Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2013) A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico.
O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo. As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos.
I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização.
II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.
III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.
IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I- A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização. Verdadeiro, a economia realmente desempenhou um papel central no início da globalização, especialmente com o comércio e a expansão colonial. II- A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul. Verdadeiro, a divisão internacional do trabalho teve um impacto significativo na inserção dos países periféricos, incluindo os do Cone Sul, na economia global. III- O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial. Falso, embora o crescimento urbano tenha ocorrido, a distribuição de renda não foi necessariamente mais equitativa nesse período, e a inclusão da população rural no processo industrial foi complexa e não se deu de forma uniforme. IV- A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global. Verdadeiro, a educação é um fator crucial para a competitividade econômica na era da informação. Com base nas análises: - I é verdadeiro. - II é verdadeiro. - III é falso. - IV é verdadeiro. Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas. A alternativa correta é: B) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "(...) a etnografia é um trabalho sistemático, onde ir ao campo com frequência e travar conhecimento com o espaço e com os que ali habitam requer também uma sistematicidade e persistência".
Com relação ao texto citado, repare que a palavra SISTEMÁTICO se repete, indicando uma característica importante do trabalho de campo. Sobre essa palavra para a Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Diz respeito à característica da etnografia como um recurso para entender os sistemas culturais.
( ) Diz respeito à observação participante, quando o antropólogo examina com atenção as características estudadas.
( ) Diz respeito a algo que possui um método e determinada organização e regularidades necessárias ao trabalho.
( ) Diz respeito à necessidade de entender a cultura como permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) F - V - F - V.
d) F - F - V - F.

A questão racial é fundamental para a compreensão da formação social brasileira, porém a ausência de debate e inclusão desses conteúdos na Educação Básica constitui um processo de invisibilidade da população negra. Essa invisibilidade é contraditória quando olhamos para a distribuição da população brasileira por raça que aponta para 50% de negros na composição racial da população. Superar esse cenário exige a reflexão a respeito desses temas de diferentes formas. A ressignificação de alguns termos como as formas de tratamento pode contribuir para compreender de outra forma a história de nosso país.
Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O termo escravo e o termo escravizado possuem conotações muito próximas, podemos considerá-los como sinônimos.
( ) O termo escravizado se refere àquele sujeito que sofreu escravização, ou seja, foi privado de sua liberdade e encontra-se em estado de servidão.
( ) A afirmação que a escravidão era instituída na África contribui para naturalizar a ação dos colonizadores europeus.
( ) Ao fazer uso do termo escravizado, é possível ressignificar a posição do negro como um sujeito livre que foi submetido à escravidão.
( ) É preciso atentar para o uso de termos como o de escravo, que podem colocar os indivíduos fora de seus contextos históricos, sociais e culturais.
a) V - F - V - F - F.
b) F - V - F - F - V.
c) V - F - F - V - F.
d) F - F - V - V - V.

Considerado o pai da antropologia britânica, o antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo.
Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as afirmativas a seguir:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos.
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc.
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes à observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

Alfred Reginald Radcliffe-Brown (1881-1955) foi um antropólogo britânico ligado à corrente estrutural-funcionalista. Além da importância das funções sociais na construção da ordem social, tinha interesse pelas ações individuais.
Com relação ao aspecto estrutural do pensamento de Radcliffe-Brown, analise as afirmativas a seguir:
I- Cabe ao antropólogo observar os comportamentos individuais de integrantes de grupos ou sociedades, comparando estas com as ações realizadas no passado.
II- Interessa apenas as explicações históricas e comparativas, sendo desnecessário investigar o presente das sociedades.
III- A estrutura social pode ser apreendida através da observação, em seguida, o antropólogo formula generalizações da forma estrutural sobre a sociedade.
IV- Todos os grupos humanos teriam que atravessar, necessariamente, as mesmas etapas de desenvolvimento ao longo da história humana.
a) As afirmativas II e III estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I e III estão corretas.
d) As afirmativas I e IV estão corretas.

Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época.
Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas.
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos.
a) As afirmativas II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

O multiculturalismo é um conceito construído a partir de várias áreas do conhecimento. Por este motivo, ele é considerado um conceito multidisciplinar.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A um termo utilizado pela Antropologia para identificar a postura unilateral ao compreender as diferenças culturais.
b) Ao conjunto das regras sociais aceitas como normas pela sociedade ou grupo que as compõem.
c) Ao estudo das diversas culturas existentes e também ao embate político, econômico e social travado pelos diferentes grupos sociais na luta pela respeito à diversidade.
d) A uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores.

Marcel Mauss foi um sociólogo e antropólogo ligado ao surgimento da Escola Francesa. Sobrinho de Durkheim, trabalhou algum tempo com o tio. É autor de obras importantes, como 'ensaio sobre a dádiva', publicado em 1924. Nesta, constrói a categoria de dádiva.
A respeito da noção de dádiva, assinale a alternativa CORRETA:
a) As relações em torno da Dádiva indicavam formas rituais de interação religiosa entre os membros de uma mesma sociedade, dando poder aos indivíduos mais velhos destes lugares determinados.
b) Indicam relações sociais focalizadas na troca de comportamentos entre diferentes países, resultando naquilo que se chamou de aculturação, isto é, a mistura de culturas distintas.
c) Para Mauss, indicava tipos de relações de reciprocidade em torno do dar e receber, que são fundamentais na vida social, organizadas e hierarquizadas na forma de obrigações conforme os locais e a história.
d) Para Mauss, indicava as maneiras pelas quais eram concebidas as representações e fatos sociais, sendo elas externas e possuindo um caráter coercitivo sobre os indivíduos e toda a sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina