Logo Passei Direto
Buscar
(CESGRANRIO) - Sobre a Educação Inclusiva, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas:
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial), a partir de 3 anos.
( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente linguístico comum a todos. A recomendação é de que os alunos surdos estudem no ensino regular, com todos os alunos, e no contra turno receba atendimento educacional especializado.
( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas.
( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra etc.). Não se pode vincular à matrícula do aluno com deficiência física algum tipo de atendimento de reabilitação. A escola é um direito, independente do aluno estar ou não em algum tipo de terapia.
( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias.
A) F, V, F, V, V.
B) V, F, V, F, V.
C) F, F, V, V, V.
D) V, V, V, F, F.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre Educação Inclusiva: ( ) Para qualquer tipo de deficiência, é importante a estimulação precoce entre 0 e 3 anos e a escolarização (comum ou especial), a partir de 3 anos. É verdadeira (V). A estimulação precoce é fundamental para o desenvolvimento de crianças com deficiência. ( ) No período da Educação Infantil e nas etapas do Ensino Fundamental, recomenda-se que os alunos surdos estudem em classes especiais para surdos (escolas comuns ou especiais) de modo que haja um ambiente linguístico comum a todos. A recomendação é de que os alunos surdos estudem no ensino regular, com todos os alunos, e no contra turno receba atendimento educacional especializado. É falsa (F). A recomendação atual é que os alunos surdos sejam incluídos no ensino regular, com apoio especializado, e não que estudem apenas em classes especiais. ( ) A deficiência múltipla é a associação, no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias, com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade adaptativa. Não há relação de dependência de uma deficiência com a outra e não há predomínio de nenhuma delas. É verdadeira (V). Essa definição está correta. ( ) A deficiência física não implica perda cognitiva, portanto, pode se beneficiar dos programas de ensino em escolas comuns, desde que possua, além dos profissionais de educação, profissionais de reabilitação (fisioterapeuta, terapeuta educacional, fonoaudiólogo) e de saúde (ortopedista, neurologista, oftalmologista, pediatra etc.). Não se pode vincular à matrícula do aluno com deficiência física algum tipo de atendimento de reabilitação. A escola é um direito, independente do aluno estar ou não em algum tipo de terapia. É falsa (F). Embora a deficiência física não implique perda cognitiva, a afirmação de que não se pode vincular a matrícula a atendimento de reabilitação é incorreta, pois o suporte pode ser necessário. ( ) É importante estimular a pessoa cega a fazer suas atividades do modo mais independente possível. Ela deve ser tratada de acordo com a idade cronológica que tem e o currículo será o mesmo para o aluno deficiente visual e o aluno vidente, com adaptações necessárias. É verdadeira (V). A inclusão e a adaptação do currículo são essenciais para a educação de alunos com deficiência visual. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. V 4. F 5. V A sequência correta é: B) V, F, V, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições, que são:
No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições, que são:
A) O Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC e o Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES.
B) O Instituto Helena Antipoff, para alunos com superdotação e o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant – IBC.
C) O Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
D) O Instituto Pestalozzi, instituição especializada no atendimento às pessoas com deficiência mental e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

A Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, determina que a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com:
A Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, determina que a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com:
A) Dificuldades de aprendizagem, transtornos funcionais específicos e deficiências.
B) Transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e deficiência.
C) Altas habilidades/superdotação, deficiência e transtornos funcionais específicos.
D) Transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades.

O período do “Renascimento” marca uma fase mais esclarecida da humanidade, principalmente com a criação dos direitos reconhecidos como universais, numa filosofia humanista, bem como a realização de avanços na ciência que viabilizaram um olhar mais clínico à pessoa com deficiência.
Assim, passa-se a ter uma atenção mais direcionada e constroem-se espaços:
A) De atendimento específico para essas pessoas.
B) De Atendimento Educacional Especializado – sala de recursos multifuncionais.
C) De internação em sanatórios.
D) Dentro da igreja para atendimento clínico das pessoas doentes.

Sobre a produção de material pedagógico adaptado, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas a seguir:
Sobre a produção de material pedagógico adaptado, assinale V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas a seguir:
( v )A adaptação em relevo é comumente utilizada na produção de materiais e consiste num recurso que viabiliza à pessoa cega, as informações ilustrativas, que podem estar presentes em mapas, gráficos e desenhos.
( v )Podemos realizar o material pedagógico adaptado para todos os tipos de deficiência e em diversos momentos de aprendizagem.
( v )Devemos eleger materiais que não agridam a sensibilidade tátil, evitando rejeição e irritação da pele, prejudicando o contato e a percepção;
( f )Utilizar, preferencialmente materiais perecíveis (arroz, feijão, milho e outros), pois estes são mais fáceis e baratos para se adquirir. Recomenda-se não utilizar material perecível.
A) V- F- V- F
B) F-F-V-F
C) V- V- V- F
D) V-V-F-F

Programas e Ações de Apoio ao desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, fazem parte da proposta de educação inclusiva em nosso país.
Dentre esses programas, podemos destacar um cujo objetivo consiste em promover a acessibilidade aos estudantes com deficiência visual matriculados nas escolas públicas, através de livros em formatos acessíveis. Assim, livros didáticos e paradidáticos no formato braile são distribuídos para todo o país.
A) PROLIBRAS.
B) CAP.
C) NAAH/S.
D) Projeto Livro acessível.

Mais conteúdos dessa disciplina