar que os déficits característicos desses transtornos vão de limitações especificas na aprendizagem ou no controle de funções executivas à prejuízos em habilidades sociais.
D) Um distúrbio neurológico que afeta crianças com aspecto intelectual normal, com ausências de problemas sensoriais, inseridas a princípio em um contexto pedagógico-educacional satisfatório, porém, que não realizam adequadamente tarefas ou atividades que envolvam a leitura e a escrita.

Para Vygotsky (2007) a aprendizagem começa muito antes de frequentarmos a escola. Assim qualquer situação de aprendizagem com que a criança se defronta na escola apresenta sempre uma história prévia, por exemplo: as crianças começam a estudar matemática na escola, mas antes da escola elas já tiveram experiências com quantidades, já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e tamanho.
Mediante o anunciado por Vygotsky (2007) identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F):
( ) A aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem desde o início de nossas vidas. Ou seja, a aprendizagem e o desenvolvimento, ocorrem desde que nascemos.
( ) Não aprendemos e nos desenvolvemos somente no momento em que entramos em contato com a escola, pois quando iniciamos na vida escolar trazemos uma pré-história que precisa ser considerada.
( ) A criança já chega na escola com conhecimentos e experiências. Assim cabe a escola promover o desenvolvimento da criança, ao orientar e estimular os processos internos por meio das interações sociais, na qual estarão implicados os conceitos científicos.
A) F – F – F.
B) V – V – V.
C) V – F – V.
D) V – V – F.

A inclusão escolar se apresenta como uma perspectiva em que a matrícula na escola não é suficiente para que esta se torne inclusiva. A inclusão escolar visa transformações que promovam a '[...] igualdade de oportunidades, respeito às necessidades individuais, qualidade no processo de ensino-aprendizagem, maior participação das famílias e da sociedade em geral, remoção das barreiras para aprendizagem e participação' (CARVALHO, 2008, p. 79).
Com base no anunciado, classifique V para verdadeira e F para falsa, respondendo a seguinte questão: “A escola se torna inclusiva, quando:”
( ) O professor não reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo.
( ) O professor preocupa-se somente com a necessidade de atualização e desenvolvimento de novos conceitos.
( ) O professor considera que todos aprendem de forma igual.
( ) O professor reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.
A) V – F – V – F.
B) F – F – F – V.
C) V – V – V – F.
D) F – V – V – V.

A inclusão escolar objetiva a compreensão de que todos os alunos fazem parte do contexto escolar. Assumir a diversidade nas classes e desenvolver atitudes inclusivas implica (re)virada profunda e abrangente nos modos tradicionais de pensar e atuar, enfim, de fazer e gerenciar a educação (CARVALHO, 2008).
Mediante o anunciado, considera-se que a inclusão se torna a base para a construção pessoal e intelectual, permeando as interações sociais. Sobre a importância das interações sociais que envolvem as atividades, cabe destacar que:
I - ( ) As interações, quando desenvolvidas de maneira adequada, são propulsoras de mediações e conflitos necessários para o desenvolvimento pleno do indivíduo e dos processos mentais superiores.
II - ( ) O desenvolvimento da criança depende somente da dificuldade de aprendizagem e não da possibilidade de interações e socialização ao grupo.
III - ( ) Mesmo que a criança se beneficie das interações proporcionadas, o meio não atua na construção do conhecimento.
IV - ( ) As interações sociais não são necessárias para o desenvolvimento pleno do indivíduo e dos processos mentais superiores.
A) IV – II – I.
B) I.
C) I – III – I.
D) I – II – III.

Mais conteúdos dessa disciplina