Logo Passei Direto
Buscar
A figura a seguir representa o contexto de qual tipo de relação?
a) A relação humana com o ambiente.
b) A relação ambiental com a sociedade.
c) As relações do meio ambiente com o passado e o futuro do homem.
d) As relações entre história e ambiente.
e) O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para responder a essa pergunta, é necessário entender o que cada alternativa representa em relação ao contexto da figura mencionada. Como não tenho acesso à figura, vou analisar as opções com base nos conceitos gerais. a) A relação humana com o ambiente - Refere-se à interação direta entre os seres humanos e o meio ambiente, o que é um tema comum em Educação Ambiental. b) A relação ambiental com a sociedade - Essa opção sugere uma perspectiva onde o meio ambiente influencia a sociedade, o que também é relevante. c) As relações do meio ambiente com o passado e o futuro do homem - Essa alternativa aborda uma visão temporal, considerando como o meio ambiente impactou e será impactado pela humanidade. d) As relações entre história e ambiente - Foca na intersecção entre eventos históricos e o meio ambiente, o que é uma abordagem interessante, mas mais específica. e) O ciclo do desenvolvimento econômico na era planetária - Refere-se a uma perspectiva econômica e global, que pode não se relacionar diretamente com a figura. Sem a figura, a opção mais abrangente e que geralmente é discutida em contextos de Educação Ambiental é a) A relação humana com o ambiente, pois é um tema central nas discussões sobre sustentabilidade e impacto ambiental. Portanto, a resposta correta é a) A relação humana com o ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vive nos países desenvolvidos consome 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global.
Tomando essas considerações como base, indique a alternativa incorreta.
a. O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação da qualidade de vida, que obedece apenas a lógica da competitividade.
b. O foco no desenvolvimento tem dois grandes aspectos negativos: por um lado, um mito global de que as sociedades que chegam a se industrializar alcançam o bem-estar, reduzem suas desigualdades extremas e facilitam aos indivíduos o máximo de felicidade que uma sociedade pode dispensar. Por outro, uma concepção reducionista de que o crescimento econômico é o motor necessário e suficiente de todos os desenvolvimentos sociais, psíquicos e morais.
c. O grande desafio da modernidade é a manutenção da cidadania em uma era planetária marcada por esperanças progressistas renovadas após a Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, o desenvolvimento é palavra-chave, associa-se à ideia de um futuro livre das piores mazelas que assolam a humanidade. Eis que se instaura o grande paradigma: o desenvolvimento deve assegurar o progresso que, por sua vez, deve assegurar o desenvolvimento.
d. Ciência, industrialização, interesse econômico e tecnologia, tudo isso faz parte do ciclo do desenvolvimento econômico.
e. O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação, sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.

Entre as proposições seguintes, qual delas se refere ao desastre ambiental que ocorreu no município de Mariana, estado de Minas Gerais?
a. Foi um acidente ambiental ocorrido em 1952. Após um período de inversão térmica associado ao aumento da utilização de carvão para calefação houve maior concentração dos poluentes atmosféricos, o que provocou a morte de aproximadamente quatro mil pessoas no período.
b. Em 2015, ocorreu o rompimento de uma barragem (Fundão) da mineradora Samarco (controlada pela Vale e pela BHP Billiton), provocando o acidente considerado por muitos como o pior desastre socioambiental da história brasileira. Uma enxurrada de lama com o volume de mais de 40 milhões de metros cúbicos devastou a região, deixando um enorme rastro de destruição; 19 pessoas morreram, centenas de pessoas ficaram desabrigadas, a biodiversidade foi afetada em uma grande área e a água da bacia do Rio Doce ficou contaminada. A lama atravessou longas distâncias (cerca de 550 Km do Rio Doce); alcançou alguns afluentes, chegou ao mar, transformando as ondas, que antes eram leves e azuis, em densas coberturas de água marrom.
c. Foi um episódio ocorrido em 1930, de inversão térmica, que levou a um aumento das concentrações de poluentes atmosféricos emitidos por indústrias siderúrgicas, causando o adoecimento de mais da metade da população residente nessa localidade e um acréscimo na mortalidade por doenças cardiorrespiratórias no período, atingindo principalmente os seus idosos.
d. Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos fatais vazaram em uma fábrica de pesticidas. Aproximadamente 2,5 mil pessoas morreram nos instantes seguintes ao acidente e mais 8 mil morreram nos três primeiros dias após o acidente.
e. Em 1976, um reator químico explodiu em Seveso, na Itália, com liberação de dioxina, o que ocasionou 193 casos de cloroacne, levando mais de 700 pessoas a abandonarem a região. Tamanho foi o impacto desse acidente no mundo, que culminou com o desenvolvimento da Diretiva de Seveso.

