Logo Passei Direto
Buscar
A partir da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (ONU, 2006), foi evidenciado, no Brasil, o compromisso com a inclusão, ocorrendo investimentos em programas e projetos educacionais e sociais voltados para as pessoas público-alvo da Educação Especial. Decorrente desse compromisso, o Brasil, em 2009, promulgou a referida Convenção pelo Decreto no 6.949/2009, considerando que os atos internacionais em apreço entrariam em vigor no país, no plano jurídico, em agosto de 2008. Anteriormente ao Decreto nº 6.949/2009, o governo brasileiro nomeou uma comissão de profissionais da área da Educação Especial para elaborar o texto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008).
Assinale a alternativa CORRETA que indica os níveis de escolaridade atendidos pela Educação Especial, conforme previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
a) Transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior.
b) Transversalidade da educação especial no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
c) Transversalidade da educação especial na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
d) Transversalidade da educação especial na Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva estabelece sobre os níveis de escolaridade atendidos pela Educação Especial. Analisando as alternativas: a) Transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior. - Esta opção abrange todos os níveis de escolaridade, o que está alinhado com a proposta de inclusão. b) Transversalidade da educação especial no Ensino Fundamental e Ensino Médio. - Esta opção não menciona a Educação Infantil, que é um nível importante na inclusão. c) Transversalidade da educação especial na Educação Infantil e Ensino Fundamental. - Esta opção abrange a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, mas não menciona o Ensino Médio ou a Educação Superior. d) Transversalidade da educação especial na Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. - Esta opção menciona a Educação Infantil, mas não inclui o Ensino Fundamental ou Médio. A alternativa que melhor reflete a abrangência da Educação Especial, conforme previsto na Política Nacional, é a) Transversalidade da educação especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior. Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No processo que envolve o ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual, torna-se importante utilizar diferentes estratégias para atingir os objetivos propostos. No entanto vale destacar que não há "receitas" para serem trabalhadas com os alunos, pois a inclusão pressupõe que o professor trabalhe com todos os alunos em suas diferenças e propicie oportunidades de aprendizagens, utilizando-se de recursos e estratégias que viabilizem o processo de construção do conhecimento. Isso porque, "para a educação atual, não é tão importante ensinar certo volume de conhecimento quanto educar a habilidade para adquirir esses conhecimentos e utilizá-los" (VYGOTSKY, 2004, p. 448).
Com base no exposto, analise as sentenças e classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O uso de jogos pedagógicos é uma alternativa interessante, pois possibilita a construção de conhecimentos através do lúdico e de trocas sociais, que estimulam no aluno o desenvolvimento cognitivo (aprendizagem de novos conteúdos e regras simbólicas) e social (interação com os colegas).
( ) Propor somente atividades individuais e repetitivas para que o aluno com deficiência desenvolva noções de cor e forma, a fim de que o aluno consiga entender as demais propriedades físicas dos objetos.
( ) Organizar atividades de pintar para o aluno com deficiência intelectual, enquanto os demais colegas fazem as atividades propostas pela professora.
a) V - F - F.
b) F - F - V.
c) V - F - V.
d) F - V - F.

Segundo Gomes et al. (2010), o acompanhamento do professor do AEE na sala de aula do ensino comum se caracteriza por uma interlocução em que o professor do AEE deve procurar ouvir as dificuldades encontradas por esse professor para ensinar ao aluno com deficiência no contexto da sala de aula. Quando as dificuldades forem do âmbito da gestão da classe ou do ensino formal, essas dificuldades devem ser discutidas pela equipe pedagógica da escola da qual os professores em questão devem participar. A participação do aluno na sala de aula regular não deve ser negligenciada.
Mediante o anunciado por Gomes et al. (2010), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A troca de experiências entre o professor da classe comum e professor do AEE torna-se essencial, pois cada professor compreende o aluno de maneira diferente, e essas percepções são fundamentais para enriquecer a prática pedagógica de ambos, permitindo-lhes qualificar as ações que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem.
( ) O professor do AEE e o professor da classe comum não necessitam trabalhar colaborativamente, pois cada profissional apresenta função específica, não havendo a necessidade trocas de experiências.
( ) Para que ocorra o desenvolvimento do aluno com deficiência, não há necessidade de articulação do AEE com a sala de aula comum, pois tais atendimentos devem ocorrer de forma concomitante, pois um beneficia o desenvolvimento do outro.
( ) O Atendimento Educacional Especializado possibilita que, em consonância com o professor do AEE, o professor da classe comum busque conhecimentos específicos e recursos que auxiliem a sua prática pedagógica com o aluno com deficiência.
a) F - V - V - V.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - F - V - F.

O direito à educação para todos tem sido um dos principais temas de discussão nas últimas décadas. Discussões sobre a temática no Brasil emergiram após a Declaração dos Direitos Humanos, em 1948, que foi promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujos princípios se pautavam na igualdade, liberdade e fraternidade. O Brasil, pautado nos princípios de igualdade anunciados na Declaração dos Direitos Humanos (1948), promulgou, em 1988, a Constituição Federal, que passou a assegurar direitos e garantias a todos os cidadãos. Mediante o destacado, podemos inferir que o direito à educação é um dos maiores princípios filosóficos da educação inclusiva.
Sobre os princípios filosóficos e valores que devem ser compreendidos pelos sistemas educacionais para tornar as escolas efetivamente inclusivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor da classe comum passará a entender e trabalhar as diferenças presentes em sala de aula, assumindo seu lugar de "professor" de todos, oportunizando o aprendizado para todos, solucionando as dificuldades e vislumbrando o aprendizado que a inclusão escolar propicia.
( ) Na escola inclusiva, todos devem ter o direito à participação e à aprendizagem.
( ) O professor na escola inclusiva deve pautar-se em ensino que visa à homogeneidade, ou seja, todos aprendendo na mesma forma, tentando enquadrar o aluno com deficiência em padrões preestabelecidos.
a) V - V - F.
b) V - F - V.
c) F - V - V.
d) V - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina