Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com Marli André, como o behaviorismo foi utilizado na escola?
a. O behaviorismo era utilizado teoricamente por meio princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de subjetividade”.
b. O behaviorismo só foi utilizado na escola na década de 30 e logo sua utilização foi abandonada.
c. Os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em interação entre o pesquisador, professor e alunos, com o objetivo de analisar essa interação.
d. Até o f inal dos anos 90, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de participação que tinham como objetivo de medir a ef icácia dos professores em sala de aula.
e. Até o f inal dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”.
User badge image
Perguntas sobre Projetos de Ensino

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta de acordo com o que Marli André diz sobre o uso do behaviorismo na escola: a) O behaviorismo era utilizado teoricamente por meio princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de subjetividade”. - Esta opção menciona "análises de subjetividade", que não é uma terminologia típica associada ao behaviorismo. b) O behaviorismo só foi utilizado na escola na década de 30 e logo sua utilização foi abandonada. - Essa afirmação é muito restritiva e não reflete a continuidade do uso do behaviorismo na educação. c) Os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em interação entre o pesquisador, professor e alunos, com o objetivo de analisar essa interação. - Embora mencione interação, não se alinha diretamente com os princípios do behaviorismo. d) Até o final dos anos 90, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de participação que tinham como objetivo de medir a eficácia dos professores em sala de aula. - Esta opção não menciona o comportamento de alunos e professores, que é central no behaviorismo. e) Até o final dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”. - Esta opção menciona a observação e análise de comportamentos, que é fundamental no behaviorismo, e também fala sobre a interação, o que é relevante. Após essa análise, a alternativa correta é: e) Até o final dos anos 70, os estudos sobre a sala de aula vinham sendo realizados com base em instrumentos de observação que tinham como objetivo o registro e a análise dos comportamentos de professores e alunos numa situação de interação. Eram orientados teoricamente pelos princípios da psicologia comportamental, esses estudos se tornaram conhecidos como “análises de interação”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo Erickson, a etnograf ia vem evoluindo no sentido de superar uma visão ingênua da realidade, colocando-se questões que envolvem a relação conhecimento -poder. De acordo com o autor, existem quatro tendencias atuais da etnograf ia em educação, quais são elas?
a. 1) Tornar mais explícitas as fontes ou os pontos de apoio das interpretações; 2) Usar a microetnograf ia; 3) Envolver cada vez mais o professor no processo de pesquisa; e 4) Utilizar arquivos interativos numa rede de comunicação e de troca de informações por computador.
b. 1) Dar margem para interpretações; 2) Usar o behaviorismo; 3) Envolver cada vez mais o professor no processo de pesquisa; e 4) Utilizar arquivos interativos numa rede de comunicação e de troca de informações por computador.
c. 1) Tornar mais explícitas as fontes ou os pontos de apoio das interpretações; 2) Usar a microetnograf ia; 3) Envolver cada vez menos o professor no processo de pesquisa; e 4) Utilizar arquivos interativos numa rede de comunicação e de troca de informações por computador.
d. 1) Tornar mais explícitas as fontes ou os pontos de apoio das interpretações; 2) Usar a microetnograf ia; 3) Envolver cada vez mais o professor no processo de pesquisa; e 4) Não utilizar arquivos interativos numa rede de comunicação e de troca de informações por computador.
e. 1) Não tornar mais explícitas as fontes ou os pontos de apoio das interpretações; 2) Usar a microetnograf ia; 3) Envolver cada vez mais o professor no processo de pesquisa; e 4) Utilizar arquivos interativos numa rede de comunicação e de troca d e informações por computador.

Mais conteúdos dessa disciplina