Logo Passei Direto
Buscar
Assinale se é verdadeiro ou falso: No modelo de Rotação por Estações, a tecnologia digital está presente em pelo menos uma das estações e tem o objetivo de auxiliar o professor na coleta e análise dos dados, para que ele verifique a aprendizagem de cada aluno e modifique experiências na aula presencial, personalizando esse processo.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmação é Verdadeiro. No modelo de Rotação por Estações, a tecnologia digital realmente pode estar presente em uma das estações, ajudando o professor a coletar e analisar dados sobre a aprendizagem dos alunos, permitindo a personalização das experiências de aula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Embora a ideia que vem à mente quando se fala do modelo Sala de Aula Invertida seja a classe de “cabeça para baixo”, sabemos que não se trata disso, nem de romper com estratégias que funcionam e são positivas para a aprendizagem. A proposta do modelo é inverter a lógica da sala de aula tradicional, em que o aluno acompanha a explicação do professor somente ouvindo o que ele diz. Ainda nesse modelo que chamamos de tradicional, o aluno em casa, muitas vezes sozinho, tenta realizar as atividades enviadas após a aula como tarefa ou lição. O modelo chamado Sala de Aula Invertida apresenta uma ressignificação do processo. Nele, consideramos:
Quanto às sentenças, é possível afirmar que:
I. que o momento de realização de atividades deve acontecer somente na escola, junto aos colegas, valorizando o aprendizado entre pares.
II. que o aluno tem contato prévio com o assunto em casa e participa de experiências de aprendizagem na sala de aula presencial, construindo conceitos pessoal e colaborativamente.
III. que o aluno aprende todo o conteúdo em casa, sozinho, e não precisa do professor na escola, podendo desenvolver atividades com os colegas sem mediação docente.
IV. que o professor se torna mais passivo no ensino e os alunos se tornam mais ativos na construção do conhecimento, pois buscam compreender determinados conceitos individualmente.
a. Apenas II está correta.
b. I e II estão corretas.
c. III e IV estão corretas.
d. I e III estão corretas.
e. Todas estão corretas.

Assinale a alternativa que não apresenta uma razão plausível para se “inverter” a sala de aula. Escolha uma opção: a. Favorece a construção de conceitos pessoal e colaborativamente. b. Potencializa a interação aluno-aluno quando o professor usa os dados coletados antes da aula presencial para elaborar atividades colaborativas em sala de aula, utilizando o que estudaram antes, em casa. c. O professor garante o cumprimento do seu cronograma, já que os alunos passarão a realizar mais lições em casa, antes das aulas, o que diminuirá a quantidade de conceitos que precisam ser abordados em sala de aula presencial. d. Permite a diferenciação do ensino, em que o professor oportuniza formas diversas de os estudantes aprenderem um mesmo conceito, pois considera que alunos diferentes aprendem de formas diferentes. e. Possibilita que o professor conheça melhor cada aluno ao utilizar o momento de estudo que ocorre antes da aula para coletar dados sobre a aprendizagem e compreensão de cada um deles, identificando assim suas dúvidas.

Quando consideramos a presença das tecnologias digitais em uma das estações do modelo Laboratório Rotacional, o objetivo é: Escolha uma opção: a. Auxiliar na coleta e análise de dados pelo professor, visando à personalização do ensino para potencializar a aprendizagem do estudante. b. Desenvolver novas formas de ensinar mediadas exclusivamente por tecnologias digitais, promovendo a autonomia e o pensamento computacional. c. Verificar a “pegada digital” dos alunos ("rastro" de dados deixado na visitação de websites). d. Promover apenas atividades interativas e lúdicas entre o aluno e o computador para desenvolver as competências gerais da BNCC. e. Aumentar o engajamento dos estudantes na construção dos conceitos, já que recursos digitais sempre prendem mais a atenção nas atividades realizadas em sala de aula.

Mais conteúdos dessa disciplina