Logo Passei Direto
Buscar
Na mesma proporção da autonomia da escola, cresce a responsabilidade das escolas na implementação da gestão democrática, na qual pais, alunos e educadores são chamados a construírem juntos o Projeto Político-Pedagógico.
No coração desse projeto, está o currículo da escola. Sabe-se que é vasta a produção teórica a respeito do currículo, assim como são diversas as definições sobre o que seja ou deva ser o currículo escolar. No documento Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos anos finais: um processo contínuo de reflexão e ação, currículo é definido como
uma lista de conteúdos e estratégias de ensino, elaborados pelos atores da unidade escolar, a serem observados pelos professores
uma relação das disciplinas que compõem a matriz curricular com todos os projetos didáticos e saídas escolares
um conjunto de práticas culturais que reúne saberes/ conhecimentos e modos de se lidar com eles, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo.
uma forma de respeitar as necessidades e interesses dos educandos e suas famílias garantindo o que as diretrizes da educação determinam
o ideário da escola, inspirada nos princípios liberais, cujo projeto social é o de se ensinar os conteúdos e habilidades para adaptação dos indivíduos ao mundo do trabalho.
User badge image
Didaticamente

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

O currículo escolar, conforme definido nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica, é um conjunto de práticas culturais que reúne saberes e conhecimentos, além das relações interpessoais vivenciadas no ambiente educativo. Essa definição destaca a importância de considerar não apenas os conteúdos a serem ensinados, mas também as interações e contextos que influenciam o aprendizado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O espaço escolar, por meio de sua grade curricular oficial, se dispõe a compartilhar com os alunos os conhecimentos sociais, históricos e científicos que foram acumulados ao longo dos séculos pela humanidade. Entretanto, para além do conhecimento formal, no espaço escolar também são ensinadas atitudes, comportamentos e valores que apesar de não serem anunciados, estão presentes e são assimilados pelos alunos. Aos conhecimentos não oficiais, mas presentes e ensinados na escola dá-se o nome de:
Conhecimentos subalternos. Currículo marginal. Currículo oculto Currículo extraoficial. Conhecimentos marginais

Com o advento do processo de globalização, a educação passou a sofrer influência mais direta da economia, por intermédio dos órgãos de fomento internacionais, como a Unesco, a ONU e o Banco Mundial. Nesse contexto, é correto afirmar que:
I.A educação passou a ser vista como meio de formar uma nova geração de trabalhadores que pudessem se adequar ao novo contexto produtivo e organizacional. II.Termos como eficiência e produtividades passaram a ser utilizados no intuito de proporcionar a todos o direito à uma educação de qualidade. III.A maximização de benefícios e lucros em curto espaço precisou levar em conta a reestruturação das políticas educacionais. Estão corretas as afirmativas:

Em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de Educação Artística, sendo considerada:
eixo temático integrante da formação cidadã. conteúdo de caráter optativo. componente curricular obrigatório atividade educativa e não disciplina. disciplina transversal.

A Reorganização Curricular das Escolas da Educação Básica da Rede Pública Estadual da Bahia estabeleceu o currículo referenciado.
No âmbito da reorganização entende-se por currículo referenciado aquele que
privilegia a ênfase nos componentes curriculares da base nacional comum.
toma por referência o atendimento às expectativas de públicos específicos
privilegia a ênfase nos componentes curriculares específicos da parte diversificada.
concentra a maior carga horária nas disciplinas de referência para a avaliação externa.
privilegia a ênfase em componentes curriculares voltados à formação profissional.

A área de Ciências Humanas reúne no texto de referência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os componentes curriculares de história, geografia e ensino religioso no Ensino Fundamental. Como ficam as ciências humanas com a nova base nacional curricular.
Considere as proposições a seguir a respeito do grande objetivo da área. I. Levar os alunos a refletir sobre a própria existência. II. Promover a reflexão acerca do valor dos direitos humanos. III. Favorecer o exercício da autonomia e da responsabilidade coletiva sobre o mundo a ser herdado pelas próximas gerações. IV. Promover o entendimento de importância acerca do exercício político-ideológico. V. Reconhecer a importância da distribuição do poder decisório não equitativo. É correto o que se afirma apenas em

Mais conteúdos dessa disciplina