Logo Passei Direto
Buscar
A ideologia do desenvolvimento sustentável, que conheceu sua expansão em meados dos anos de 1980, penetrou pouco a pouco o movimento da educação ambiental e se impôs como uma perspectiva dominante. Para responder as recomendações do Capítulo 36 da Agenda 21, resultante da Cúpula da Terra em 1992, a UNESCO substituiu seu Programa Internacional de Educação Ambiental por um Programa de Educação para um futuro viável (UNESCO, 1997), cujo objetivo é o de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável.
A afirmação descreve a corrente:
a. Humanista
b. Biorregionalista
c. Conservacionista/recursista
d. Resolutiva
e. Da sustentabilidade
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as opções em relação à descrição da ideologia do desenvolvimento sustentável e sua relação com a educação ambiental. a. Humanista - Essa corrente foca mais nas questões sociais e na dignidade humana, não necessariamente na sustentabilidade em si. b. Biorregionalista - Essa abordagem enfatiza a relação entre as comunidades e seus ambientes locais, mas não é a corrente principal mencionada no contexto do desenvolvimento sustentável. c. Conservacionista/recursista - Essa corrente se concentra na conservação dos recursos naturais, mas não abrange completamente a ideia de desenvolvimento sustentável como um todo. d. Resolutiva - Essa opção não é uma corrente amplamente reconhecida no contexto da educação ambiental e desenvolvimento sustentável. e. Da sustentabilidade - Esta corrente é diretamente relacionada ao desenvolvimento sustentável e à educação para um futuro viável, conforme mencionado na descrição. Diante disso, a opção que melhor se encaixa na afirmação sobre a ideologia do desenvolvimento sustentável e sua relação com a educação ambiental é: e) Da sustentabilidade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O homem sempre estabeleceu uma relação de dominação com a natureza, e com o passar dos tempos, cada geração viveu em realidades sociais e culturais diferentes. No entanto, a descrição dos relatos de um passado distante pode favorecer o enriquecimento dos argumentos nas discussões e reflexões sobre a relação sociedade natureza no tempo e no espaço buscando impedir a devastação de toda forma de vida no planeta.
Desta forma marque a alternativa que estabelece a política de incentivos fiscais dada pelo governo em nome do desenvolvimento econômico.
a. Incentivo ao desenvolvimento do ecoturismo, e de pesquisas para a área de fármaco, com isso houve ganhos na qualidade da água, diminuição da resistência a doenças e pragas na agricultura.
b. Apesar dos incentivos dado para que houvesse desmatamento e ocupação de terras, o governo teve muitas dificuldades em atingir seu objetivo.
c. O governo entendia que para desenvolver havia necessidade de expansão de atividades produtivas, requerendo maior obtenção de solo para a agropecuária, uso das árvores na indústria madeireira e a especulação imobiliária. Objetivos estes alcançados pelo incentivo ao desmatamento.
d. Para os agricultores terem direito em receber o incentivo financeiro para plantar e adquirir equipamentos necessitava assumir compromisso de recuperar as áreas degradadas.
e. Fortalecimento da estrutura fundiária da época, com estímulo para adotarem o conceito de desenvolvimento agroecológico.

A preservação e conservação do ambiente natural das diferentes espécies são conceitos de grande importância quando envolve as relações entre o homem e a biosfera. As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
A respeito deste assunto, assinale o que for CORRETO:
I- O conceito de Ecologia Humana designa o estudo científico das relações entre os homens e o meio ambiente, incluindo as condições naturais, as interações e os aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais.
II - Relações harmônicas são aquelas em que não há prejuízo para os indivíduos da associação. Já nas relações desarmônicas, pelo menos um indivíduo da associação sofre algum tipo de desvantagem.
III – Um ecossistemas em equilíbrio, o tamanho das populações mantém-se em queda ao longo do tempo. Alteração no tamanho de uma população não determina alterações em outras populações que com ela coexistem, provocando desequilíbrios ecológicos.
a. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
c. Estão corretas as alternativas I, II e III.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas a alternativa I esta correta.

A sustentabilidade deve ser concebida como a capacidade de manutenção e conservação da vida. Desta forma assinale a alternativa INCORRETA: a. Um processo de desenvolvimento em constante adaptação da sociedade na busca por qualidade de vida, incluindo a satisfação de suas necessidades básicas e de ampliação de suas liberdades e potencialidades. b. Desenvolvimento deve ser confundido apenas com crescimento econômico, pois este, em princípio, depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. c. Satisfazer a necessidades da geração atual e futura sem exaurir os recursos naturais não é tarefa fácil, porém imprescindível para a própria manutenção da espécie humana no planeta Terra. d. Para desenvolver de forma sustentável uma sociedade necessita exercer atividades com planejamento e o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. e. O conceito de desenvolvimento com sustentabilidade pressupõe o atendimento das necessidades não apenas atuais, mas também, das futuras gerações terem recursos naturais em quantidade e qualidade necessária.

Mais conteúdos dessa disciplina