“Compreende os aspectos naturais, mas também os sociais. Essas duas faces são complementares e indissociáveis: o meio social depende de recursos do meio natural e, em maior ou menor grau, interfere no ritmo de modificações ocorridas no mesmo.” Referimo-nos a um dos conceitos de:
a. Habitat.
b. Sustentabilidade.
c. Ambiente.
d. Ecovila.
e. Ecologia.

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
a. Na concepção de educação ambiental crítica são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
b. Na concepção de Educação Ambiental crítica, prima-se pelo diálogo e “fortalecimento da sociedade civil na busca coletiva de transformações sociais”. Tem-se uma perspectiva que “se apoia na práxis, em que a reflexão subsidia a ação e esta traz novos elementos para a reflexão”.
c. Na concepção conservadora, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
d. A concepção de Educação Ambiental pragmática apresenta o foco na ação, na busca de soluções e proposição de normas a serem seguidas face aos problemas ambientais.
e. Em relação à Educação Ambiental pragmática, a ênfase é a mudança de comportamento individual por meio de informações, leis e projetos governamentais.

Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade (T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que: I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos. II - Na_______________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns. III - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares. Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
a. M, T, I.
b. T, M, I.
c. T, I, M.
d. I, M, T.
e. M, I, T.

A partir de 1995 a ONU passou a organizar um encontro anual entre os representantes de diversos países do mundo, chamado de Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, ou COP.
Assinale a alternativa que não está relacionada à COP.
a. Seu propósito é realizar negociações e definir metas para a redução dos gases de efeito estufa. A COP 1 ocorreu em Berlim e a COP 2, em 1996, em Genebra. Esses encontros, mais do que trazer novos acordos, servem para acompanhar a implementação de propostas da RIO-92.
b. A COP 3, em 1997, ocorreu no Japão, em Kyoto, e resultou em novas propostas de conduta ambiental por parte dos países integrantes do grupo, reunidas no documento chamado de “Protocolo de Kyoto”, que define metas de redução de emissão de gases que agravam o efeito estufa para os países ricos. O protocolo entrou em vigor em 2005.
c. Em 2015, foi realizada, em Paris, a COP 21, que teve como tema principal o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Foi firmado o Acordo de Paris, no qual as nações ricas, exclusivamente, se uniram no combate às mudanças climáticas.
d. Ao todo, 195 países membros da Convenção do Clima da ONU e a União Europeia ratificaram o documento. O objetivo a longo prazo do acordo é manter o aquecimento global abaixo de 2º C, ponto considerado crucial, a partir do qual muitos cientistas afirmam que o planeta estaria condenado a um futuro devastador, com elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos (como secas, tempestades e enchentes) e escassez de água e alimentos.
e. Em junho de 2017, o então presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a saída do Acordo Climático de Paris, afetando significativamente o acordo, já que os EUA são um dos principais emissores de gases do efeito estufa. A decisão foi intensamente criticada pela comunidade internacional e pelos defensores do combate ao aquecimento global.

Mais conteúdos dessa disciplina